8 competências de um vendedor profissional
*Mário Rodrigues
Ser um vendedor profissional de sucesso é muito mais que oferecer produtos aos clientes e chegar ao fim do mês com bons números. Para os leigos, aparentemente, o processo parece ser simples: basta ter um vendedor “bom de conversa” e um comprador disposto a gastar dinheiro que o negócio será fechado.
No entanto, trabalhar com vendas, assim como em qualquer outra profissão, exige conhecimento específico e habilidades relacionadas diretamente ao dia a dia. As pessoas já não caem mais no famoso “papo de vendedor” e, atualmente, fazer uma venda é possível apenas para quem prova que as soluções disponibilizadas permitem otimizar os resultados do comprador, em diferentes áreas.
Mesmo não existindo caminhos prontos, podemos dizer que oito competências são imprescindíveis para a carreira de um vendedor profissional:
Disciplina – Reserve momentos na semana para se planejar. Tente fazer pelo menos duas paradas no decorrer do dia para avaliar se está investindo a sua energia em um trabalho que gerará retorno. Mesmo após inúmeros nãos, é preciso manter o foco nas ações diárias e no que realmente é importante para alcançar a meta.
Comunicação – O vendedor profissional é articulado e sabe se expressar de forma clara e objetiva, o que não significa falar muito. Seja preciso na comunicação. Evite os jargões, pois o senso comum não nos dá os elementos necessários para a inovação. Tenha um repertório, pesquise a concorrência, conheça as características e benefícios do produto/serviço e busque informações o tempo todo.
Criatividade - Busque alternativas para chegar até o cliente, use argumentos que o envolvam. Faça com que ele se imagine desfrutando dos benefícios dos produtos e serviços.
Capacidade investigativa – Fazer perguntas e saber ouvir para entender as necessidades do cliente é essencial para uma venda de sucesso. Não adianta forçá-lo a fazer uma compra pensando apenas na sua comissão. O bom vendedor entende e identifica as dificuldades e necessidades do cliente.
Adaptabilidade - Aptidão inerente à carreira de vendedores profissionais. É preciso aprender a lidar com diferentes perfis de clientes, influenciando todas as pessoas envolvidas no processo de compra. Para isso, administre suas emoções, frustrações e saiba se adequar ao que for necessário para alcançar suas metas.
Empatia - Criar identificação e inspirar confiança são elementos cruciais na relação comercial. Cuide da aparência e vista-se de acordo com o perfil da venda e do cliente. Isso pode ser fundamental para transmitir uma boa impressão.
Networking - Quantas pessoas conhecem você? Não importa apenas quantas pessoas você conhece, mas sim, quantas sabem quem e o que você é. Em um mundo cada vez mais competitivo, conhecer pessoas, manter relações saudáveis com companheiros de trabalho e estar atento aos acontecimentos é fundamental para quem pretende se destacar e explorar oportunidades.
Tenacidade comercial - A capacidade de entrar em ação, buscar resultados, ser otimista e persistente proporcionam vitalidade ao dia a dia do vendedor profissional. Ser persistente é diferente de ser insistente. Não desista da venda na primeira negativa, especialmente se estamos falando de investimentos elevados, que irão envolver negociações extensas.
*Mário Rodrigues é diretor do Instituto Brasileiro de Vendas (IBVendas) www.ibvendas.com.br
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CELIO GUEDES DA SILVA
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Jéssica Ingrid Soares da Silveira - Turma 28
ResponderExcluirO texto mostra de forma bem clara que não é só sobre ter labia e argumentos para convencer o cliente a levar determinado produto. O vendedor precisa se conhecer e conhecer o produto, saber de que maneira aquele produto beneficiara o cliente, as vantagens que ele ira trazer. Para trabalhar com vendas, principalmente nessa crise que estamos passando, o profissional precisa ser capacitado, precisa realmente ter todas essas competências mostradas no texto. O que acontece de verdade, é que nem todo mundo leva isso a serio, as pessoas dizem que acham necessário se qualificar mas não buscam, ou buscam somente pelo diploma e no final das contas continuam superficiais. Essa parte de "Tenacidade Comercial" foi o que me chamou mais atenção, levo ate pra mim mesma. Precisamos dessa capacidade de correr atras, de sermos persistentes e não insistentes, de não desistir no primeiro "não" levado, de investir, de negociar.. Nós somos capazes de ser o profissional que desejamos ser!
ok parabéns pelo comentário , nota computada abraços .
