A importância de um bom relacionamento com clientes
Muito se fala sobre a importância da qualidade do produto que se entrega ao cliente do marketing de conteúdo. Sim, esse é um fator decisivo para a manutenção do cliente na base, assim como as estratégias para otimizar os resultados dele. Porém, você já parou pra pensar que, sem relacionamento com o cliente é impossível alcançar resultados efetivos?
Estabelecer uma proximidade saudável com o seu cliente é a melhor forma de garantir que tudo correrá bem ao longo do ciclo dele em sua empresa. Ainda não está convencido? Entenda a importância do relacionamento com o cliente conferindo os pontos que separamos para você:
Confiança: a base de qualquer relacionamento saudável
Falar sobre a importância da confiança nos relacionamentos pode até parecer papo de guru amoroso mas, acredite, isso também é muito importante no âmbito do relacionamento com clientes. E você não pode esquecer disso na hora de atender os seus!
Quando você demonstra para o seu cliente que ele é importante, que está acompanhando de perto tudo que diz respeito ao negócio dele, você o conquista! Porém, assim como em qualquer relacionamento, é preciso “reacender a chama da paixão” todos os dias para que a relação não esfrie. E isso, novamente, se aplica a forma de se relacionar com os seus clientes.
É preciso trabalhar duro para que o seu cliente se apaixone por você todos os dias – como se fosse a primeira vez! Essa conquista diária, através de um relacionamento próximo, vai trazer a confiança dele a seu favor e isso é meio caminho andado para que a parceria de vocês seja um sucesso – para ambos.
Lembre-se também que você é, nesse caso, a referência que ele tem sobre a empresa que contratou para cuidar da estratégia de conteúdo dele, portanto, seja cuidadoso!
Identificar problemas e resolvê-los em tempo hábil demonstra competência!
Timing é tudo! Se o seu cliente tem um problema e você conseguir identificar a raiz dele, conseguirá propor soluções que realmente o ajudarão. A consequência disso é, obviamente, a experiência de um bom atendimento e, por tabela, a satisfação garantida.
Vale lembrar que, para que você consiga identificar os problemas quando eles estão acontecendo é preciso manter um relacionamento bem próximo com o seu cliente. Por isso, trocar alguns e-mails de vez em quando não é suficiente para isso. É preciso ter um relacionamento constante e bater papo frequentemente com ele.
Se você está sentindo que ele está distante, vale a pena fazer uma breve ligação, por exemplo. Nem que seja para perguntar o que ele está achando do que você está entregando para ele. Além de demonstrar interesse, esse pode ser o gancho perfeito para que ele se abra com você, exponha eventuais problemas e te dê liberdade para intervir. E essa será a sua deixa para oferecer ajuda e reais soluções!
O feedback do cliente é o seu melhor indicador de qualidade
Esta questão entra na identificação de problemas que falamos acima, mas merece um destaque, pois é fundamental para o crescimento da qualidade do seu trabalho.
Manter um relacionamento próximo do seu cliente é fundamental, também, para identificar o que ele tem a dizer sobre você de forma transparente. Por isso, mesmo que o seu cliente tenha um perfil “difícil de lidar” é fundamental dar uma atenção especial para ele – lembre-se que o seu atendimento pode torná-lo um case de situação que foi revertida se você trabalhar bem o relacionamento de vocês.
Não basta, contudo, ouvir o que ele tem a dizer, seus elogios, críticas e sugestões. É preciso avaliar cada feedback recebido e utilizá-lo para melhorar os pontos abordados como falhos e manter o que tem feito brilhar os olhos dos seus clientes.
Oportunidade de upsell
Se você identificar uma necessidade do cliente que não está sendo suprida e tiver uma carta na manga para ajudá-lo a melhorar, um relacionamento saudável será a melhor forma de fazê-lo.
Por exemplo, se você trabalha com atendimentos e produtos diferenciados e o seu cliente está em um modelo mais simples, ao acompanhar de perto o seu crescimento você saberá exatamente quando chegou a hora de oferecer mais serviços ou produtos para ele. Ou seja, essa é uma excelente oportunidade para aumentar a receita daquele cliente dentro do seu negócio – lembre-se que manter é mais barato e mais fácil do que conquistar.
Mas é preciso ter muito cuidado nessa hora, pois você só deve fazê-lo se realmente tiver dentro do que o cliente precisa. Tenha em mente que se você oferecer algo que realmente vai ajudá-lo, você vai aumentar a satisfação dele e, com isso, o sucesso da estratégia terá apenas o céu como limite!
Invista na sua reputação e conquiste o mercado
Quem trabalha com marketing de conteúdo sabe que, neste ramo o networking é fundamental! Tudo funciona na base da indicação, principalmente quando falamos de clientes que se encaixem no perfil de PME.
Tenha em mente que, se você atender o seu cliente de forma que ele se sinta bem suportado, ele vai indicar os seus serviços para colegas, profissionais que conheça ou que citarem a necessidade de algo similar.
Garanta-se! Você pode aproveitar para bonificá-lo com alguma coisa que agregue valor para ele pela indicação também – pode ser um desconto no mês seguinte, um produto bônus, etc. Isso será um incentivo em forma de mimo… e, convenhamos, clientes adoram ser mimados!
Lembre-se que o cliente problemático de hoje pode se tornar o case de sucesso de amanhã. Tudo depende da atenção que você dará a ele. Por isso, se você está apenas entregando material para o seu cliente, está na hora de refletir sobre o tipo de relacionamento você está estabelecendo com ele. É preciso se dedicar, pois cuidar do relacionamento dá trabalho, mas não se preocupe, os resultados valerão a pena!
http://marketingdeconteudo.com/relacionamento-com-clientes/
O cliente é toda a base a principal fonte de estrutura de uma organização.é preciso manter essa base sempre bem estruturada.
ResponderExcluir