TERÇA-FEIRA, 28 DE AGOSTO DE 2012
Logística Empresarial NAcional e Internacional
As empresas necessitam criar estratégias empresariais além das fronteiras. A empresa globalizada não se distingue só pela sua busca por maiores mercados, mas também pela tendência a fornecer materiais e componentes em uma base mundial. Consequentemente o desafio para a empresa global será integrar e administrar as interligações entre fornecedores, fábricas, centros de distribuição e clientes, ou seja, uma perspectiva cada vez mais logística.
Das muitas mudanças ocorridas no ambiente empresarial, talvez a maior seja o enfoque na “velocidade”, alavancada pelo boom dos computadores e das telecomunicações. Tudo isso traz consequências nas práticas de trabalho das empresas, que devem desenvolver estruturas organizacionais capazes de responder com rapidez e flexibilidade às exigências do mercado.
As empresas passam então a enxergar a logística como uma fonte de vantagem competitiva, isto porque na sua nova configuração estratégica, a logística está se tornando um facilitador crítico para integrar uma visão sistêmica de gerenciamento da empresa global. Isso faz com que a empresa possa responder as mudanças do mercado com produtos e serviços que forneçam soluções inovadoras para os problemas dos clientes (CHISTOPHER, 1999, p. 30-192).
A logística de alguns anos atrás era feita majoritariamente por administradores e engenheiros. Hoje, o mercado ainda tem a disposição estes profissionais, mas as carreiras, deveres e atribuições aumentaram, assim como aumentou a oferta de mão-de-obra com os cursos técnicos, tecnólogos e bacharelados específicos em logística. Isso indica que qualificação é a palavra de ordem. Tenha consciência do que você quer (e pode) alcançar, faça cursos extras, especialize-se. As vagas existem, mas você precisa oferecer um currículo adequado, compatível e bem qualificado. Empresas focadas e profissionais qualificados conseguem fazer a diferença. Mas para deslanchar é preciso que o terceiro elo esteja na mesma corrente rumo ao desenvolvimento: o governo.O governo é a locomotiva da qualidade infraestrutural de um país. No Brasil, esta frase tem peso duplo. Primeiro, porque o governo não tem agido no sentido de destravar os nós que atrasam nossa logística. Segundo, porque essa locomotiva não tem trilhos disponíveis, visto que nossa malha ferroviária é vergonhosamente pequena.
A competitividade de uma economia globalizada não permite mais empresas “amadoras” no mercado. O profissionalismo e a melhor alocação dos recursos organizacionais (produção, informação e logística) que estas empresas utilizam, irão definir não somente a sua sobrevivência, como o seu sucesso no mercado. Os processos da logística interna são os responsáveis pela movimentação e armazenagem dos materiais dentro da empresa. Sem essas atividades, não haveria o fluxo e, portanto, as transformações que agregam valor aos produtos. O desenvolvimento eficiente da logística, na economia mundial, forma base para o desenvolvimento do comércio permitindo que cada região potencialize a exploração das suas vantagens inerentes pela especialização dos seus esforços produtivos. Ter um eficiente sistema logístico permite a competitividade dos produtos no âmbito internacional.
Sistemas de transporte e armazenagem adequados apoiam um comércio extensivo, quanto maior e mais sofisticado for o seu desenvolvimento, e quanto mais baratas forem as suas movimentações e armazenagens, resguardando-se a qualidade de ambos, mais livre e intensa será a troca de mercadorias e maior a especialização logística. Sem tal condição, a inserção em um novo mercado torna-se limitada.
Ter infraestrutura logística de qualidade resulta no incremento da eficiência logística. Países desenvolvidos investiram e investem no desenvolvimento de infraestrutura a fim de que essas se tornem capazes de sustentar o seu crescimento econômico. A infraestrutura logística brasileira é de baixa qualidade, e, portanto está aquém da necessária para que o segmento de exportação possa fluir normalmente. Para colocar o Brasil no mesmo patamar dos outros países exportadores é premente oferecer infraestrutura à altura. O investimento em infraestrutura é essencial para o crescimento da economia, isto porque ele viabiliza o crescimento das exportações que impacta diretamente no crescimento econômico do país (LOG & MAN, 2003, p. 14-15).
Ter eficiência logística é dispor de estoque, armazenagem e transporte dispostos de forma eficiente e eficaz, sendo a empresa capaz de atender e satisfazer o cliente. A competência da empresa brasileira que atua no mercado internacional está em desenvolver alternativas criativas para lidar com as limitações de infraestrutura logística brasileira. Quanto maior for o seu empenho na obtenção de melhores condições para aumento da eficiência logística, maior será a sua capacidade de competir no panorama internacional.
Na logística os suprimentos são os atores principais de toda a cadeia, é com base nas características dos suprimentos, que a logística define seus parâmetros de lead time, tipos de embalagem, as características dos equipamentos de movimentação, modais de transporte, áreas de armazenamento e os recursos humanos e financeiros necessários. A logística de produção trata da movimentação dos fluxos dentro da empresa, ou seja, da movimentação que acontece entre as diversas áreas da empresa para que aconteça o processo. Um dos grandes benefícios que a logística de produção traz é a redução de estoques, em consequência de várias ações tomadas como: redução do tempo de produção; melhor rotatividade de estoques; redução de paradas e de retrabalho; redução do tamanho de lotes; e redução do estoque de segurança.
A logística de distribuição é uma das ferramentas que provêm à disponibilidade de produtos onde e quando são necessários, coordenando fluxos de mercadorias e de informações de milhares de pontos de vendas dos mais variados bens e serviços. É importante ressaltar que a logística de distribuição tem que encontrar o equilíbrio entre a qualidade de serviço, o custo e o capital investido. A logística tem sido vital nas estratégias do canal de distribuição, agregando valor na relação entre compradores e vendedores, providenciando meios eficientes de vender e entregar produtos aos clientes.
Cabe à logística integrada aperfeiçoar a movimentação do produto na cadeia, minimizando custos e gerando valor para o cliente. O sucesso de uma organização depende fortemente da logística adotada pela mesma, já que esse processo é imprescindível para que as atividades da organização estejam integradas. Boa informação é um ingrediente vital no planejamento, operação e controle de sistemas logísticos.
Os processos logísticos são de grande importância para o bom desempenho do Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos. As principais atividades da logística são: embalagens, manuseio, movimentações, armazenamento, estocagem e transportes dos materiais ou produtos ao longo da cadeia de suprimentos. O transporte é uma das principais funções logísticas. Além de representar a maior parcela dos custos logísticos na maioria das organizações, tem papel fundamental no desempenho de diversas dimensões do Serviço ao Cliente. As principais funções do transporte na Logística estão ligadas basicamente às dimensões de tempo e utilidade de lugar. A busca de otimização no transporte visa, principalmente, à satisfação do cliente, peça fundamental do processo, sendo o objetivo de toda e qualquer empresa satisfazer as necessidades do cliente, onde ele esteja no mais curto prazo, da melhor maneira e ao menor custo possível.
A gestão do processo logístico torna-se um diferencial competitivo, pois com o passar dos tempos os consumidores passam a ser mais exigentes com relação à qualidade dos produtos, tempo de produção e ciclo de vida dos produtos, prazo de entrega e mais recentemente, com o índice de inovações tecnológicas incorporados aos produtos. O sistema de medição e avaliação de desempenho possui três objetivos fundamentais: monitorar, controlar e direcionar as operações logísticas. As medidas de monitoramento atuam no sentido de acompanhar o desempenho dos sistemas logísticos, identificando oportunidades de melhoria quanto aos aspectos de eficácia e eficiência.
A Internet bem como outras tecnologias de informação tem não apenas gerado necessidades específicas, mas também criado novas oportunidades para o planejamento, o controle e a operação das atividades de transporte. Dentre estas necessidades e oportunidades, poderíamos citar a crescente demanda por entregas mais pulverizadas, o surgimento de portais de transporte e o potencial para rastreamento de veículos em tempo real.
Existem diferenças fundamentais entre a Logística convencional e seu sistema reverso, dentre as quais estão: na Cadeia Logística convencional os produtos são puxados pelo sistema, enquanto que na Logística Reversa existe uma combinação entre puxar e empurrar os produtos pela cadeia de suprimentos. Isto acontece, pois há, em muitos casos, uma legislação que aumenta a responsabilidade do produtor. Quantidades de descarte já são limitadas em muitos países.
Os Fluxos Logísticos Reversos não se dispõem de forma divergente, como os fluxos convencionais, mas sim podendo ser divergentes e convergentes ao mesmo tempo. O processo produtivo ultrapassa os limites das unidades de produção no sistema de Logística Reversa. A Logística Reversa pode ser classificada como sendo apenas uma versão contrária da Logística como a conhecemos. O fato é que um planejamento reverso utiliza os mesmos processos que um planejamento convencional. Ambos tratam de nível de serviço, armazenagem, transporte, nível de estoque, fluxo de materiais e sistema de informação. No entanto a Logística Reversa deve ser vista como um novo recurso para a lucratividade.