ExcluirO que podemos observar no texto é que para se adequar à área de vendas, primeiramente, é preciso ser entusiasmado e entender o consumidor.Um profissional que demonstra um pensamento estruturado, capacidade de comunicação Clara, habilidade de fazer as perguntas certas, de reconhecer a necessidade do cliente, transmite uma certa confiança ao consumidor!
ResponderExcluirok parabéns pelo comentário , nota computada abraços .
ExcluirO que podemos observar no texto é que para se adequar à área de vendas, primeiramente, é preciso ser entusiasmado e entender o consumidor.Um profissional que demonstra um pensamento estruturado, capacidade de comunicação Clara, habilidade de fazer as perguntas certas, de reconhecer a necessidade do cliente, transmite uma certa confiança ao consumidor!
ResponderExcluirO que podemos observar no texto é que para se adequar à área de vendas, primeiramente, é preciso ser entusiasmado e entender o consumidor.Um profissional que demonstra um pensamento estruturado, capacidade de comunicação Clara, habilidade de fazer as perguntas certas, de reconhecer a necessidade do cliente, transmite uma certa confiança ao consumidor!
ResponderExcluirO que podemos observar no texto é que para se adequar à área de vendas, primeiramente, é preciso ser entusiasmado e entender o consumidor.Um profissional que demonstra um pensamento estruturado, capacidade de comunicação Clara, habilidade de fazer as perguntas certas, de reconhecer a necessidade do cliente, transmite uma certa confiança ao consumidor!
ResponderExcluirFelipe Batista da Trindade - Turma 28.
ResponderExcluirO consumidor está com menos dinheiro no bolso e como consequente consumo desacelerado, dessa forma alguns atributos se tornam ainda mais relevantes e necessários no dia a dia de um profissional de vendas, para um vendedor que procure sempre ter um direfencial como prioridade.
ok FELIPE bom comentario
ExcluirCarol Sayonara - turma 28.
ResponderExcluirDentro dessas 8 competências muitas outras se destacam, a escuta ativa por exemplo, serve para ter sucesso na venda, pois quando estamos absolutamente focado no que a outra pessoa está falando, conhecendo assim a sua necessidade podemos sim ter um diferencial e ser um bom vendedor com competência.
Acredito que para ser um bom profissional independente do que virá a exerce, precisa gostar do que faz. Assim estará motivado a colocar suas metas e objetivos para executar. Na área de venda como se refere o texto, o tempo é curto, então quão mais conhecimento sobre a necessidade do consumidor, e do produto, passando assim segurança, terá um consumidor comprador e também um possível network.
ResponderExcluirSamara Emanuelle - Sala 28 - Recursos Humanos
Edilene Ferreira Gomes - Turma 28
ResponderExcluirPodemos observar várias ações para sermos cada dia um bom profissional, e em especial os da área de vendas. Uma coisa que me chamou bastante atenção nesse texto, foi a questão de sermos persistentes e não insistente. Pois são coisas totalmente diferentes, e muitas vezes as pessoas confundem o fato de nunca desistir do primeiro não com o ficar empurrando o produto ao cliente, sem ao menos informá-lo quais os benefícios que o mesmo vai trazer para ele. Nós como bom profissionais, devemos entender o projeto do cliente, o que ele irá precisar, se possível dá dicas de como ele pode usar o produto de uma forma mais simples e assim por diante. E é desta maneira que podemos garantir um bom atendimento e consequentemente uma boa venda, fazendo com que esse cliente retorne ao estabelecimento.
Creio esse texto veio em boa hora, para que possamos refletir um pouco no que podemos melhorar, tanto quanto profissionais como também pessoal.
ok bom comentário abraços professor CÉLIO GUEDES .
ExcluirDavid Paulo - Turma 28.
