Vamos
falar um pouco sobre a história da Administração. Seu surgimento, evolução e ideas
durante o passar dos anos. Como era e como se entende hoje a Profissão de
Administrador de Empresas.
A história da Administração surgiu a muitos séculos atrás, mais precisamente no ano 5.000 A.C., na Suméria, quando seus antigos habitantes procuravam uma maneira para melhorara resolução de seus problemas práticos, então surgi a arte e o exercício de administrar.
Depois no Egito, Ptolomeu planejou e dimensionou um sistema econômico que não poderia ter-se operacionalizado sem uma administração publica sistêmica e organizada. Em seguida, na China de 500.A.C., a necessidade de se ter um sistema organizado de governo para o império, a Constituição de Chow, com 8 (oito) Regras de Administração Publica de Confúcio, exemplificam a tentativa chinesa de definir regras e princípios de administração, (1-O Alimento, 2- O mercado, 3- Os Ritos, 4- O Ministério do Emprego, 5- O Ministério da Educação, 6- A administração da Justiça. 7- A Recepção dos Hospedes, 8- O Exército).
Apontam-se ainda outras raízes históricas. As instituições otomanas, pela forma como eram administrados seus grandes feudos. Os prelados católicos, (Prelado é a autoridade eclesiástica que, na Igreja Católica, tem o encargo de governar ou dirigir uma Prelatura ou Prelazia. É o ordinário da Prelatura, designam-se, além do Romano Pontífice, os Bispos diocesanos e os outros), já na Idade Média, destacando-se como administradores natos.
Na Alemanha e na Áustria, de 1550 a 1700, através do aparecimento de um grupo de professores e administradores públicos chamados de Fiscalistas ou Cameralistas. Os mercantilistas ou fisiocratas franceses,valorizavam a riqueza física e o Estado, pois ao lado das reformas fiscais preconizavam uma administração sistemática, especialmente no setor público.
Na evolução histórica da administração, duas instituições de destacaram: a Igreja Católica Romana e as Organizações Militares.
A história da Administração surgiu a muitos séculos atrás, mais precisamente no ano 5.000 A.C., na Suméria, quando seus antigos habitantes procuravam uma maneira para melhorara resolução de seus problemas práticos, então surgi a arte e o exercício de administrar.
Depois no Egito, Ptolomeu planejou e dimensionou um sistema econômico que não poderia ter-se operacionalizado sem uma administração publica sistêmica e organizada. Em seguida, na China de 500.A.C., a necessidade de se ter um sistema organizado de governo para o império, a Constituição de Chow, com 8 (oito) Regras de Administração Publica de Confúcio, exemplificam a tentativa chinesa de definir regras e princípios de administração, (1-O Alimento, 2- O mercado, 3- Os Ritos, 4- O Ministério do Emprego, 5- O Ministério da Educação, 6- A administração da Justiça. 7- A Recepção dos Hospedes, 8- O Exército).
Apontam-se ainda outras raízes históricas. As instituições otomanas, pela forma como eram administrados seus grandes feudos. Os prelados católicos, (Prelado é a autoridade eclesiástica que, na Igreja Católica, tem o encargo de governar ou dirigir uma Prelatura ou Prelazia. É o ordinário da Prelatura, designam-se, além do Romano Pontífice, os Bispos diocesanos e os outros), já na Idade Média, destacando-se como administradores natos.
Na Alemanha e na Áustria, de 1550 a 1700, através do aparecimento de um grupo de professores e administradores públicos chamados de Fiscalistas ou Cameralistas. Os mercantilistas ou fisiocratas franceses,valorizavam a riqueza física e o Estado, pois ao lado das reformas fiscais preconizavam uma administração sistemática, especialmente no setor público.
Na evolução histórica da administração, duas instituições de destacaram: a Igreja Católica Romana e as Organizações Militares.
A Igreja pode ser considerada uma organização mais formal, mais
eficiente da civilização Ocidental. Através dos séculos vem mostrando e
provando a força de atração de seus objetivos, a eficácia de suas técnicas
organizacionais e administrativas, espalhando-se por todo mundo e exercendo
influência, inclusive sobre o comportamento pessoal
de seus fiéis.