A atuação das empresas no mercado internacional tornou-se um imperativo, e visando a ampliar e/ou sustentar essa participação, surgiu à necessidade de desenvolver: transporte internacional, capacidade para lidar com a diversidade cultural, habilidade multilinguística e ampliação das cadeias de suprimento. Em função da grande competitividade, a logística tornou-se uma importante ferramenta para incrementar a participação das empresas no mercado global.
Boleros (2001) diz que um eficiente sistema logístico, tão importante para as operações dentro de um país, é absolutamente crítico nas atividades de produção e marketing em nível global. Para ele A logística dentro do país concentra-se em serviço de valor agregado num ambiente relativamente controlado. A logística globalizada deve atender a todos os requisitos do país, e ainda fazer em face de crescentes incertezas ligadas à distância, à demanda, à diversidade e à documentação das operações. Os desafios enfrentados pelos sistemas logísticos globalizados variam muito de região para região (BOWERSOX, 2001, p. 121).
As barreiras impostas ao posicionamento comercial dos países afetam o desempenho da logística global; cada país desenvolve o seu modelo de proteção de mercados. Visando a se proteger da concorrência, algumas barreiras tarifárias ou não tarifárias são estabelecidas. As tarifas afetam a logística, isso porque o fluxo de comércio é vulnerável a modificação dos percentuais anteriormente estabelecidos.
Barreiras não tarifárias também variam no ambiente globalizado. Elas são susceptíveis às políticas governamentais, atividades alfandegárias e complexidade das taxas de câmbio. As barreiras devem ser consideradas para que a logística possa desenvolver soluções alternativas em ambientes não tradicionais. Embora os princípios logísticos sejam os mesmos dentro do país e internacionalmente, os ambientes operacionais são mais complexos e caros no âmbito internacional. As empresas modificam sua organização logística e inventam novas soluções, meios alternativos de transporte, novos locais de armazenagem e novas realocações de estoque, a fim de responder rapidamente aos problemas originados, forçando uma adaptação ao ambiente competitivo e estratégico.
No ambiente global as empresas buscam desenvolver suas competências logísticas e usar essa superioridade para obter e manter a lealdade do cliente. A mudança no comportamento do consumidor tem consequências importantes para a gestão logística e de operações: renovação mais rápida do produto, aumento na disponibilidade, tempos de entrega menores, maiores níveis de customização e níveis extremos de funcionalidade.
A logística é, portanto, uma importante atividade para a sustentação do desempenho de uma organização em um ambiente global. A logística verde é responsável por tornar possível o retorno de materiais e produtos, após sua venda e consumo, aos centros produtivos e de negócios, por meio dos canais reversos de distribuição agregando valor aos mesmos. Pode ser usada estrategicamente para manter os compradores fiéis aos seus respectivos fornecedores. A habilidade do fornecedor em providenciar o rápido retorno de produtos defeituosos, creditando o usuário o mais rápido possível, é uma dentre as diversas formas de cativá-lo e dificultar seu afastamento.
Um dos desafios dos empresários que atuam na logística verde é construir um modelo de distribuição reversa com parte da cadeia de distribuição direta, pois com a rapidez que um produto é lançado no mercado, o rápido avanço da tecnologia, juntamente com um grande fluxo de informações; a alta competitividade das empresas e o crescimento da consciência ecológica quanto às consequências provocadas pelos produtos e seus descartes no meio ambiente, estão contribuindo para a adoção de novos comportamentos por parte das organizações e da sociedade de um modo geral, sinalizando assim para uma valorização maior dos processos de retorno de produtos e materiais descartados no meio ambiente.
As empresas devem buscar um desempenho razoável em todas as suas competências logísticas: posicionamento, integração, agilidade e mensuração. Para o sucesso na implementação de estratégias de operação de logística deve-se sempre adotar a administração de um sistema de medida e avaliação de desempenho, além do desenvolvimento de uma estrutura organizacional apropriada para se atingir a excelência nas operações.
A valorização da atividade logística no planejamento estratégico das empresas é um indicador de sua importância na obtenção de constante melhoria de competitividade das organizações. Para isso, a empresa utiliza novas técnicas e procedimentos, como parcerias e alianças estratégicas, voltadas para obtenção de vantagem competitiva frente à concorrência.
Embora o Brasil já tenha aumentado à competitividade das suas unidades produtivas, seu posicionamento no mercado internacional ficou comprometido em função dos elevados custos. Em suma, há um impacto negativo provocado pelo baixo desempenho da logística nacional. Fleury (2000) esclarece que os custos logísticos representam cerca de 20% da receita total, e o que é mais importante, mais do que o dobro da margem liquida de cerca de 8%. Ainda em Fleury (2000), aproximadamente 10% do PIB brasileiro está aplicado em transportes, mas ainda assim encontra-se grande(s) deficiência(s) na infraestrutura de transporte e comunicação, o que acaba por influenciar o incremento dos custos logísticos.
A expectativa de melhoria da logística no Brasil é grande, porque há uma demanda por melhorias fomentada pela perspectiva de expansão do setor produtivo. Um dos fatores que impactam nessa melhoria é o processo de privatização da economia brasileirão governo brasileiro precisa intervir rapidamente, acelerando a redução das carências e consequentemente das defasagens tecnológicas a fim de preparar o país para o rápido aumento do comércio internacional que vem ocorrendo.
Como administramos os relacionamentos no âmbito profissional, quais influenciam que atuam neste caso para tanto o bom desempenho, quanto para desempenho ruim, e neste contexto o fator familiar interfere neste caso com maior assiduidade, e tem-se o fator de vícios para um desempenho ruim.
Refletindo estas e mais questões que interfere nos fatores trabalho-família família-trabalho, observando o comportamento como conversas entre quem trabalha na mesma empresa, ou quando não trabalha, mas conhece pessoas que tem esta situação de risco até mesmo em conversas que começam na rua por acaso tem pontos em comum o lado emocional de cada pessoa, que muda de família, mas geralmente tem um mesmo preceito na causa e que mantem uma flexibilidade no controle, mas que por falta de condições, financeira, estrutura na própria família, ou cultural pode ter um controle no equilíbrio, mas face sempre a uma nova situação que muitas vezes se vê como adversa tendo sempre como base a relação humana e os princípios de reciprocidade.
A uma logística refletida nas ações mesmo quando não há um clima de harmonia entre ambas a parte pode chamar de logística obrigatória, pois mesmo que não tenha querer entre partes tem que ser feito às vamos chamar de tarefas ou no âmbito profissional, ou familiar. Mesmo assim podemos nos sentir sozinhos não compreendidos onde vivemos, ou trabalhamos, e nos sentir oprimidos, e muitas empresas chegam ao ponto de cometer opressão contra os funcionários, mas na exigência da sobrevivência onde devemos querendo ou não, demonstrar nossas aptidões (conhecimentos) profissional, e emocional, satisfatoriamente em amplos sentidos e variadas situações requer sempre a busca do aprimoramento pessoal e profissional.
Referências Bibliográficas
Postado por cleber martins às 06:19
http://logistica74.blogspot.com.br/2012/08/logistica-empresarial-nacional-e.html
O conceito de Logística abordado considero bastante eficaz.
ResponderExcluirconsegui compreender melhor seu significado e a sua importância, onde o texto é bem claro quando fala que as estratégias empresariais vão além das fronteiras, isso é não se limitam apenas na busca por maiores mercados, mas sim em fornecer a cada dia materiais e componentes em uma base mundial, sempre buscando uma demanda cada vez maior, entretanto existe um desafio para empresa global que consiste em interligações entre fornecedores, fábricas, centros de distribuição e clientes, ou seja, uma perspectiva cada vez mais logística. Uma coisa que também me chamou atenção no texto é que se o mercado cresce, a mão de obra tem que crescer junto com ele, no entanto o mercado a cada dia tem exigido uma qualificação pois as vagas existem, mas para ter mas chance no mercado de trabalho precisamos oferecer um currículo adequado, compatível e bem qualificado. Empresas focadas e profissionais qualificados conseguem fazer a diferença.
Aluno: Hebert Felipe Bezerra
Curso: Administração Sala: 18
ok caro HEBERT pela publicação nota computada
ExcluirA logística é uma grande ferramenta que atua em todas as atividades da organização. Hoje a rapidez e a flexibilidade é uma necessidade devido à exigência do mercado. Mais para tudo isso acontecer é importante à qualificação de pessoas (mão de obra) e a parceria do governo, que no Brasil, por exemplo, atrasam a logística.
ResponderExcluirCom o crescimento e a eficiência da logística na economia não há chance para organizações amadoras devido à falta de recursos e a competição, mais tanta competição permite o desenvolvimento no comércio de cada região. A criação de novas ferrovias em algumas cidades do Brasil irá trazer muito desenvolvimento, vai gerar novos empregos e vários investimentos deixando até estas cidades fora da crise.
Para eficiência na logística é importante investir na tecnologia, nos colaboradores, na produção, interligação com os fornecedores, infraestrutura, nos produtos, planejar controlar o sistema e garantir a satisfação do cliente. As organizações têm que oferecer aos colaboradores treinamentos e garantir o respeito pelo individuo seguir as normas trabalhistas e cobrar dos mesmos a pontualidade e o cumprimento nos procedimentos e cultura da organização.