ResponderExcluirO texto nos mostra como deve ser o profissional de vendas nos dias atuais, falando sobre situações que se forem feitas somente elas, como eram feitas antigamente, já não bastam, como o exemplo da comunicação, o velho ‘papo de vendedor’, devido o mercado estar cada vez mais competitivo e inovador. Porém, também podemos tirar como exemplo para qualquer carreira profissional, a maioria das competências que no texto foram utilizadas, principalmente para a que pretendemos exercer, na gestão de recursos humanos, para tornarmos excelentes profissionais no mercado.
ok bom comentário abraços professor CÉLIO GUEDES .
Excluirok bom comentário abraços professor CÉLIO GUEDES .
ExcluirRenata raphaele - turma 28.
ResponderExcluirO texto mostra claramente como o profissional pode se sobressair na área de vendas. Podemos notar que dentro das competências citadas, o network é a melhor "arma" a ser utilizada, ter bons relacionamentos interpessoais ajudam muito, pois hoje mais que nunca o boca a boca é uma das melhores ferramentas, entao, se existir um reconhecimento pelo bom trabalho, os resultados virão a partir do momento em que exista a indicação. Ter boa conversa é imprescindível, porém, não basta apenas isso, o vendedor deve mostrar convicção do que fala, ser criativo ao demonstrar o produto, o diferencial dele ate conseguir persuadir o cliente e fazer seu diferencial competitivo.
ok bom comentário abraços professor CÉLIO GUEDES .
ExcluirAna Paula da Silva Ribeiro - Turma 28. O texto relata que os vendedores não podem se prender a mesmice , assim como todos os outros cargos eles precisam de um comportamento diferencial onde traga sempre inovação ,qualidade e compreensão ao cliente , tratando sempre de maneira satisfatória e atenciosa , tendo também sempre simpatia para cativar e conhecimento que é essencial . sabendo então se adequar a cada perfil de clientes , trazendo qualidade do produto e confiança , fazendo o seu trabalho não só para uma boa venda , mas sim para um cliente satisfeito e realizado .
ResponderExcluirok bom comentário abraços professor CÉLIO GUEDES .
ExcluirJUVANIL GALDINO DE MOURA GESTÃO EM RH SALA 28
ResponderExcluirultimamente o mercado tem mudado constantemente, e por isso precisamos sempre buscar alternativas , ou seja, sempre que vem uma crise precisamoS nos adaptar à ela.
para algumas pessoas a crise é construtiva ,pelo meno no meu foi assim ,aprendi a dá valor o que ganho , e hoje tenho procurado me especializar cada dia mais para poder fidelizar cada cliente .
sou micro empreendedor e trabalho no seguimento gráfico e conduzo uma pequena empresa que se chama FACAS.COM .
ok bom comentário abraços professor CÉLIO GUEDES .
ExcluirFrancisca Vanusa Souza celestino sala 28 gestão em Rh.
ResponderExcluirEntendi que o bom vendedor têm personalidade própria de acordo com o perfil do cliente ele cria sua estratégia de venda seja lá de serviço ou produto.o bom vendedor têm que ter foco ser inovador como também conhecer muito bem o produto ou serviço que ele trabalha quanto mais conhecimento e inovação ele prospecta vendas se não vendeu hoje depois o Cliente volta nunca subestime nunca desistir.
ok bom comentário abraços professor CÉLIO GUEDES .
ExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirO texto acima mostra o que o profissional de vendas tem que procurar para ter o diferencial. Nesse momento que vivemos as pessoas estão evitando gastar dinheiro comprando coisas sem necessidade. O profissional vai ter que ter criatividade e conhecimento para conquistar esses clientes. Se o vendedor buscar conhecimento sobre aquilo que ele está vendendo e sobre o mundo a volta ele vai se dar bem em suas vendas. Acabou-se aquele tempo da conversinha fiada, da mentira contata pelo vendedor sobre o produto para o cliente. Um dia desse passando por uma loja de sapatos o vendedor estava oferecendo um produto que supostamente estava na promoção, o valor dele era de R$250 e estava por R$50 reais, o vendedor cheio de conversa pra cima de mim dizendo que o material era de couro, costurado, material resistente e outras coisas, mas dava para ver que o sapato era de material sintético e não era costurado. Resumindo, eu voltarei a esse vendedor sabendo que ele mentiu sobre o produto? Que o mesmo produto que ele vendeu com 30 dias abriu?