As Organizações Militares, evoluíram das displicentes ordens dos
cavaleiros medievais e dos exércitos mercenários dos séculos XVII e XVIII até
os tempos modernos com uma hierarquia de poder rígida e adoção de princípios e
práticas administrativas comuns a todas as empresas da atualidade.
O fenômeno que provocou o aparecimento da empresa e da moderna
administração ocorreu no final do séculos XVIII e se estendeu o longo do século
XIX, chegando ao limiar do século XX. Esse fenômeno, que trouxe rápidas e
profundas mudanças econômicas, sociais e políticas, chamou-se REVOLUÇÃO
INDUSTRIAL.
A revolução Industrial teve inicio na Inglaterra, com a invenção
da maquina a vapor por James Watt, em 1776. A aplicação da maquina a vapor no
processo de produção provocou um enorme surto de industrialização, que se
estendeu rapidamente a toda Europa e Estados Unidos. A revolução Industrial
desenvolveu-se em duas fases distintas: a primeira fase de 1780 a 1860. É a
revolução do carvão, como principal fonte de energia, e do ferro, como
principal matéria-prima. A segunda fase de 1860 a 1914. É a revolução da
eletricidade e derivados de petróleo, como as novas fontes de energia, e do
aço, como a nova matéria prima.
E a moderna administração surgiu em resposta as duas
conseqüências provocadas pela Revolução Industrial:
a-) Crescimento acelerado e desorganizado das empresas que passaram a exigir uma administração cientifica capaz de substituir o empirismo e a improvisação;
b-) necessidade de maior eficiência e produtividade das empresas, para fazer face à intensa concorrência e competição no mercado.
a-) Crescimento acelerado e desorganizado das empresas que passaram a exigir uma administração cientifica capaz de substituir o empirismo e a improvisação;
b-) necessidade de maior eficiência e produtividade das empresas, para fazer face à intensa concorrência e competição no mercado.
O difícil é precisar até que pontos os homens da Antiguidade, da
Idade Média e até mesmo do inicio da Idade Moderna tinham consciência de que
estavam praticando a arte de administrar.
No inicio do século XX, surge FREDERICK W. TAYLOR, engenheiro americano, que apresentou os princípios da ADMINISTRAÇÃO CIENTIFICA e o estudo da ADMINISTRAÇÃO como CIÊNCIA.
No inicio do século XX, surge FREDERICK W. TAYLOR, engenheiro americano, que apresentou os princípios da ADMINISTRAÇÃO CIENTIFICA e o estudo da ADMINISTRAÇÃO como CIÊNCIA.
Conhecido como o precursor da TEORIA DA ADMINISTRAÇÃO
CIENTÍFICA, Taylor preconizava a prática da divisão do trabalho, enfatizando
tempos e métodos a fim de assegurar seus objetivos, a máxima produção com o
mínimo de custo seguindo os princípios da seleção cientifica do trabalhador, do
tempo padrão, do trabalho em conjunto, da supervisão e da ênfase na eficiência.
Talvez, surge aí, isso segundo o meu entendimento, também as relações humanas,
onde o bem estar dos trabalhadores era um dos fatores para o bom funcionamento
da organização e o alcance dos objetivos traçados por ela.
Nas considerações da ADMINISTRAÇÃO CINETIFICA de Taylor, a
organização é comparada a uma máquina, que segue um projeto pré-definido; o
salário é importante, mas não é fundamental para a satisfação dos funcionários;
a organização é vista de forma fechada, desvinculada de seu mercado; a
qualificação do funcionário passa a ser supérflua em conseqüência da divisão de
tarefas que são executadas de maneira monótona e repetitiva e finalmente, a
administração cientifica, faz uso da exploração dos funcionários em prol dos
interesses particulares das empresas.
Em 1911, Taylor publicou um livro considerado como a bíblia dos
organizadores do trabalho: PRINCIPIOS DA ADMINISTRAÇÃO CIENTIFICA, que
tornou-se um Best Seler no mundo inteiro.