Ao passar dos tempos só aumenta as exigências então ficar atentos a todo o conjunto que envolve a logística é de suma importância, devemos sempre inovar e garantir a necessidade do seu cliente e assim já estaremos em busca de clientes futuros.
Rutiane Priscila Araújo de Paiva
sala 18
A logistica é uma fonte de vantagem competitivo no mercado de trabalho, com grandes soluçoes inovadoras para os problemas dos clientes.
ResponderExcluirlembrando que hoje a logistica tem que esta em equilibrio entre a qualidade do serviço ou produto tornando mais eficaz e eficiente.
É importante lembrar que com essa crise que estamos enfrentando a logistica tem se dedicado ao maximo no quesito ( diminuiçao de custos ) que hoje e um ponto essencial nas empresas, ela tambem resalta a lucratividade.
No mercado global ha uma grande competitividade, e com isso a logistica trabalha sua parte do marketing com mais frequencia, a logistica tornou-se uma importante ferramenta para incrementar a participaçao nas empresas.
Em fim a logistica é uma importante atividade para a sustentação do desempenho de uma organizaçāo em um ambiente global.
josivânia maria da silva
sala 18
ok JOSIVANIA nota lançada , abraços
ExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirAtualmente vivemos em um mundo globalizado, em que conquistar e manter clientes é fundamental para qualquer negócio. Hoje em Dia qualidade e competividade na não são mais apenas diferenciadas entre as companhias. Colocar um produto certo, no local certo, na hora certa, pelo menor preço é a grande meta desejada, e mais do que nunca, a logística se torna uma poderosa ferramenta, que ajuda a mudar conceitos, rever processos, ou seja, fazer mais com menos.
ResponderExcluirA logística é a atividade responsável por planejar, organizar e controlar todo o fluxo de mercadorias e informação, desde a fonte fornecedora até o consumidor final. Estes fatores fazem com que a logística esteja em constante evolução. Mas é importante que as empresas que desejam estar à frente tenham uma visão clara desta globalização.
Atualmente empresas de sucesso são aquelas que sabem inovar, lançar produtos e serviços mais rapidamente, estar apto a atender a demanda de tempo e conquistar maior confiabilidade. Um bom planejamento contribui para que o cliente receba o produto de qualidade. Desta forma, o cliente se sente motivado a dirigir seus pedidos a empresas que fornecem os melhores serviços.
Com essas mudança a visão empresarial sobre a logística mudou, e passou a ser Vista não mais como uma atividade operacional, mais sim como uma atividade estratégica.
Jessica lais Fidelis de Araújo
Sala 18
ok cara JESSICA , nota lançada
ExcluirO desafio que a logística enfrenta é muito grande, assim necessitamos de profissionais especializados, pois além da logística interna da empresa, quanto ao estoque, localização, em dividir armário em corredores, prateleiras e gavetas, há também a logística externa, de como distribuir o produto em estoque. Em todas as épocas a rapidez e a flexibilidade são exigidas no mercado.
ResponderExcluirA distribuição nacional é feita na sua maioria por meios rodoviários, os quais trazem custos, como manutenção dos automóveis, combustível, impostos, pedágios, etc. Isso nos faz pensar que é melhor contratar terceiros em vez de possuir a própria frota, o que eleva o custo da mercadoria. Já a distribuição internacional, dependendo do produto é feito por meio aéreo e em sua maioria por meio marítimo no qual são utilizados Armador (embarcação). A logística de distribuição tem que encontrar o equilíbrio entre a qualidade de serviço, o custo e o capital investido.
A logística busca a redução de custo e tempo de entrega do produto para gerar valor ao cliente, para isso, a informação obtida é de vital importância para o planejamento, operação e controle dos sistemas de logísticas.
Um ponto importante que o autor fala é “A gestão do processo logístico torna-se um diferencial competitivo, pois com o passar dos tempos os consumidores passam a ser mais exigentes com relação à qualidade dos produtos, tempo de produção e ciclo de vida dos produtos, prazo de entrega e mais recentemente, com o índice de inovações tecnológicas incorporados aos produtos. ”
Um outro âmbito em que as empresas devem se preocupar, é quanto a logística reversa que merece o mesma atenção e planejamento que a logística convencional. Sendo que o empresário deve olhar para a logística reversar visando também lucros e não apenas prejuízos.
Mansuelma Cristina 27 de Fevereiro 2016
ResponderExcluirA empresa globalizada enxerga a logística como uma vantagem competitiva, integrando um gerenciamento que forneçam soluções inovadoras, capazes de administrar com rapidez e flexibilidade as exigências do mercado mundial, formulando alcançar os objetivos de longo prazo e os de curto prazo, para atrair e agradar os clientes, que estão cada vez mais exigentes.
Como a infra-estrutura da logística brasileira é de baixa qualidade, é essencial uma estrutura a altura para o crescimento da economia do país. Ter um sistema logístico bem aplicado apóia comercio e quanto maior e mais sofisticado, melhores são os resultados e mais eficiente será o desenvolvimento da empresa.
A logística é fundamental para encontrar o equilíbrio entre qualidade do serviço, o custo e o capital investido, pode e deve ser usada de maneira bem estratégica para tornar possível o retorno de materiais e produtos, após sua veda ou consumo. Para o sucesso na pratica de estratégias operacionais, logística deve sempre adotar uma administração de sistema com bons fluxos e acompanhar o desempenho, além de uma estrutura organizacional apropriada para se atingir a excelência nas operações. Utilizando novas técnicas e procedimentos, como: parcerias e alianças estratégicas, voltadas para obtenção de vantagem competitiva frente à concorrência.
Existe a expectativa de melhoria da logística no Brasil, que é o processo de privatização da economia brasileira, mas o governo brasileiro precisa intervir rapidamente, acelerando a redução das carências e conseqüentemente das defasagens tecnológicas a fim de preparar o país para o rápido aumento do comércio internacional que vem ocorrendo.
O enfoque principal do estudo de caso é mostrar como se dá a Logística em sua essência, tanto no âmbito nacional e como este influencia no contexto internacional.
ResponderExcluirO texto inicia falando sobre as necessidades das empresas globais, discursando sobre os desafios por elas enfrentados em função da necessidade de adaptação que o mercado exige. O autor cita uma dessas necessidades que está vinculada a questão da ‘’velocidade’’ impulsionada pelo avanço tecnológico, na qual a corporação deve se adaptar de modo a desenvolver estruturas organizacionais que sejam capazes de responder as exigências do mercado. Sendo assim, a Empresa Global vê a Logística como uma ferramenta que irá lhe proporcionar uma vantagem competitiva, pois essa nova forma de trabalho proporciona novas configurações estratégicas e uma visão sistêmica de gerenciamento na companhia, se adequando as mudanças do mercado e fornecendo soluções para os problemas dos clientes. O autor dá bastante enfoque a questão da profissionalização (não somente do colaborador, mas também dá empresa – O autor denomina-os de elos-). Entretanto o desenvolvimento da logística não depende somente de 2 elos para se promover, ele fala sobre um terceiro elo fundamental: o Governo. Ele ressalta também a questão da Competitividade em que as Empresas Globais estão inseridas, deste modo, é notório que o profissionalismo entrará como fator de destaque para ser o diferencial entre as empresas, onde estas devem aplicar métodos logísticos para aperfeiçoar os processos de trabalho.
Aluno: Paulo Cesar de Souza
Sala 18
O texto vem se baseando, no clareamento e destacamento de cada importância na logística empresarial das empresas.E não seria possível cada planejamento tem mais preciso a atende-lo com muitas necessidades nas variadas do comércio
ResponderExcluirÉ muito importante as produções para da muito lucro no final para as empresas, e também isso é a logística.Pode se dizer a diferença da concorrência para conseguir alcançar para um bom planejamento dos estoques, os transporte, as entregas e recebimento etc.
A logística com as outras áreas de Campanha, está sempre interligada e na grande maioria das vezes está sempre centralizada e sempre depende sempre do nicho das empresas e sempre representa os seus pontos NEGATIVOS E POSITIVOS.
Aluno:Sebastião Gerbson R.de Andrade
Sla:18
Posso identificar que o texto deixa tem claro e é objetivo que toda empresa deve ser globalizar mais.Que devem desenvolver estruturas organizacionais capazes de responder com rapidez e mais flexibilidade pra as exigência do mercado.
ResponderExcluirE muito importante e necessário ressaltar que a logística de uma distribuição tem que encontrar o equilíbrio entre a qualidade de serviço, a logística afeiçoa a movimentação do produto. Tendo um papel muito importante a logística para seu melhor desenvolvimento e desempenho do gerenciamento da cadeia de suprimento.
Posso identificar que o texto deixa tem claro e é objetivo que toda empresa deve ser globalizar mais.Que devem desenvolver estruturas organizacionais capazes de responder com rapidez e mais flexibilidade pra as exigência do mercado.