ResponderExcluirNão pode contar mentira para o cliente somente para vender, eles vão descobrir a mentira e nunca mais irão buscar o profissional que o atendeu. Para ser um bom profissional precisa ser honesto e conhecedor do produto, e nunca o vendedor deverá ficar na zona de conforto, deverá buscar sempre adaptabilidade,tenacidade comercial,capacidade investigativa,criatividade,disciplina,a empatia e a disciplina.
ok bom comentário abraços professor CÉLIO GUEDES .
ExcluirFernanda Pereira de Sousa, sala 28/Rh
ResponderExcluirVender é muito mais do que o cliente quer e precisa, vendedores precisam a todo momento de mais vendas e para isso é preciso ter cada vez mais profissionais qualificados. hoje, a profissão de vendedor é muito importante dentro da empresa, é através das vendas que gera o capital, sendo assim é sempre bom entender a necessidade do cliente, não basta apenas ter boa vontade para ser um bom vendedor. tem que ser O VENDEDOR ! ter o seu diferencial para conquistar o seu cliente. No texto acima relata a importância e a necessidade que é preciso para se tornar um profissional de sucesso e assim quem sabe ser desejado pela concorrência. Sem força de vontade não se fecha vendas não vencemos a diversidade e assim não fazemos nada!.
Como o texto fala um vendedor não precisa só de labia,ele precisa saber do que se trata o produto pois os clientes estão cada dia mais rogorosos e querem não só um bom produto mais tambem um atendimento perfeito com resposta pronta prara todas as suas perguntas.
ResponderExcluirEntendi que para ser um bom vendedor, tem que tentar entender a necessidade do cliente, não só fazer com que o cliente leve o produto para obter sua meta.sabendo que para trabalhar com pessoas temos que mostra boa aparência, um bom diálogo e conhecer o perfil do cliente, para que o cliente sinta satisfação e volte novamente.fazendo com que o vendedor cumpra as metas e tenha um cliente satisfeito com o produto.
ResponderExcluirJANAINA FERNANDES SALA 28 RH
Geiciele Duarte, Recursos Humanos - Sala 28
ResponderExcluirAinda existem pessoas achando que para ser um bom vendedor é necessário vender muito e toda a sua mercadoria durante um certo período, mas vai muito mais além disso. Existe a necessidade de satisfazer o cliente com o seu produto e oferecer benefícios dele ao qual ele(cliente) poderá desfrutar. Sem falar no preço acessível e no diferencial, por exemplo: eu vendo produtos para cabelo, mas existem outras pessoas no mesmo ramo de atividade que o meu e vendendo o mesmo produto. Mas eu tenho que ser criativo em buscar formas de conquistar o meu cliente sendo em forma de pagamento, preço, promoções, efetividade do produto e etc... Sendo assim, eu(vendedor) receberei sempre um feedback do meu cliente pois ele sempre vai me procurar para comprar, devido a eu ter buscado alternativas que fossem boas e para ele.
ok bom comentário abraços professor CÉLIO GUEDES .
ExcluirSolange Princival sala 28
ResponderExcluirSer vendedor é uma arte. Você experimenta várias situações e conhece inúmeras pessoas uma diferente da outra e com o lidar com isso?
Realmente as dicas citadas no texto Sã o fundamentais o vendedor precisa saber ouvir, falar e ter conhecimento do produto.
Hoje temos clientes mais exigentes buscando preço e qualidade o chamado custo beneficio, entretanto quando um cliente reside adquirir um produto ele já fez todas as pesquisas referente ao item escolhido e muitas vezes usa o vendedor como forma de confirmação do resultado das pesquisas, e nesse momento é que o vendedor deverá mostrar suas habilidades e conhecimento, pois se não o tiver a venda provável não será finalizada. A alma do negócio e a qualificação em qualquer área atuante.
ok bom comentário abraços professor CÉLIO GUEDES .