Reconhece-se hoje que as propostas pioneiras de Taylor deflagraram uma febre de racionalização, que prepararam o terreno para o advento do CONTROLE DA QUALIDADE TOTAL, ocorrido ao longo do pós- guerra.
Reconhece-se hoje que as propostas pioneiras de Taylor deflagraram uma febre de racionalização, que prepararam o terreno para o advento do CONTROLE DA QUALIDADE TOTAL, ocorrido ao longo do pós- guerra.
Propostas básicas de TAYLOR, as 5 funções essenciais da GERENCIA
ADMINISTRATIVA:
1-Planejar – Estabelece os objetivos da empresa, especificando a
forma como estes vão ser alcançados. Parte de uma sondagem do futuro,
desenvolvendo um plano de ações para atingir as metas traçadas. É a primeira
das funções, já que servirá de base diretora à operacionalização das outras
funções.
2-Comandar – Faz com que os subordinados executem o que deve ser feito. Pressupõe-se que as relações hierárquicas estejam claramente definidas, ou seja, que a forma como administradores e subordinados se influenciam esteja explícita, assim como o grau de participação e colaboração de cada um para a realização dos objetivos definidos.
3-Organizar – É a forma de coordenar todos os recursos da empresa, sejam humanos, financeiros ou materiais, alocando-os da melhor forma segundo o planejamento estabelecido.
4-Controlar-Estabelecer padrões e medidas de desempenho que permitam assegurar que as atitudes empregadas são as mais compatíveis com o que a empresa espera. O controle das atividades desenvolvidas permite maximizar a probabilidade de que tudo ocorra conforme as regras estabelecidas e ditadas.
5-Coordenar – A implantação de qualquer planejamento seria inviável sem a coordenação das atitudes e esforços de toda a empresa, almejando as metas traçadas.
Apesar das decorrências negativas para a classe trabalhadora, que as propostas de TAYLOR acarretaram não se pode deixar de admitir que, elas representaram um enorme avanço para o processo de produção em massa.
2-Comandar – Faz com que os subordinados executem o que deve ser feito. Pressupõe-se que as relações hierárquicas estejam claramente definidas, ou seja, que a forma como administradores e subordinados se influenciam esteja explícita, assim como o grau de participação e colaboração de cada um para a realização dos objetivos definidos.
3-Organizar – É a forma de coordenar todos os recursos da empresa, sejam humanos, financeiros ou materiais, alocando-os da melhor forma segundo o planejamento estabelecido.
4-Controlar-Estabelecer padrões e medidas de desempenho que permitam assegurar que as atitudes empregadas são as mais compatíveis com o que a empresa espera. O controle das atividades desenvolvidas permite maximizar a probabilidade de que tudo ocorra conforme as regras estabelecidas e ditadas.
5-Coordenar – A implantação de qualquer planejamento seria inviável sem a coordenação das atitudes e esforços de toda a empresa, almejando as metas traçadas.
Apesar das decorrências negativas para a classe trabalhadora, que as propostas de TAYLOR acarretaram não se pode deixar de admitir que, elas representaram um enorme avanço para o processo de produção em massa.
Paralelo aos estudos de TAYLOR, HENRI FAYOL que era francês,
defendia princípios semelhantes na Europa, baseado em sua experiência na alta
administração. Enquanto altos executivos europeus estudavam os métodos de
TAYLOR, os seguidores da, ADMINISTRAÇÃO CIENTIFICA, só deixaram de ignorar a
obra de FAYOL quando ela foi publicada nos USA. O atraso na difusão
generalizada das idéias de FAYOL fez com que grandes contribuintes do
pensamento administrativo desconhecessem seus princípios. FAYOL relacionou 14
princípios básicos que podem ser estudados de forma complementar aos de TAYLOR,
são eles:
1-Divisão do trabalho – Especialização dos funcionários desde o
topo da hierarquia até os operários da fábrica, assim, favorecendo a eficiência
da produção aumentando a produtividade.