ResponderExcluirE muito importante e necessário ressaltar que a logística de uma distribuição tem que encontrar o equilíbrio entre a qualidade de serviço, a logística afeiçoa a movimentação do produto. Tendo um papel muito importante a logística para seu melhor desenvolvimento e desempenho do gerenciamento da cadeia de suprimento.
No ambiente globalizado, as empresas buscam aprimorar a logística e chegar aos mais altos níveis de eficiência e eficácia. O texto aborda fatores preponderantes para a evolução e se ter uma vantagem competitiva, seja através de investimentos na qualificação técnica dos funcionários, aprimoramento dos planos logísticos, reestruturação de suas fábricas e da parcela de responsabilidade do governo com infraestrutura e transportes.
ResponderExcluirAtravés da evolução e desenvolvimento da logística no mundo, o mercado de trabalho antes ocupado por administradores e engenheiros, abriu vários cursos de aprimoramento e a qualificação passou a ser palavra de ordem, pois o mercado exigiu mão de obra melhor preparada e específica, obtidas através dos cursos técnicos, tecnólogos e bacharelados na área.
Conhecer o processo logístico, a cadeia de suprimentos e reduzir o tempo de produção são os objetivos de todas as empresas, concomitantemente a satisfação dos clientes, no melhor tempo possível, com melhor qualidade e menor custo possível.
Não poderia deixar de citar a importância dos investimentos do estado na infraestrutura logística do país, usando como exemplo a deficiência nas ferrovias no Brasil, mas cabe citar também a necessidade de grandes investimentos em rodovias, portos e aeroportes e ainda acordos comerciais para facilitar a exportação e importação.
Conclui-se que o texto é rico em conhecimento e fonte de grande valia no enriquecimento e valorização da logística para os estudantes de administração e áreas afins da logística pois esta representa 20% da receita bruta da empresa.
Aluno: Cláudio Francitonio Medeiros da Cunha FANEC Sala 18
COM O CRESCIMENTO DO COMERCIO NOS ÚLTIMOS ANOS, UMA GRANDE PARTE DAS EMPRESAS, PASSOU A EXIGIR DOS PROFISSIONAIS DE LOGÍSTICA, UMA CONSCIÊNCIA GLOBAL E UMA VISÃO DIFERENTE, ATUANDO DE UMA MANEIRA, QUE POSSIBILITE DRIBLAR A CONCORRÊNCIA. AS ORGANIZAÇÕES ESTÃO FORTALECENDO CADA VEZ MAIS O SETOR DE LOGÍSTICA, ATRAVÉS DE INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS, QUALIFICAÇÃO DO QUADRO FUNCIONAL, IMPLANTAÇÃO DE UMA BASE SÓLIDA DE INTERLIGAÇÕES E AO MESMO TEMPO, SEMPRE ATENTAS AS MUDANÇAS DO MERCADO, QUE SURGEM NUMA VELOCIDADE MUITO GRANDE. ESSES SÃO ALGUNS PROCEDIMENTOS QUE SÃO REALIZADOS POR DIVERSAS ORGANIZAÇÕES, TUDO ISSO VOLTADO PARA UM PROCESSO PRODUTIVO MAIS EFICIENTE E EFICAZ, E, ASSIM, SATISFAZER SEUS CLIENTES E ATENDER TAMBÉM AS EXIGÊNCIAS DO MERCADO.
ResponderExcluirPERCEBEMOS QUE UM BOM NUMERO DE EMPRESAS NO NOSSO PAIS, MESMO COM MUITOS GARGALOS, ESTÃO SE EMPENHANDO, VISANDO FORTALECER O SETOR, MAS, INFELIZMENTE, O RITMO DOS GOVERNANTES DO NOSSO PAÍS, EM RELAÇÃO AO SEGMENTO, PARECE QUE CAMINHA EM OUTRA DIREÇÃO, EM MARCHA MUITO LENTA E SE CONTINUAR DA FORMA QUE VEM SENDO TRATADA PELOS GOVERNOS, INFORMAMOS NO PLURAL, PORQUE ESTADOS E MUNICÍPIOS, TEM QUE MOSTRAR INTERESSE NA CAUSA, DO CONTRÁRIO, VAMOS CONTINUAR TOMANDO CONHECIMENTO DO CRESCIMENTO DO RAMO, MAS, DE OUTROS PAÍSES.
NÃO PODERÍAMOS DEIXAR DE CITAR ALGUNS PONTOS NEGATIVOS, QUE, COM CERTEZA, ANOS APÓS ANOS, VEM PREJUDICANDO MUITO O CRESCIMENTO DO SETOR LOGÍSTICO DO BRASIL, COMO: AUSÊNCIA DE POLÍTICAS QUE ALINHE AS AÇÕES DE GOVERNO JUNTO A INICIATIVA PRIVADA, O POUCO INVESTIMENTO DO PAÍS NO SEGMENTO, ONDE NENHUM SETOR DE ESCOAMENTO É SATISFATÓRIO, APRESENTANDO DIFICULDADES ESTRUTURAIS, BUROCRÁTICAS E ECONÔMICAS. AS CONSEQUÊNCIAS PARA AS EMPRESAS BRASILEIRAS SÃO MUITO RUINS, PORQUE ELAS PERDEM COMPETITIVIDADE FRENTE AS CONCORRENTES DE OUTROS PAÍSES.
ALDIMAR LÉLIS
FANEC – SALA 18
Atualmente estamos vivendo em um mundo globalizado, em que, mais do que nunca, conquistar e principalmente, manter os atuais clientes é fundamental para a sobrevivência de qualquer negócio. Os produtos são, em sua maioria, facilmente copiáveis, e os serviços tendem a ser muito parecidos. A realidade da globalização provocou profundas mudanças nas empresas. Qualidade e competitividade deixaram de ser apenas um diferencial entre as companhias para se tornarem fator de sobrevivência no mercado global. Colocar o produto certo, no local certo, na hora certa, pelo menor preço é a grande meta a ser alcançada. Mais do que nunca, encontramos na logística uma poderosa ferramenta, que nos ajudará a mudar conceitos, rever processos, quebrar paradigmas, ou seja, fazer mais com menos. As empresas estão finalmente descobrindo a logística. Alguns vêem como uma grande oportunidade competitiva e outros, como uma ameaça diante da concorrência. Por exemplo, o segmento de supermercados, que é o mais importante canal de distribuição de produtos de consumo, segundo fontes de pesquisa, é o mais que tem recebido tecnologia nos últimos cinco anos em termos de gestão empresarial. A logística é a atividade da administração responsável pelo planejamento, organização e controle de todo o fluxo de mercadorias e informação, desde a fonte fornecedora até o consumidor. Logística é muito mais do que visão de depósito, palete, caminhão, etc., ela se preocupa com a qualidade, custos, prazos e ciclos dos serviços prestados no atendimento a clientes. Estes fatores fazem com que a logística esteja em constante evolução e revolução de conceitos e técnicas, integrados ao ambiente de marketing, ou seja, o resultado de um bom trabalho logístico, reduzindo custos e aumentando a eficiência, certamente será o lucro. Investir em áreas de movimentação, armazenagem, transporte e projetos de logística, sempre trouxe, contudo, uma sensação de perda para muitos empresários, ficando sempre em segundo plano, mas hoje as empresas que não tiverem uma logística eficiente, certamente perderão clientes para seus concorrentes. Ter uma clara visão do global é importante para as empresas que desejam ficar à frente de seus concorrentes. Os profissionais de logística precisam visualizar o global e entender que a cadeia de abastecimento não é mais uma função, mas uma estratégia que torna as empresas mais produtivas e competitivas. É preciso enxergar todas as funções e alterá-las criativa e coletivamente, a fim de implementarem estratégias vencedoras. Hoje, empresas de sucesso são aquelas que conseguem aumentar a taxa de inovação, lançar produtos e serviços mais rapidamente, atender a demanda com tempos de espera menores e conquistar maior confiabilidade. A procura de uma vantagem competitiva tem se tornado uma preocupação de todas as empresas atentas às realidades do mercado. Não se pode pressupor que os produtos atuais, por mais excelentes que sejam vão continuar a vender sempre. O desafio para uma organização que pretende ser líder em serviço ao cliente é conhecer as exigências dos diferentes segmentos do mercado em que atua e direcionar os seus processos de logística aos cumprimentos dessas exigências. A disponibilidade do produto de acordo com a conveniência está superando a fidelidade à marca ou a um determinado fornecedor. Podemos dizer que a logística em uma empresa constitui de três partes: primeiro, suprimento, gerencia a matéria prima e os componentes, abrange o pedido ao fornecedor, transporte, armazenagem e expedição da matéria prima à produção. Segundo, produção, que administra o estoque semi-acabado no processo de fabricação onde engloba o fluxo de materiais dentro da fábrica, os armazéns intermediários, o abastecimento dos postos de trabalho e a expedição do produto acabado. Aluno: Edglayson diniz Sala:18
ResponderExcluirA Logistica é uma fonte de vantagem competitivo no mercado de trabalho, com grandes soluçoes inovadoras para os problemas dos clientes.
