É essencial que entendermos o que seja um serviço. Vamos utilizar a definição conceitual de serviço comumente utilizada pelo mercado de Marketing , que alguns autores mencionam e trabalhamos em sala de aula :
“Serviço é o conjunto de atividades realizadas por uma empresa para responder às expectativas e necessidades do cliente.”
Assim podemos apontar que o conceito sobre serviço, e também podemos definir a Qualidade em Serviços como o grau em que as expectativas dos clientes são atendidas, por meio de mecanismos que favoreçam a identificação de suas necessidades e possibilitem a percepção sobre o serviço prestado, no qual o cliente se submeteu e buscou .
Aí surge o inicio dos problemas , equipe despreparada , falta de estrutura , falta de interesse , desarranjo de liderança , apontamos a necessidade de locais com o fluxo de clientes e prestação de serviços existir líderes , que são capazes de transferir calma , sabedoria e conhecimentos , técnicos e estratégicos para a sua equipe , tornando o ambiente agradável e a sua equipe motivada para desempenhar as suas funções , a definição de CLIENTE , é o maior dos patrões , ele pode falir uma organização , e ainda sai falando para mais 20 que atinge mais 10 e ainda posta nas redes sociais a sua decepção , outro dia em uma palestra um participante mencionou que existem dois tipos de organizações aquele que tornei-me FIEL , vou sempre pois sei que o atendimento é além das minhas expectativas , e surge no mercado aquelas organizações que NUNCA MAIS VOLTO LÁ , essas sentirão a ausência do REI O cliente , vai faltar dinheiro em caixa , que terá que demitir , e que colocará a culpa na CRISE , esta já dissemos aqui sempre existiu , e sempre irá existir .
A organização , e seus empreendedores , empresários , acionistas , devem buscar urgente uma implantação de um modelo de Gestão da Qualidade em Serviços deve ser cuidadosamente planejada e controlada, já que as necessidades variam de cliente para cliente e o grau de percepção e satisfação pode ser facilmente influenciado por qualquer fator que contrarie uma expectativa inicial.
Porém, a qualidade precisa ser entendida e trabalhada a partir do ponto de vista do consumidor, pois, é ele que vai avaliar o serviço, através das conclusões obtidas com a experiência vivida. As organizações precisam criar métodos que proporcionem a possibilidade de identificação de necessidades e, principalmente, que permitam entender o perfil dos clientes, de forma a viabilizar um direcionamento mais assertivo dos serviços ofertados.
Já se foi o tempo de que o cliente não falava nada a respeito do péssimo atendimento , hoje ao ser recebido com desdenho de alguns vendedores já manifesta a sua indi guinação imediata e dar meia volta .Nos próximos dias iremos trabalhar a busca pela fidelização , a comunicação eficácia , e a busca pelo sucesso nas vendas , um forte abraço a todos .
Muitas coisas não ousamos empreender por parecerem difíceis; entretanto, são difíceis porque não ousamos empreendê-las.
Sêneca
CRA-RN N° 4136
CÉLIO GUEDES DA SILVA
INSTAGRAM: @_celioguedes
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BLOG: http://cgplanetacriativo.blogspot.com.br/
CONTATO:(84)99983-1934
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Ana Caroline da Silva Coelho, sala 30
ResponderExcluirA qualidade no atendimento é um dos principais fatores para manter a empresa produtiva e competitiva no mercado, esta realidade é apontada como positiva em todos os níveis organizacionais.
Para um bom atendimento deve-se evitar a demora, tanto no atendimento pessoal, como no caso de telefone, sendo que neste último meio de comunicação da empresa com o seu consumidor, é precioso evitar deixá-lo na linha de espera. Isto porque o telefone é um excelente instrumento de comunicação com os clientes, mas deve ser utilizado de forma adequada, pois um atendimento ruim pode fazer com que o cliente passe para a concorrência.
O atendimento ao cliente não se restringe apenas ao momento da compra, mas também o pós-venda, a empresa tem de utilizar processos de comunicação para saber a opinião do cliente em relação ao atendimento, produto e serviço adquirido, fortalecendo assim, a parceria empresa/cliente.
É importante citar que todas as empresas precisam oferecer um atendimento de qualidade, como o objetivo de satisfazer seus clientes e permanecer ativa no mercado, sobre isso se observa que a qualidade no atendimento é a principal fonte de satisfação do cliente e, cabe a organização trabalhar para que esta satisfação seja alcançada.