ExcluirSolange Princival sala 28
ResponderExcluirSer vendedor é uma arte. Você experimenta várias situações e conhece inúmeras pessoas uma diferente da outra e com o lidar com isso?
Realmente as dicas citadas no texto Sã o fundamentais o vendedor precisa saber ouvir, falar e ter conhecimento do produto.
Hoje temos clientes mais exigentes buscando preço e qualidade o chamado custo beneficio, entretanto quando um cliente reside adquirir um produto ele já fez todas as pesquisas referente ao item escolhido e muitas vezes usa o vendedor como forma de confirmação do resultado das pesquisas, e nesse momento é que o vendedor deverá mostrar suas habilidades e conhecimento, pois se não o tiver a venda provável não será finalizada. A alma do negócio e a qualificação em qualquer área atuante.
Entendi que para ser um vendedor de sucesso, não tem que pensar só nas metas e nem "despejar" as informações dos produtos em cima dos clientes e fazer com que eles sintam na "obrigação" de comprar. Um verdadeiro vendedor, tem que se mostrar bom ouvinte, entender e enxergar as necessidades do cliente(sempre trabalhar com perguntas abertas,assim facilita o diálogo) para assim poder trabalhar em cima do que o cliente deseja. Também pude entender que para ser um bom vendedor tem que ser: criativo(sempre inovar nos seus argumentos/apresentações), disciplinado(ampliar os conhecimentos,correr atrás.Focar as energias para algo produtivo em relação ao trabalho).
ResponderExcluircomunicativo(saber expressar de forma clara) e duas coisas que eu acho muito importante que é a empatia(sempre se colocar no lugar e entender os(as) cliente/pessoas) e a adaptabilidade(quem trabalha na área de vendas tem que entender que existe vários perfis de pessoas e tem que se adaptar a elas)!
THAYANE TAVARES SALA 28/RH
ok bom comentário abraços professor CÉLIO GUEDES .
ExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirUm profissional do ramo de vendas não pode ser um simples vendedor. Ele tem que ser um consultor,investigador saber o máximo que puder sobre o cliente para assim oferecer o melhor para o cliente e assim fechar a venda e fidelizar esse cliente para que ele volte sempre.
ResponderExcluirWellingtania Marcela Tavares da Silva,Recursos Humanos,Mercadologia,Sala 28
Cristiane Souza- Turma 28
ResponderExcluirPara ser um bom vendedor ele precisa primeiramente ter uma boa comunicação e uma boa postura,sendo um dos principais atributos de um vendedor de destaque. Além disso precisa ter criatividade e flexibilidade,ele precisa ouvir o cliente é saber criar condições de oferecer alternativas ao cliente que sejam favoráveis à todas as partes envolvidas.O profissional ele precisa ser objetivo é conhecer o produto que lhe oferece para se ter bom resultado nas suas vendas. Afinal no momento de crise que estamos passando onde nós consumidores estamos comprando somente o que realmente precisamos.
Abigail Diná -Sala 28 O texto mostra claramente as 8 competências que o profissional de vendas precisa ter, mais a que me chamou atenção foi a parte em que diz que o vendedor não precisa está só focado em metas ou na sua comissão, e sim na satisfação do cliente conhecendo as suas necessidades, porque nós também somos clientes e queremos o melhor produto e com o melhor preço assim se fizermos, fidelizamos o cliente e garantimos o seu retorno .
ResponderExcluirok bom comentário abraços professor CÉLIO GUEDES .
ExcluirKlebeany Acioli de Medeiros Lira, sala 28
ResponderExcluirPara ser um bom vendedor o profissional precisa estar muito bem capacitado, entender o consumidor, saber o que ele busca e conhecer seu produto. Fazer tudo isso com entusiasmo e não desistir diante das negatividades que surgirem no dia a dia. Nos dias atuais fidelizar um cliente é um dos grandes diferenciais de um vendedor de sucesso. O texto em si nos mostra que não basta só ter "lábia", existe todo um conjunto de competências que farão você se tornar um vendedor profissional.
ok bom comentário abraços professor CÉLIO GUEDES .