ResponderExcluirLembrando que hoje a logistica tem que esta em equilibrio entre a qualidade do serviço ou produto tornando mais eficaz e eficiente.
Atualmente estamos vivendo em um mundo globalizado, em que, mais do que nunca, conquistar e principalmente, manter os atuais clientes é fundamental para a sobrevivência de qualquer negócio. Os produtos são, em sua maioria, facilmente copiáveis, e os serviços tendem a ser muito parecidos. A realidade da globalização provocou profundas mudanças nas empresas. Qualidade e competitividade deixaram de ser apenas um diferencial entre as companhias para se tornarem fator de sobrevivência no mercado global.
O desafio que a logística enfrenta é muito grande, assim necessitamos de profissionais especializados, pois além da logística interna da empresa, quanto ao estoque, localização, em dividir armário em corredores, prateleiras e gavetas, há também a logística externa, de como distribuir o produto em estoque. Em todas as épocas a rapidez e a flexibilidade são exigidas no mercado.
A distribuição nacional é feita na sua maioria por meios rodoviários, os quais trazem custos, como manutenção dos automóveis, combustível, impostos, pedágios, etc. Isso nos faz pensar que é melhor contratar terceiros em vez de possuir a própria frota, o que eleva o custo da mercadoria. Já a distribuição internacional, dependendo do produto é feito por meio aéreo e em sua maioria por meio marítimo no qual são utilizados Armador (embarcação). A logística de distribuição tem que encontrar o equilíbrio entre a qualidade de serviço, o custo e o capital investido.
A logística é fundamental para encontrar o equilíbrio entre qualidade do serviço, o custo e o capital investido, pode e deve ser usada de maneira bem estratégica para tornar possível o retorno de materiais e produtos, após sua veda ou consumo. Para o sucesso na pratica de estratégias operacionais, logística deve sempre adotar uma administração de sistema com bons fluxos e acompanhar o desempenho, além de uma estrutura organizacional apropriada para se atingir a excelência nas operações. Utilizando novas técnicas e procedimentos, como: parcerias e alianças estratégicas, voltadas para obtenção de vantagem competitiva frente à concorrência.
A logística é uma grande ferramenta que atua em todas as atividades da organização. Hoje a rapidez e a flexibilidade é uma necessidade devido à exigência do mercado. Mais para tudo isso acontecer é importante à qualificação de pessoas (mão de obra) e a parceria do governo, que no Brasil, por exemplo, atrasam a logística.
Com o crescimento e a eficiência da logística na economia não há chance para organizações amadoras devido à falta de recursos e a competição, mais tanta competição permite o desenvolvimento no comércio de cada região. A criação de novas ferrovias em algumas cidades do Brasil irá trazer muito desenvolvimento, vai gerar novos empregos e vários investimentos deixando até estas cidades fora da crise.
Aluna: Caroline Isabel Ribeiro da Silva
Sala: 18
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirCom o desenvolvimento do capitalismo mundial sobre tudo da revolução industrial,a logística tornou-se cada vez mas importante para as empresas num marcado competitivo.Isto ocorreu pois a quantidade de mercadorias produzidas e consumidas aumentou muito, assim como o comércio mundial, nos dias de hj com a globalização da economia os conhecimentos de logística são de fundamental importância para as empresas.
ResponderExcluirUm dos objetivos mas importantes da logística é conseguir criar mecanismo para entregar os produtos ao destino final num tempo mas curto possível,reduzindo os custos.
Aluno: Gustavo lima de Lélis
Sala:18
O mercado de trabalho, a cada dia está mais competitivo, não é à toa que ocorre grandes mudanças na logística. Como alguns anos atrás a logística era feita predominantemente por engenheiros e administradores, atualmente existe cursos técnicos, tecnólogo e bacharelados específicos em logística, já que houve mais oferta de mão de obra, também cresceu a necessidade de qualificação profissional.
ResponderExcluirPortanto profissionais qualificados e as empresas mais focadas conseguem fazer o diferencial;
No Brasil, a demanda por serviços logística cresce exponencialmente, porém é evidente que o país precisa de um plano logístico para vencer os gargalos da infraestrutura e seus elevados custos.
Aluna: Joana Darc de Moura
Sala: 18 ADM
Como um pilar a logística esta ligada as operações do mercado como algo que vem do principio. Uma vez que sua função é de grande importância não só para industria comercial mais na vida como um todo. Agora como novas fontes de estudos e qualificações o profissional dedicado a essa área, ganha grande importância no ciclo de vida de um produto e de uma organização, essa é a diferença que torna as empresas e profissionais preparados em as melhores do mercado. A busca incansável pela qualidade de seus produtos fazem dessas empresas preparadas as mais fortes para competir no mercado onde o melhor vence. A logística ainda se divide em varias áreas cada uma delas com suas particularidades e importância fazendo com que sua existência tenha ainda mais peso e mais valor perante ao mercado competitivo. E ainda que o conhecimento e aptidões nessa área sejam elevados, cabe ainda a essas e a esse profissionais uma busca ainda maior para seu aprimoramento.
ResponderExcluirAluno: José Edson da Silva
Sala 18
ResponderExcluirNo nosso cotidiano a logística vem enfrentando um desafio diário trabalhar contra o tempo o tempo todo.
Afim de garantir um padrão de excelência e as tendências do mercado globalizado, com forte índice de crescimento nas compras do e-comerc, pois a comodidade para quem estar a 3.000km de distância no conforto do seu lar e escolhe um item em um site de compras pela internet. que vai gerar um demanda de atividades para os colaboradores que estão envolvidos no processo de separação, organização, identificação e expedição do item selecionado sendo seu principal lema atender os prazos, garantindo sempre a redução de custos, para isso acontecer processos de logística reversa ecológica são adotados na empresa.
A maior parte da distribuição nacional é feita através das rodovias, mais também são adotados como meio de escoar os produtos as ferrovias, aéreas e marítimas , porem os custos, estão totalmente ligados a manutenção dos automóveis, combustível, impostos para rodovias um dos principais impactos no aumento do custo da mercadorias foram os itens citados acima.
Dessa forma uma maneira de reduzir seria contratar uma empresa terceirizada em qualquer que seja o tipo de transporte, em vez de possuir a própria frota, o que eleva o custo da mercadoria. Já a distribuição internacional, dependendo do produto é feito por meio aéreo e em sua maioria por meio marítimo que pode levar de uma única vez 100 mil toneladas em mercadorias, A logística de distribuição tem que encontrar o equilíbrio entre a qualidade de serviço, o custo e o capital investido.
A logística busca a redução de custo e tempo de entrega do produto para gerar valor ao cliente, para isso, a informação obtida é de sua importância o planejamento, operação e controle dos sistemas de logística
Um dos pontos mais importantes que o foco, na logística reversa merece a mesma atenção e planejamento que a logística convencional. Pois não existe negócio bem-sucedidos se não haver os resultados.
Abaixo os principais meios de transporte de mercadorias mundiais.
Aluno; Inacio santos
Sala ;18
O artigo aborda vários aspectos da Logística moderna de forma sucinta porém esclarecedora, tais como:
ResponderExcluirA sua ampliação para uma base mundial, ou seja além das fronteiras de seu pais de origem, tornando-se empresas globalizadas, o que não indica apenas a busca por novos mercados mas também a busca de fornecedores, instalação de fabricas, distribuidores e clientes em diferentes países conseguindo assim aproveitar as vantagens de cada um deles, tornando-se cada vez mais competitiva.
Também demonstra que graças aos avanços tecnológicos em relação aos computadores e telefones, ou seja, os meios de comunicação, as empresas precisam de um enfoque na velocidade, tanto de troca de informações como de desenvolvimento de novos produtos, fabricação, transporte e distribuição, tudo isso com rapidez e flexibilidade de forma a atender os clientes da melhor forma possível e assim garantir seus lucros e crescimento das organizações.
Outro aspecto abordado é a necessidade de cada vez qualificação nessa área de Logística que graças a sua importância e complexidade tem exigido profissionais cada vez mais especializados o que tem feito surgir cursos técnicos, tecnológicos e bacharelados específicos de logística. Aproveita para chamar a atenção para a necessidade de cada vez mais qualificação sendo essa claro, a palavra de ordem.
Demonstra alguns tipos de processos Logísticos como:
Logística interna - são os responsável pela movimentação e armazenagem dos materiais dentro da empresa;
Logística de suprimentos - É o que define o lead time (tempo de espera), tipos de embalagens, equipamentos de movimentação, modais de transporte, áreas de armazenagem e os recursos humanos e financeiros necessários;
Logística de distribuição - é o que torna possível a disponibilidade dos produtos onde e quando são necessários, coordenando o fluxo de informação e de mercadorias para atender os clientes com maior e eficiência possível buscando manter o equilíbrio entre qualidade, custo e capital investido.
Logística integrada - aperfeiçoa a movimentação dos produtos na cadeia de forma minimizar custos e gerar valor para os clientes, coordenando suas diversas áreas.
