QUANDO A ÉTICA NÃO EXISTE NA ORGANIZAÇÃO
Tratamos deste assunto como segundo plano , existem situações e comportamentos aonde a ÉTICA deveria ser um tema principal nas reuniões e encontros , também trata se de um assunto complexo. É duradouro , sustentado pelo amor e o respeito em algumas situações fascinante porque em teoria é compreensível e inspirador e complexo porque se dá na prática por meio das pessoas. A Ética é, portanto, um produto das relações humanas. De forma pragmática, a ética se apresenta como o assunto cujo estudo tem tornado possível maximizar a eficácia das relações humanas nas organizações. Em seu sentido mais abrangente, a ética significa o conjunto de valores e da moral que conduzem um indivíduo a tomar decisões, no que se refere principalmente às suas relações com o mundo. Não se pode estudar a ética de forma isolada, mas com foco no ambiente e nas relações humanas existentes nas organizações .
Segundo Edgar Schein (1982) define cultura organizacional l como sendo um padrão de suposições básicas inventadas, descobertas ou desenvolvidas pelos membros de uma empresa para lidar com problemas de adaptação externa e integração interna. Estes padrões funcionam com eficácia suficiente para serem considerados válidos e, em seguida, ensinados aos novos membros como a maneira correta de perceber, pensar e sentir esses problemas , criando multiplicadores de boas práticas , atitudes e posturas profissionais .
E quando ela não existe ?
Apontamos que os VALORES são afirmações sobre as crenças fundamentais, princípios que podem ser compartilhados, aprendidos e formam a base a partir da qual as ações e decisões organizacionais serão tomadas. O conjunto de valores orienta a definição de políticas e diretrizes, que se consolidam nos hábitos e costumes. Os valores servem de guia para definição de prioridades e de como todos devem se conduzir na busca dos objetivos da organização. Embora tenham caráter permanente, os valores devem ser periodicamente revisitados, para evoluir com a sociedade e com as necessidades da empresa, formando um conjunto vivo de crenças , E DE RESPEITO MÚTUO ENTRE OS COLABORADORES , ORGANIZAÇÕES , CLIENTES E FORNECEDORES .
A AUSÊNCIA , fará com que a ORGANIZAÇÃO perca , atitudes erradas , pessoas erradas , situações delicadas e conflitos , eliminando o bom CLIMA ORGANIZACIONAL , AS BOAS PRÁTICAS , nós como GESTORES devemos combater a ausência de BOAS PRÁTICAS , eliminar a RÁDIO PIÃO , é onde tudo surge , a doença grave das organizações o disse me disse , fiquei sabendo ... e por aí vai ..
Um forte abraço a todos , até a próxima .
CRA-RN N. 4136
CELIO GUEDES DA SILVA
INSTAGRAM: @_celioguedes
FACEBOOK: https://www.facebook.com/celio.guedesdasilva.7
BLOG: http://cgplanetacriativo.blogspot.com.br/CONTATO:(84)99983-1934
CELIO GUEDES DA SILVA
INSTAGRAM: @_celioguedes
FACEBOOK: https://www.facebook.com/celio.guedesdasilva.7
BLOG: http://cgplanetacriativo.blogspot.com.br/CONTATO:(84)99983-1934
Nenhum comentário:
Postar um comentário