Vivemos eternamente fazendo escolhas, como viajar ou investir em um curso, casar ou trocar de carro, aceitar ou não aquele convite de um novo emprego, empreender ou não naquele antigo projeto.
Tais decisões geram um grande desgaste e nos deixam inseguros quanto a nossa sobrevivência e o futuro. Tememos a escolha errada e depois sofrermos as conseqüências.
O medo do desconhecido é o que mais aterroriza a todos nós, porém não devemos deixar de tentar pela simples possibilidade de não dar certo.
Devemos investir em nosso crescimento ou em nosso negócio, planejando as metas a serem alcançadas.
Para entrar e permanecer no atual cenário é necessário que estejamos receptivos às mudanças e rompamos muitos paradigmas.
A formação de uma empresa ou de uma carreira é, nada mais nada menos, que construir riqueza, constituir um patrimônio intelectual e material, necessário para que possamos aperfeiçoar nossos pontos fracos1 e melhorar ainda mais os que já temos de bom, ou seja, nossas habilidades e destrezas.
Devemos avaliar a necessidade primordial de criarmos nossa NETWORKING (rede de contatos pessoais)2, sempre buscando nesses contatos idéias, informações e até ajuda motivacional e técnica em nossa escalada rumo ao sucesso profissional e empresarial.
(Hart;1996) Faz os seguintes questionamentos:
“Você já viu uma promoção, um emprego ou um contrato de negócios ir parar nas mãos de alguém menos qualificado que você? Já reparou que 80 por cento dos empregos e contratos de negócios não são anunciados na mídia? Por acaso você não está tendo as chances que merece?”
Fazendo minhas as palavras do autor, recomendo a todos que aproveitem todas as ocasiões para criar sua networking, grupos de trabalho, rede de parceiros, não importa a denominação que que vierem a atribuir, porque o que nos interessa é a ação coordenada no envolvimento das pessoas convergindo esforços para um fim comum: o bem estar social.3
(Smith;1997) afirma: “Manter uma rede de relacionamentos profissionais é uma maneira de conduzir contatos e ligações informais com os outros com reciprocidade. Pode se tratar de uma fonte bastante útil de informações, conselhos e apoio.”4
Por meio desses conceitos, fica claro e evidente a grande importância dos relacionamentos e da sinergia no desenvolvimento de nossa carreira e de nossos negócios.
Sendo assim, devemos nos dar conta de que o mundo está diferente, tudo é muito imediato e exige de cada um de nós uma performance dinâmica e produtiva.
Acreditamos que somente atenderemos a tamanha exigência do mercado através da educação continuada, da busca por conhecimento e cultura, mas de forma constante.
Como diz o poeta: - “Nada do que foi será, do jeito que já foi um dia......tudo muda o tempo todo no mundo...”5
--------------------
1 Pontos que nos deixam inseguros
2 HART, Rupert, Networking Eficaz Para o Sucesso; Editora Clio, São Paulo, 1996.
3 MORAIS, José Jassuipe da Silva, Networking Contábil?; Revista Mineira de Contabilidade, CRCMG, Minhas Gerais, 2001.
4 SMITH, Steve, Série Caixa de Ferramentas da Quest - Seja o Melhor!; Editora Clio, São Paulo, 1997.
5 SANTOS, Lulu: Letra da Música “Como Uma Onda no Mar”
http://www.classecontabil.com.br/artigos/empreendendo-sua-carreira-ou-seu-negocio
Nenhum comentário:
Postar um comentário