terça-feira, 23 de agosto de 2016
Empreendedorismo – um novo significado
Por Viviane Rodriguez*
Depois da sustentabilidade, poderíamos dizer que “empreendedorismo” é a palavra da vez!
Não somos mais funcionários, e sim, colaboradores; chefes agora são líderes e esperam de
suas equipes que todos ajam como donos de seus negócios. De acordo com os dicionários,
empreender significa “propor-se, tentar; pôr em execução”; assim, empreendimento é “o ato
de empreender; o que se empreendeu, empresa” e, consequentemente, empreendedor é a
pessoa que age de acordo com esses valores. Na prática, esse significado foi seguido à risca e o
grande resultado que tivemos foi o crescimento de novos empresários, donos do seu próprio
negócio, em todos os setores do mercado.
Mas, voltando ao novo sentido das diversas convenções, é preciso dizer que essa quantidade
exagerada de empreendedores que abriram seus próprios negócios foi o que fez surgir a
necessidade de um novo significado para o termo “empreendedorismo”. O que será do mundo
se todas as pessoas que enxergarem oportunidades de melhora e inovação resolverem abrir
um novo empreendimento em vez de melhorar, mudar e inovar a própria estrutura na qual
estão inseridas? Onde vamos parar?
Sou formada em comunicação social, com ênfase em publicidade e propaganda e, durante as
aulas de teorias da comunicação, lembro-me muito bem de ter estudado as novas mídias e o
fato de que uma mídia não substitui outra. Elas apenas evoluem dentro de um mesmo
princípio e se complementam. Acho que a metáfora cabe muito bem aqui: o novo significado
de empreendedorismo não vem para eliminar o antigo, ou seja, ninguém está dizendo que,
daqui em diante ninguém mais deveria abrir seu próprio negócio. A exigência que o mundo
nos impõe hoje e para a qual devemos estar muito atentos é a de que existe a possibilidade de
empreender sem necessariamente virar o dono de um novo negócio.
Assim, o empreendedor não é necessariamente o dono da empresa, mas, muitas vezes, a
pessoa que consegue vislumbrar uma oportunidade e começa a criar e a desenvolver meios de
aferir ganho atendendo a essa necessidade e assumindo os riscos do projeto em conjunto com
seus superiores.
Segundo o Sebrae, “a palavra empreendedor (entrepreneur) tem origem francesa e quer dizer
aquele que assume riscos e começa algo novo. E essa associação do risco à atividade
empreendedora vem do século XVII, quando apareceram os primeiros indícios dessa relação.
Naquela época, surgiram alguns negócios em que o governo fazia um acordo contratual com
alguém para realizar um serviço ou fornecer produtos, prefixando os preços e deixando com
isso o lucro ou prejuízo nas mãos do empreendedor. Essa concepção define o
empreendedorismo como uma forma de ser e busca desenvolver o potencial das pessoas para
serem empreendedoras em qualquer área em que estejam atuando, seja como criadores de
empresa, autônomos, profissionais liberais, artistas, executivos, funcionários públicos ou
trabalhadores das grandes, médias e pequenas empresas”.
Empreender, portanto, é buscar uma oportunidade propondo-se a correr os riscos inerentes
ao projeto, atendendo com criatividade, qualidade e eficiência as necessidades de um público
(consumidores, colaboradores, acionistas, governo, sociedade ou outros) ou situação. E é por
isso que agora esperam que todos ajam como “donos”, ou seja, esperam que todos se
preocupem com o andamento dos processos e negócios, com a visão de quem se importa com
o resultado, para torná-lo o melhor possível.
Em uma palestra, Niklas Zennström, fundador do Napster, do Kazaa e do Skype (entre outros),
falando sobre empreendedorismo disse: “Pessoas empreendedoras são as que se questionam
o tempo todo por que estão fazendo as coisas do jeito que estão fazendo. Será que isso não
poderia ser feito de um jeito diferente? Mais fácil? Mais rápido? Mais barato?”. Sob esse
ponto de vista, ficou muito mais fácil ser empreendedor, não?! E, antes que você ache que dá
muito trabalho, pense que até mesmo a preguiça pode ser um motivador para uma atitude
empreendedora!
Assim, em uma época em que empreender e inovar são palavras de ordem, criou-se um
significado inovador para empreendedorismo, que, na realidade, mais se aproxima de
“responsabilidade”. Ser empreendedor deve ser considerado um estilo de vida, não uma
profissão. E a tendência é que esse comportamento seja cada vez mais natural nas próximas
gerações, assim como aqueles valores que aprendemos desde criança: escove os dentes antes
de dormir, não converse com estranhos e (por que não?) nunca desperdice uma oportunidade
de melhorar algo.
* Viviane Rodriguez é planejamento na B2 Experience Makers, agência especializada em ações
de experiência de marcas.
Referência: Portal Mundo do Marketing, 2010. Disponível em:
http://www.mundodomarketing.com.br/11786,artigos,empreendedorismo-um-novosignificado.htm
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