Logística reversa - que é a versão contrária da logística como conhecemos, pois faz com que os produtos e materiais para descarte ou reciclagem retornem aos fornecedores, atendendo assim a legislações ambientais e até mesmo criando uma imagem positiva para a organização devido a maior consciência ecológica dos consumidores e assim agregando valor a marca. Podendo ser também uma forma de reduzir custos e aumentar a lucratividade.
Outro aspecto muito importante para a logística e abordado no artigo é a infraestrutura de transportes que no Brasil ainda é deficiente pois falta malha ferroviária, rodovias adequadas, portos e aeroportos que ofereçam as condições para o fluxo de mercadorias ser econômico, rápido e seguro, tornando o país mais competitivo no mercado internacional e criando melhores condições para atender ao mercado interno.
Mais um aspecto muito importante para a logística são as barreiras tarifárias impostos pelos países sob o pretexto de proteger seus mercados produtores internos.
Além de tudo isso a Logística tem que lidar com barreiras culturais, linguísticas, de distancias, de demanda crescente, de diversidade e com a documentação das operações.
Por tudo isso vemos a importância do gerenciamento da cadeia de suprimento e logística para a administração empresarial tanto nacional quanto internacional, sendo decisiva não somente para a sobrevivência como o sucesso das organizações, pois o ambiente é cada vez mais competitivo e dinâmico, exigindo eficiência e rapidez nas informações, produção e distribuição para atender as necessidades e desejos dos consumidores de forma a fideliza-los e assim consolidar suas marcas e permanecer tendo sucesso no mercado.
Marcos William Pontes
ADM, sala 18, FANEC
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirO mundo se apresenta cada vez mais veloz, versátil e eficiente em suas relações, Fazendo com que a junto a tecnologia exista facilidades e interligações de informações, entretanto tornam as cobranças diante das atividades diárias duras e exigentes. Sim ela é a globalização. Todo esse avanço tecno-cientifica, tendenciou a procura organizada desse sistema. Dessa forma a logística aparece como fator primordial na busca por esse objetivo, Com a proposta de: monitorar, controlar e direcionar as operações logísticas.
ResponderExcluirNO Brasil existe um grande desafio estrutural, tendo em vista as poucas vias de escoamento adequadas, e uma malha ferroviária precária, que seria um meio propicio para bons resultados. Para ter uma ideia, o nosso principal meio de transporte são as rodovias, por vezes encontradas em más condições e com grande dificuldade de fluxo, que faz a gestão de suprimento, estoque e distribuição como também a logística reversa ficar a desejar.
A logística tem o papel elementar de transpor todos esses obstáculos, buscando de forma inteligente alternativas versáteis, através de profissionais qualificados, gerar ideias, fazendo a economia gerar frutos. Apesar de não parece, isso faz parte integrante para um economia forte de um pais. Entre os pontos principais de melhorias, precisamos de: investimento em transporte e vias de qualidade, tendo alternativa por mar, terra, e ar, fazendo com que os gastos sejam mínimos, produzindo uma estocagem correta para a qualidade do produto ser de excelência e a satisfação no tempo de entrega venha a ser obtido.
Portanto a busca por conhecimento deve ser incessante para que a partir dela se desfrute novos caminhos na busca pelo objetivo de um ciclo saudável de satisfação, observando a tendência mundial e procurando agradar a esses quesitos de otimização de recursos, saúde ambiental, e satisfação na prestação do serviço.
Att:Mozes carlos
Administação, Sala 18, FANEC
O estudo de caso relata a importância da logística com uma fonte de vantagem competitiva, tornando-a um facilitador crítico para integrar uma visão sistêmica de gerenciamento da empresa global. Não basta que as empresas ofereçam um produto ou serviço de alta qualidade se a entrega desses for feita à revelia e em condições precárias, frustrando as expectativas dos clientes. Um serviço eficaz ao cliente não se consegue somente através de empregados motivados, embora isso seja um pré-requisito, mas por meio dos sistemas logísticos que permitam a entrega do produto dentro dos padrões exigidos pelo cliente. Receber o produto dentro do prazo prometido, entregue no local correto e embalado adequadamente para que não sofra danos no transporte, são princípios básicos de uma distribuição bem elaborada num sistema logístico. Para que esse processo ocorra com eficiência, o governo precisa viabilizar maior investimento nos sistemas de transporte e armazenagem adequados.
ResponderExcluirAluna: Margareth Corcino
Sala: 18
o texto nos mostra com perfeição a importância da logística dentro de toda empresa, usada dia a dia para sua qualificação, os nonos concorrentes globais estão acirrando a competitividade a enfatizar, e que procuram estabelecer a lealdade em longo prazo com seu clientes,o bom relacionamento além do reconhecimento que é de grande importância, para gerar bons lucros a empresa, ter o seu diferencial também, afinal a cada dia o mercado fica mais semelhante uns aos outros, em um tempo difícil afetado pela crise em todo lugar, com seu produtos em baixo custos, e prioritário se manter firme em melhorar e surpreender os clientes.
ResponderExcluirMonara Dejauine do nascimento silva
Administração,sala18,Fanec
A logística não é somente uma opção que está ao nosso lado em momentos de dificuldades, pois a logística quando aplicada corretamente é um conjunto de soluções que pode transformar ou mudar economicamente tanto uma empresa como um país.
ResponderExcluirNão basta apenas ouvir falar sobre logística, mais sim intender como funciona este conjunto de mecanismo que contribui e muito no nosso dia á dia, seja em casa, na escola, no trabalho, nas empresas e também no próprio governo. Para todos os produtos que olhamos, devemos notar que sempre há novas formas de oportunidade de aumento de eficiência logística.
Um dos grandes exemplos que guardo na minha vida na aplicação de logística, é de uma ação ao abrir uma embalagem de papelão de pasta de dentes. Olhe lá dentro. Você verá o tubo com a pasta, mas também verá muito espaço vazio. Isso significa que houve muito transporte de ar quando o produto foi distribuído para as lojas.
Transportar ar é jogar dinheiro fora como diz o meu gestor, gastando-se combustível para movimentar espaços vazios. Além do custo da matéria-prima excessiva, da poluição do planeta com queima desnecessária de combustível e da produção desnecessária de embalagens que serão descartadas. Isso acontece com cosméticos, produtos de limpeza, remédios, alimentos, brinquedos, sapatos e vários outros tipos de produtos.
A boa notícia é que as empresas estão trabalhando em cima desse tema há algum tempo, tentando eliminar ineficiências nas embalagens e nos produtos. Mas ainda há muita coisa a se fazer para melhorar o sistema de logística aqui em especial no nosso país.
Uma das formas de conquistar seu cliente por meio da logística é o nível de serviço entregue. Disponibilidade de produto, disponibilidade de informação e entrega dentro do prazo são apenas alguns exemplos dos fatores que a logística pode agregar à experiência de compra do cliente.
Há três pontos importante no conjunto das ferramentas da logística, que merece nossa atenção especial como estudantes de Administração e são elas:
A logística de distribuição, que é a administração do centro de distribuição, localização de unidades de movimentação nos seus endereços, abastecimento da área de separação de pedidos, controle da expedição, transporte de cargas entre fábricas e centro de distribuição e coordenação dos roteiros de transportes urbanos.
A logística de manufatura, também é a atividade que administra a movimentação para abastecer os postos de conformação e montagem, segundo ordens e cronogramas estabelecidos pela programação da produção. Desovas das peças conformadas como semi-acabados e componentes, armazenamento nos almoxarifados de semi-acabados. Deslocamento dos produtos acabados no final das linhas de montagem para os armazéns de produtos acabados.
E por ultimo a logística organizacional, que trata da logística dentro de um sistema organizacional, em função da organização, planejamento, controle e execução do fluxo de produtos, desde o desenvolvimento e aquisição até produção e distribuição para o consumidor final, para atender às necessidades do mercado a custos reduzidos e uso mínimo de capital.
Enfim, o nosso país é um celeiro do mundo, abastece as principais economias do globo, mas ainda engatinha no que diz respeito a logística internacional, projetos futuros como o pré-sal estão em evidencia e isto torna o país um emergente que pode incomodar as maiores economias, o ambiente é favorável para negociação e investimento, pois basta os nossos governantes, assumirem uma postura correta e regulamentarem os impostos dignamente sem explorarem tanto os empresários como a população de um país.
Att: Edilson Matias R.
Administração - Sala 18 - Fanec.
A logística por si só possibilita a segurança de satisfação do cliente, desde os fornecedores, transportes, distribuidores e principalmente o cliente. E para manter essa satisfação é necessário reorganizar globalmente as funções de abastecimento de matérias e componentes. Pois a tendência é fornecer esses materiais e componentes em uma base mundial. E criar estratégias empresariais além das fronteiras para tornar esse nível satisfatório ainda maior no mundo e na vida dos nossos clientes.
ResponderExcluirA eficácia no sistema logístico permite a competitividade no âmbito internacional por meio do estoque, armazenagem e transporte dispostos de forma eficiente e eficaz, sendo a empresa capaz de atender e satisfazer as necessidades dos clientes. Mas isso requer uma infra-estrutura logística de qualidade e os países desenvolvidos investiram e investem no desenvolvimento infra-estrutural para sustentar o seu crescimento econômico.