2-Autoridade e responsabilidade – Autoridade é o direito dos superiores darem ordens que teoricamente serão obedecidas. Responsabilidade é a contrapartida da autoridade.
3-Unidade de comando – Um funcionário deve receber ordens de apenas um chefe, evitando contra-ordens.
4-Unidade de direção – O controle único é possibilitado com a aplicação de um plano para grupo de atividades com os mesmos objetivos.
5-Disciplina – Necessidade de estabelecer regras de conduta e de trabalho válidas pra todos os funcionários. A ausência de disciplina gera o caos na organização.
6-Prevalência dos interesses gerais – Os interesses gerais da organização devem prevalecer sobre os interesses individuais.
7-Remuneração – Deve ser suficiente para garantir a satisfação dos funcionários e da própria organização.
8-Centralização – As atividades vitais da organização e sua autoridade devem ser centralizadas.
9-Hierarquia – Defesa incondicional da estrutura hierárquica, respeitando à risca uma linha de autoridade fixa.
10-Ordem – Deve ser mantida em toda organização, preservando um lugar pra cada coisa e cada coisa em seu lugar.
11-Eqüidade – A justiça deve prevalecer em toda organização, justificando a lealdade e a devoção de cada funcionário à empresa.
12-Estabilidade dos funcionários – Uma rotatividade alta tem consequências negativas sobre desempenho da empresa e o moral dos funcionários.
13-Iniciativa – Deve ser entendida como a capacidade de estabelecer um plano e cumpri-lo.
14-Espírito de corpo – O trabalho deve ser conjunto, facilitado pela comunicação dentro da equipe. Os integrantes de um mesmo grupo precisam ter consciência de classe, para que defendam seus propósitos.
2-Autoridade e responsabilidade – Autoridade é o direito dos superiores darem ordens que teoricamente serão obedecidas. Responsabilidade é a contrapartida da autoridade.
3-Unidade de comando – Um funcionário deve receber ordens de apenas um chefe, evitando contra-ordens.
4-Unidade de direção – O controle único é possibilitado com a aplicação de um plano para grupo de atividades com os mesmos objetivos.
5-Disciplina – Necessidade de estabelecer regras de conduta e de trabalho válidas pra todos os funcionários. A ausência de disciplina gera o caos na organização.
6-Prevalência dos interesses gerais – Os interesses gerais da organização devem prevalecer sobre os interesses individuais.
7-Remuneração – Deve ser suficiente para garantir a satisfação dos funcionários e da própria organização.
8-Centralização – As atividades vitais da organização e sua autoridade devem ser centralizadas.
9-Hierarquia – Defesa incondicional da estrutura hierárquica, respeitando à risca uma linha de autoridade fixa.
10-Ordem – Deve ser mantida em toda organização, preservando um lugar pra cada coisa e cada coisa em seu lugar.
11-Eqüidade – A justiça deve prevalecer em toda organização, justificando a lealdade e a devoção de cada funcionário à empresa.
12-Estabilidade dos funcionários – Uma rotatividade alta tem consequências negativas sobre desempenho da empresa e o moral dos funcionários.
13-Iniciativa – Deve ser entendida como a capacidade de estabelecer um plano e cumpri-lo.
14-Espírito de corpo – O trabalho deve ser conjunto, facilitado pela comunicação dentro da equipe. Os integrantes de um mesmo grupo precisam ter consciência de classe, para que defendam seus propósitos.
As cinco funções essenciais da gerencia administrativa defendida
por TAYLOR, já conhecidas e estudadas nas escolas de administração, são os
fundamentos da TEORIA CLASSICA defendida por FAYOL. Essa teoria considera: a
obsessão pelo comando, a empresa como sistema fechado e a manipulação dos
trabalhadores, que semelhante a ADMINISTRAÇÃO CIENTIFICA, desenvolvia
princípios que buscavam explorar os trabalhadores.
