Tecnologia em Logística - FAEC
Blog do Curso de Tecnologia em Logística da FAEC
Sábado, 23.02.13
A LOGÍSTICA EMPRESARIAL E SEUS ATUAIS DESAFIOS
Nas épocas mais antigas da história documentada da humanidade, as mercadorias mais necessárias não eram feitas perto dos lugares nos quais eram consumidas, nem estavam disponíveis nas épocas de maior procura. Tantos os alimentos e outras commodities eram espalhados pelas regiões mais distantes, sendo abundantes e acessíveis somente em determinadas ocasiões do ano. Este movimento de mercadorias fez se necessário o desenvolvimento deste transporte, bem como sua armazenagem e todo o sistema envolvido para satisfazer e desenvolver tais mercados consumidores. Os conflitos sempre existiram também nestas épocas, em proporcionalidade menor do que encontramos nos dias de hoje.
Para as Empresas, as atividades logísticas tomaram-se de grande importância, e desde sua origem uma exigência eficaz para gestão do negócio. Muitas empresas, de âmbito nacional ou internacional necessitam muitas vezes de mercados e produções aonde a distância não pode ser um fator limitador. Neste tipo de economia um sistema logístico bem-desenvolvido e barato certamente favorece um intercâmbio de mercadorias com outras áreas produtoras, favorecendo o desenvolvimento local. O grande desafio atual é encontrar soluções criativas para os problemas e solucionar os conflitos dentro das leis, regras e normas estabelecidas pela legislação e pelo mercado.
A LOGÍSTICA E SEUS ATUAIS CONFLITOS
Atualmente a Logística vem sendo afetada por alterações nos ambientes externos e internos, aonde a busca pela produtividade e pela redução de custos determinam a sobrevivência do negócio. O nível de qualidade de transporte e armazenagem atingiu níveis de excelência e a gestão eficaz dos recursos é pré-requisito para administradores da área, que precisam racionalizar o trabalho de uma maneira criativa com foco no melhor aproveitamento possível dos recursos.
Dentro deste sistema atual, novos custos estão surgindo e encarecendo as operações tanto de transporte quanto da armazenagem. Podemos citar como conflitos atuais, o Roubo de cargas, Leis que controlam a jornada de trabalho dos transportadores, trânsito congestionado, restrições de horário nas principais avenidas, dificuldade de entregas nos CD´s (Centros de Distribuições) são estes exemplos dos novos desafios dos profissionais para manter a estrutura do sistema.
a) Roubo de Cargas
O Roubo de cargas no Brasil, que vem avassalando os estados como principalmente o Rio de Janeiro só este ano cresceu 30 % em relação ao mesmo período de 2012. Já em São Paulo o aumento é de 39% comparado a Marco de 2011. Para evitar ainda mais as perdas financeiras, as empresas de transporte estão investindo pesado no gerenciamento de riscos, um mercado que já movimenta algo em torno de R$ 220 milhões ano. O gerenciamento de risco e sua estrutura contribuem para o aumento no custo do frete e conseqüentemente no custo das empresas, que acabam repassando em suas estruturas.
b) "Jornada de trabalho controlada" para os transportadores
Outro fator que desde Junho de 2012 vem trazendo problemas para o setor e conseqüentemente custos maiores é a lei 12.619/12 que objetiva disciplinar a jornada de trabalho e o tempo de direção do motorista que atua no transporte rodoviário de passageiros ou de cargas, seja ele pertencente ao regime CLT ou autônomo. Para controlar o tempo de trabalho dos profissionais, os contratantes esbarram nas dificuldades que derivam da própria característica itinerante da função, uma vez que o motorista trabalha na rua. A única certeza dos atacadistas e distribuidores é a de que esse controle exigirá um aumento de custo para as empresas em relação à frota. Dentro das incertezas desta medida, uma vez que o Brasil não tem estrutura suficiente, resta aos administradores questionarem o sistema e propor melhorias coerentes a realidade atual. Situações como está demonstram a falta de planejamento a médio e longo prazo dentro do Ministério de transportes, resultando e encarecendo nossos produtos e serviços.
c) Trânsito congestionado e soluções encontradas
No mês de Agosto de 2012 foram vendidas mais de 400 mil unidades automotivas, através da redução de alíquota do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados). Isso quer dizer que no cenário atual, a falta de investimento na malha viária transforma nosso trânsito em um verdadeiro caos. A política atual do governo é clara no incentivo ao consumo para regular a economia e suas crises. O que de fato acontece é que os Administradores públicos locais começam a encaixar medidas para minimizar o problema do congestionamento do trânsito e soluções como a restrição de horários para tráfego de caminhões acaba sendo tomada como base para reduzir a lentidão do movimento na malha. Restrição de horário nas principais avenidas acaba reduzindo o tempo dos transportadores e embarcadores para executar suas tarefas, e com isso, aumentam seus custos com a dificuldade de entrega. A falta de planejamento das grandes cidades agrava a situação, devido ao crescimento desordenado e favorecem também ao aumento de custo do setor. A mais recente noticia da área é a nova taxa criada pelo setor, a taxa de restrição de trânsito (TRT) que visa ressarcir os custos adicionais com coletas e entregas em municípios que adotaram severas regras para a circulação de caminhões, como São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba, Brasília, etc. E não para por aí, novas taxas decorrentes da complexidade estão surgindo como:
- Taxa de dificuldade de acesso
- Taxa de paletização ou unitização de cargas
- Taxa para agendamento de entregas
- Taxa pela estocagem temporária no terminal de cargas
- Taxa para veiculo dedicado
- Taxa para coletas ou entregas emergenciais
- Taxa para coletas ou entregas em horários alternativos
- Taxa para devolução / digitalização dos canhotos.
Como o mercado é competitivo, esta foi a solução de manter estas despesas fora do frete e cobrá-las através de taxas, evitando assim renegociações de preços entre cliente, embarcadores e transportadores.
Na prática todas elas correspondem a uma resposta ao aumento de custos, em função ao aumento da complexidade operacional, mas também pelos requerimentos de serviços adicionais impostos pelos clientes.
O mercado moderno vem se tornando cada dia mais exigente, situação essa, que obriga inovações por parte das empresas, que precisam se destacar no meio de tantas. A Logística é considerada esse diferencial atualmente, um bom sistema logístico pode resolver grandes problemas e auxiliar na maximização de lucros, mas para isso as Empresas precisam implantar um sistema de acordo com as necessidades. Atualmente o grande desafio da logística é reduzir os desperdícios, desde espaço até produtos parados no estoque sem condições de venda e enfrentar os conflitos do setor com criatividade. As reduções de custos vêm com a eficiência dos processos, e a eficiência dos processos acontece com investimentos. A logística anda lado a lado com inovações, principalmente tecnológicas e para que esse setor atinja o máximo em funcionabilidade é indispensável os investimentos, afinal de contas uma empresa visa o lucro e a redução de gastos e a logística é uma ótima parceira para atingir esse objetivo.
(Colaboração Professor Márcio Milleo, orientador curso Tecnologia em Gestão Financeira)
por INESUL às 23:53
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