ExcluirOs pontos citados no texto muito importantes. Em toda é qualquer profissão é de suma importância que exista a reciclagem, atualização,a busca de conhecimento enfim o profissional não deve jamais parar no tempo achar que sabe tudo. O vendedor tem que batalhar a venda e a fidelização do cliente para que ele volte outras vezes e não fique só naquela venda, não deve pensar só na comissão. O vendedor não tem que desistir mas também tem que ter cuidado para não se tornar um insistente chato, tem que ter conhecimento do produto, usar de honestidade com o cliente, para que assim fidelize o mesmo. Por isso é tão importante a busca do conhecimento. Esse é meu ponto de vista.
ResponderExcluirGina Maria. Sala 28 Turma de Gestão de Recursos Humanos.
As competências informadas nos relata a evolução do ato de vender.
ResponderExcluirConhecer o que se vende
E
Entender e fidelizar a quem se vende.
Adquirindo conhecimento, se atualizando com a globalização que nos permite realizar transformações tão rápidas, principalmente neste segmento de vendas.Pois a prática hoje em dia de vendas não é a oferta sem conteúdo, e sim ter que orientar,argumentar, explicar e detalhar a real utilização e necessidade de se obter aquele devido produto ofertado.
Podendo assim ofertar o produto ao cliente da melhor maneira possível, criando uma confiança que poderá lhe fornecer uma credibilidade inigualável que poderá gerar uma fidelização para com o mesmo e cabe a ele o vendedor,manter e sustentar a fidelização.
Mércia Dantas. Gestão de RH sala 28.
As vezes o vendedor precisa de mas argumentos para conquistar aquele cliente que está atrás daquele determinado produto.
ResponderExcluirAs vezes vai aquele cliente querendo aquele determinado produto e não tem explicação suficiente para ele e acaba indo pra casa com aquela dúvida.
O texto fala que é preciso determinação e força de vontade para alcançar aquele objetivo.
Janaina Maria sala 28
Um bom vendedor ele tem que saber identificar o que o cliente necessita e precisa levar, algumas vezes o cliente chega a loja com um pensamento de levar algo no qual não vai suprir sua necessidade por completo, nesse caso o vendendo tendo uma bom diálogo com o cliente saberá o que realmente o seu cliente necessita no momento.
ResponderExcluirNão adianta só bater metas tem que saber conquistar e fidelizar o cliente.
Sala 28 Turma de RH.
Para ser um bom vendedor você além de ter uma boa conversa , também precisa conhecer seu cliente sem diferenças, identificar o que o cliente deseja, podendo assim ter seu próprio repertório ,com confiança e segurança para mostrar ao cliente características e benefícios do produto e mostrado um bom resultado com a compra e a satisfação do cliente.
ResponderExcluirDeyse Kaliny Lira e Silva.
Sala 28.
Muitos acreditam que para ser um bom vendedor, e preciso ter nascido com características especiais como ser: extrovertido e carismático. Podemos vê que as coisas não são mais assim, como diz o texto, hoje para ser um bom vendedor é preciso se aperfeiçoar com as técnicas para desempenha uma boa venda e conquistar o cliente fazendo com que ele retorne.
ResponderExcluirIracele Maria.
Sala 28
Lendo o texto observei que ser um bom vendedor é uma arte desenvolvida dia a dia. Que é preciso sim, se capacitar e conhecer bem o produto, Não basta ter apenas uma boa lábia para ser um vendedor de sucesso.
ResponderExcluirKeila Barbosa
Sala 28
O texto ressalta características do que um bom vendedor precisa fazer para ter sucesso nas vendas de produtos como também serviços, mostrar ao cliente o que o produto tem de vantagem, não mentir para fazer uma venda também é muito importante, tem muitos vendedores que mentem para realizar uma venda, o cliente acaba se prejudicando, pois o vendedor não conta a verdade a respeito do produto/serviço. É o vendedor ser realista, conquistar o cliente para efetuar a venda com sucesso. Ter aquele famoso "jogo de cintura" para conseguir vender e satisfazer os clientes.
ResponderExcluirCarla Beatriz - sala 28