No mundo empresarial a logística tornou-se uma importante ferramenta para o crescimento das empresas no mercado global, e hoje a meta é torna-se uma ferramenta fundamental tanto nacionalmente, quanto internacionalmente e graças aos avanços tecnológicos está conseguido alcançar a essas metas.
Aluno: José Henrique da Silva
Sala: 18
O texto é muito interessante, abrange as mudanças ocorridas no ambiente empresarial, como as empresas reagiram quando perceberam que a logística é uma ferramenta importantíssima, que é um diferencial para quem sabe utiliza-la a seu favor, e as expectativas de melhorias da logística no Brasil. A logística é a sustentação do desempenho de uma organização global, pois o mercado é cada vez mais competitivo e exigente, esperasse eficiência e rapidez nas informações, produção e distribuição para atender as necessidades e desejos dos consumidores para consolidar suas marcas e permanecer mercado.
ResponderExcluirAluno: Amanda Inácio Teixeira da Silva
Sala 18 ADM
A logística torna-se fundamental a cada dia,no mundo globalizado atual que vivemos,com a competitividade entre empresas e fornecedores observamos que esta ferramenta vem sendo explorada cada vez mais, isto porque traz agilidade nos processos,segurança e confiabilidade para os fornecedores,distribuidores e clientes. Afim de que haja um bom desenvolvimento da logística no mercado Brasileiro é necessário apoio do Governo,pois sabendo-se que a infraestrutura de logistica do nosso país é de baixa qualidade, o investimento em mão de obra,qualificação,rodovias e arquiteturas adequadas ao patamar Brasileiro para igualhar com nossa demanda de vendas,compras e distribuição é de imensa importância para o crescimento econômico do país. Desta forma mesmo sabendo que é preciso ainda,criar estratégias,desenvolver planejamentos e montar planos de ação empresariais para tornar esse nível mais satisfatório,colocando à frente a certeza de que, quanto maior investimento nesse ramo,mais ainda as possibilidades de nos encaixar-mos entre os países mais competitivos,desenvolvidos e qualificado.Com tudo isso, apesar da nossa falta de infraestrutura, as organizações conseguem de forma viável e competente atender as necessidades do cliente, transportar mercadorias com segurança,formar uma trilha de fácil acesso e deixar os clientes satisfeitos.
ResponderExcluirJOSIMARA JANUÁRIO DA SILVA - SALA 18
A logística torna-se fundamental a cada dia,no mundo globalizado atual que vivemos,com a competitividade entre empresas e fornecedores observamos que esta ferramenta vem sendo explorada cada vez mais, isto porque traz agilidade nos processos,segurança e confiabilidade para os fornecedores,distribuidores e clientes. Afim de que haja um bom desenvolvimento da logística no mercado Brasileiro é necessário apoio do Governo,pois sabendo-se que a infraestrutura de logistica do nosso país é de baixa qualidade, o investimento em mão de obra,qualificação,rodovias e arquiteturas adequadas ao patamar Brasileiro para igualhar com nossa demanda de vendas,compras e distribuição é de imensa importância para o crescimento econômico do país. Desta forma mesmo sabendo que é preciso ainda,criar estratégias,desenvolver planejamentos e montar planos de ação empresariais para tornar esse nível mais satisfatório,colocando à frente a certeza de que, quanto maior investimento nesse ramo,mais ainda as possibilidades de nos encaixar-mos entre os países mais competitivos,desenvolvidos e qualificado.Com tudo isso, apesar da nossa falta de infraestrutura, as organizações conseguem de forma viável e competente atender as necessidades do cliente, transportar mercadorias com segurança,formar uma trilha de fácil acesso e deixar os clientes satisfeitos.
ResponderExcluirJOSIMARA JANUÁRIO DA SILVA - SALA 18
A logística torna-se fundamental a cada dia,no mundo globalizado atual que vivemos,com a competitividade entre empresas e fornecedores observamos que esta ferramenta vem sendo explorada cada vez mais, isto porque traz agilidade nos processos,segurança e confiabilidade para os fornecedores,distribuidores e clientes. Afim de que haja um bom desenvolvimento da logística no mercado Brasileiro é necessário apoio do Governo,pois sabendo-se que a infraestrutura de logistica do nosso país é de baixa qualidade, o investimento em mão de obra,qualificação,rodovias e arquiteturas adequadas ao patamar Brasileiro para igualhar com nossa demanda de vendas,compras e distribuição é de imensa importância para o crescimento econômico do país. Desta forma mesmo sabendo que é preciso ainda,criar estratégias,desenvolver planejamentos e montar planos de ação empresariais para tornar esse nível mais satisfatório,colocando à frente a certeza de que, quanto maior investimento nesse ramo,mais ainda as possibilidades de nos encaixar-mos entre os países mais competitivos,desenvolvidos e qualificado.Com tudo isso, apesar da nossa falta de infraestrutura, as organizações conseguem de forma viável e competente atender as necessidades do cliente, transportar mercadorias com segurança,formar uma trilha de fácil acesso e deixar os clientes satisfeitos.
ResponderExcluirJOSIMARA JANUÁRIO DA SILVA - SALA 18
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirO que pude compreender que a logística é o gerenciamento do fluxo de material e de informação, ou seja, da cadeia de abastecimento. Vão analisar as alternativas existentes para embalagem, transporte e distribuição do produto e recomendar à diretoria as opções para cada alternativa, em termos de custos de transporte, prazos de entrega e confiabilidade nos tempos de atendimento dos pedidos, para que tanto a diretoria de uma empresa quanto o setor de vendas e marketing possam se comprometer com seus clientes em bases confiáveis.
ResponderExcluirCom a globalização fez as empresas repensarem em suas estratégias competitivas, a aceleração da transformação tecnológica, a disputa em mercados globais contra correntes globais e o aumento das expectativas dos consumidores são fatores a se considerar, para a manutenção e prosperidade da empresa. Com o progresso industrial a disponibilidade de ofertas mais amplas por parte de mais competidores ocorre simultaneamente à agilidade de escolha de fontes de suprimento e de compra muito mais amplas, desta forma o mercado espera e exige níveis de serviço de maior eficiência e efetividade.
Com isso, para que as organizações consigam atender a essas exigências dos consumidores, têm cada vez mais ampliado seu leque de opções de produtos e serviços, oferecendo, muitas vezes, não exatamente aquilo que os consumidores realmente necessitam e querem.
Aluna: Luanna Belkisse Do N. Freire
Sala: 18
A logística é esse conjunto de soluções que o texto retrata bem. O que tem que ser feito é realmente a politica se interessar e investir em infraestrutura nessa área em que cada dia cresce mais.
ResponderExcluirA realidade hoje poderia ser diferente no nosso estado por exemplo, se houvesse interesse politico em ter uma logística que realmente funcione e com isso iríamos ter investimentos no nosso estado, mais empregabilidade e desenvolvimento em varias áreas.
Com uma ótima logística ativa ira trazer muitos beneficio para a empresa e principalmente para o Brasil.
Aluna: Necyara Layanne de Lima Silva
Sala: 18
FANEC - ADMINISTRAÇÃO
O texto trata sobres a logística de modo geral.
ResponderExcluirA logística é uma vantagem competitiva que oferece crítica, integrando uma visão sistêmica, respondendo com os produtos e serviços que forneçam soluções inovadoras para os problemas dos clientes. A logística de qualidade em países desenvolvidos investem no desenvolvimento da infra-estrutura a fim de que tornem capazes de sustentar seu crescimento econômico, diferente do Brasil como afirma o texto, é de baixa qualidade.Criar estratégia empresarial seria no caso um marketing para que fornecedores, fabricas, mercados e clientelas consequentemente venham criar perspectiva na logística.
Aluna: Juliana Fonseca da Silva
Sala: 18
A logistica se aplica perfeitamente nos conceitos modernos de administração, hoje onde a moda é economizar a logistica entra como carro chefe nas grandes e medias organizações, tendo inclusive um profissional para se dedicar inteiramente a função, a empresa com sua forma capitalista deve ter prioridade em seus conceitos para equilibrar tudo, finanças, avanços e estatística se aprimoram a cada dia que passa, os avanços tecnologicos vem influenciando e muito de forma positiva para que se aprimore cada vez mais todos os conceitos, grandes lideres vem se rendendo as "maravilhas" que pode fazer com que as empresas venham crescendo nos mercados, na contra mão algumas empresas ficam para trás e acreditam que logística não seja de suma importância ou que ate mesmo seja desnecessária na área de administração e vemos que elas vão ficando cada vez mais extintas no cenário nacional por ter outras prioridades, nos grandes dias complicados e complexos que vamos vivendo temos que elaborar uma logistica para avançar como profissionais e em nome da empresa.
ResponderExcluirNitson Fernandes , Sala 18
As empresas precisam expandir o seu negócio, tendo uma perspectiva mais logística. Estando sempre atento a velocidade e adequando para acompanhar o ritmo e a exigência do mercado. As empresas enxergam a logística como um facilitador crítico para integrar.