Traçando um paralelo entre a ADMINISTRAÇÃO CIENTIFICA ,de TAYLOR e a ADMINISTRAÇÃO CLÁSSICA de FAYOL conclui-se que:
Traçando um paralelo entre a ADMINISTRAÇÃO CIENTIFICA ,de TAYLOR e a ADMINISTRAÇÃO CLÁSSICA de FAYOL conclui-se que:
-Enquanto Taylor estudava a empresa privilegiando as tarefas de
produção, Fayol estudava a empresa privilegiando as tarefas da organização.
A ênfase dada por TAYLOR era sobre a adoção de métodos racionais
e padronizados e máxima divisão de tarefas, enquanto FAYOL enfatizava a
estrutura formal da empresa e a adoção de princípios administrativos pelos
altos escalões.
Na história da evolução da ADMINISTRAÇÃO não podemos esquecer
uma contribuição muito importante que foi a de ELTON GEROGE MAYO, criador da
TEORIA DAS RELAÇÕES HUMANAS, desenvolvida a partir de 1940 nos USA e mais
recentemente com novas idéias com o nome de TEORIA DO COMPORTAMENTO
ORGANIZACIONAL. Foi basicamente o movimento de reação e oposição a TEORIA DA
ADMINISTRAÇÃO CLÁSSICA, com ênfase concentrada nas PESSOAS.
Teve como origem: a necessidade de humanizar e democratizar a
administração, o desenvolvimento das ciências humanas (psicologia e sociologia),
as idéias da filosofia pragmática de JOHN DEWEY e da psicologia DINAMICA DE
KURT LEWIN e as conclusões do Experimento de HAWTHORNE, já estudado e discutido
nas escolas de administração.
Em 1932, quando essa experiência foi suspensa j[a estavam
definidos os princípios básicos da Escola de RELAÇÕES HUMANAS, como: nível de
produção como resultado da integração social, o comportamento social
do empregado, a formação de grupos informais, as relações interpessoais, a
importância do conteúdo do cargo e a ênfase nos aspectos emocionais.
A partir de 1950 foi desenvolvida a TEORIA ESTRUTURALISTA,
preocupando-se em integrar todas as Teorias das escolas acima, que teve inicio
com a TEORIA DA BUROCRACIA DE MAX WEBER, que se baseia na racionalidade, na
adequação dos meios aos objetivos, para que se tenha o máximo de eficiência.
Convém ainda mencionar a TEORIA DE SISTEMAS, desenvolvida a
partir de 1970, que passou a abordar a empresa com um sistema aberto em
continua interação com o meio ambiente que o envolve, e a TEORIA DA
CONTINGENCIA, desenvolvida no final da década de 1970. Para essa teoria a
empresa e sua administração são variáveis dependentes do que ocorre no ambiente
externo, a medida que o meio ambiente muda, também ocorre mudanças da empresa e
na sua administração. O chamado Fator externo.
Assim sendo para encerrar os princípios fundamentais das teorias
de TAYLOR, FAYOL, MAYO e WEBER foram e serão sempre os pilares da evolução e
desenvolvimento da ciência da ADMINISTRAÇÃO, que vem motivando e impulsionando
os estudos, pesquisas, trabalhos e obras de seus seguidores até nossos dias.
Neste relato, tentei ser o mais claro possível tentando
transmitir e comparar algumas das mais conhecidas teorias sobre a ciência da
administração. Espero que dissipem as duvidas de jovens profissionais, que
estão inseguros sobre a carreira a seguir. Administração envolve, não só as
empresas como também as pessoas que fazem parte delas, as relações internas
entre funcionários, as relações externas e as influências que o ambiente e a
globalização exercem sobre elas.
Não é só de hoje que existe a necessidade de administrar, planejar, organizar algo, todas as atividades precisam ser administradas, seja em qual quer organização e lugar, acompanhando a evolução, a modernização, o desenvolvimento da tecnologia, ferramentas que ajudam e facilitam na necessidade da administração, seja em uma nação, empresas de qual quer porte, ou organizações religiosas.
ResponderExcluirRoseane Maria
ResponderExcluirCurso: Administração Turno: Noite II Sala 13.