ResponderExcluirPara que as empresas tenham sucesso, é preciso que o governo participe para o bom desempenho, entretanto sabemos que a malha ferroviária é pequena e não ajuda. A competitividade não permite mais empresas amadoras. As empresas precisam adotar uma logística eficiente e eficaz, adequar os seus funcionários, e estando bem atentos aos prazos e qualidade do produto, para fidelizar o cliente.
O governo não investe em melhorias prejudicando as empresas e sua logística, ainda impondo juros e taxas absurdas. A empresa sofre e os seus funcionários também, uma vez que são oprimidos, mais, contudo de certa forma serve para que as pessoas procurem aprimorar o pessoal e o profissional.
Anchelle Berto Faustino
Refente aos artigos do texto observei que existem vários e diferentes tipo de logística,com isso deixa claro que a logística é uma arte de planejamento e realizações de projetos.As grandes e as pequenas empresas devem está ligadas no seu planejamento buscando sempre organizar os pontos no armazenamento, na distribuição e na manutenção fazendo com que os seus produtos cheguem ao consumidor dentro dos prazos estabelecidos.Diante da logística de países, vimos que o Brasil esta longe de alcançar um lugar na colocação de melhor logística,nos países desenvolvidos politicamente e economicamente contamos com grandes investidores e excelentes governantes que é justamente o que falta para chegarmos ao patamar dos melhores,infelizmente ainda não alcançamos a logística dos grandes talvez por falta de investidores ou recursos que levam as nossas empresas a exportação estrangeira bem mais equipada e mais qualificada do que a nossa.
ResponderExcluirA LOGÍSTICA É UM SETOR RESPONSÁVEL QUE DESPÕE DE RECURSOS,EQUIPAMENTOS E INFORMAÇÕES DE TODAS AS ATIVIDADES DA EMPRESA.PARA O ATENDIMENTO DO CLIENTE CONTAMOS COM OS RECURSOS GLOBAIS DA EMPRESA DENTRO DO SEU PONTO DE ORIGEM ATÉ PONTO DE CONSUMO.
ResponderExcluirPARTINDO PARA A LOGÍSTICA GLOBALIZADA OBSERVA-SE QUE ELA ESTA PRESENTE NAS ATIVIDADES PARA FORNECER PRODUTOS E SERVIÇOS, DENTRO DO PLANEJAMENTO DA EMPRESA.CADA VEZ MAIS AS EMPRESAS ESTÃO BUSCANDO ESTRATÉGIAS DE LOGÍSTICAS GLOBAIS,COM INSTALAÇÃO DE MANUFATURAS,MONTAGEM E DISTRIBUIÇÃO LOCALIZADAS EM DIFERENTES PAÍSES,COM A NECESSIDADE DE CONSIDERAR MODOS ALTERNATIVOS DE TRANSPORTE COM ACOMPANHAMENTO DOS ESTOQUES PARA ASSEGURAR NÍVEIS ADEQUADOS DE SERVIÇOS E PRODUÇÃO EFICIENTE EM TODO O SEU PROCESSO PRODUTIVO.
ADM_SALA 18
ADRIANO BATISTA DE ARAÚJO
Logística e uma das melhores coisas inventadas,e o seu objetivo é de extrema importância, para grandes e pequenas empresas,serve pra quebrar barreiras entre mercado e mercadoria, agora pra que isso aconteça todos têm que está em uma só linha de conexão, e o Brasil está perdendo essa conexão quando ele para de investi nessa área onde entra portos, aeroportos e rodovias, e quem perde com isso também fora os empresário e a população brasileira,onde os empresários deixa de fazer acordos internacionais,
ResponderExcluirGraças a outras tecnologia isso melhorou um pouco na forma de trabalho.
O objetivos da logística empresarial e internacional abrange muitas coisa em meio a ela, é bem interessante, tanto se visa o cliente, como a empresa no final do texto relata um tipo de negociação,que é a obrigatória, acho que o Brasil e seus empresários se encaixa bem nela.
Acho isso porque o Brasil não está preocupado, Em investe em tecnologia e muito menos em negociação
De acordo com o texto, movimentação eficiente de produtos acabados, desde o final da linha de produção até o consumidor, e, em alguns casos, inclui a movimentação de matéria-prima da fonte de suprimentos até o início da linha de produção. Estas atividades incluem o transporte, a armazenagem, o manuseio dos materiais, o empacotamento, o controle de estoques, a escolha da localização de plantas e armazéns, o processamento de ordens, as previsões de ordens e os serviços aos clientes,logística tem como meio de obter vantagem competitiva. Também se destaca o surgimento do conceito de gerenciamento da cadeia de suprimentos , o gerenciamento Logístico é a parte da gestão da cadeia de suprimentos que planeja, implementa e controla de maneira eficiente e efetiva os fluxos diretos e reversos, a armazenagem de bens, os serviços e informações relacionadas entre o ponto de origem e o ponto de consumo a fim de encontrar os requerimentos dos clientes.
ResponderExcluirUm bom planejamento com o intuito de satisfazer e manter clientes, além de maximizar a riqueza dos proprietários, e uma logística e uma eficiente e organizada pode ser o diferencial, para a empresa. As organizações devem atender seus clientes imediatamente, disponibilizando a quantidade desejada, a fim de superar a concorrência, em um volume demasiado de produtos em estoque. A má administração dos estoques pode ocasionar investimentos de capital desnecessários e consequentemente a perda de mercado consumidor. O estoque compreende desde a matéria-prima, produtos e peças em processo, embalagem, produto acabado, materiais auxiliares, de manutenção e de escritório, até os suprimentos.
As empresas devem buscar a redução da quantidade de produtos estocados , para ter um maior controle e gerenciamento na organizaçao dos produtos, as organizações precisam de sistemas cada vez mais sofisticados, a fim de determinar o nível de segurança dos estoques, a qualidade do serviço, além da quantidade ideal a ser comprada. As empresas de grande porte já trabalham com esse tipo de organização que vem sendo uma melhor forma de organizar, economizando mais e tendo mais lucro.
Os estoques devem ser monitorados e avaliados constantemente, pois a gestão dos mesmos, depende cada vez mais de parâmetros para determinar e controlar os produtos que são mantidos em estoques. Isso porque os estoques detêm grande parte dos custos logísticos, em função de envolver os custos de pedido, manutenção, falta de produtos, além de apólices de seguros, obsolescência, perdas e pessoal especializado.
Através da logística é possível assegurar a satisfação do cliente ao longo do tempo, em cadeia desde os fornecedores, transportes, distribuidores, varejista, clientes, fluxo de materiais e etc. Para satisfazer essas exigências, não é suficiente que logística se ocupe somente da entrega dos produtos aos clientes, reorganizar globalmente as funções de abastecimento de materiais, componentes, de produção e de compra no atacado, a função de desenvolvimento dos produtos e de distribuição física, a função de vendas, é necessário estruturá-las juntamente e fazer das mesmas um sistema
Carlos Henrique Machado De Souza Filho
Sala 18
O tema deste estudo trata da estratégia em relação a logística Nacional e Internacional onde pode-se verificar a presença de todos os componentes integrantes da logística: desde a matéria- prima até o consumidor final.
ResponderExcluirA Logística, tem expandido no mundo inteiro e ganhado maiores destaques no mercado de trabalho atual devido a globalização, hoje em dia um profissional desta área é um dos mais bem remunerados atualmente, para as empresas esse é um fator competitivo pois é necessário garantir a integridade da mercadoria e prazos de entrega de modo que se ganhe a confiança do cliente.
O modo como a logística vem sendo aplicada e desenvolvida, no meio empresarial e acadêmico, denota a evolução do seu conceito, a ampliação das atividades sob sua responsabilidade e, mais recentemente, o entendimento de sua importância estratégica.
A logística em si tem passado por grandes processos, e hoje e reconhecido pela sua organização, pelo seu desenvolvimento nesta área, como função integrada a empresas, trazendo benefícios satisfatórios tanto para os clientes como para os empresários.
A logística no transporte internacional, sua importância para o mercado. Para tanto, trabalharemos com os quatros meios de transportes quando serão descritas quais são as vantagens e desvantagens em se utilizar esses meios de transportes, ou seja, seus pontos fortes e fracos. O transporte Ferroviário, que é um meio flexível de transporte, porém só pode ser realizado entre países vizinhos, e é realizado por trens. O rodoviário é um transporte indicado para médias e curtas distâncias, e ele é realizado porta a porta, através de caminhões, treminhões, ônibus entre outros. O transporte Aéreo, é um meio rápido, que traz um custo baixo em relação aos outros, é realizado com aviões. E, por fim, o transporte Marítimo que é utilizado para todos os tipos de carga e para qualquer porto do globo, é realizado com navios.
Para a logística e importante manter a lucratividade em alta as empresas investem na aquisição de novas competências visando dentre estas destaca-se a logística, que possui a capacidade de agregar as diferentes atividades, modernidades, procurando sempre inovação para atrair novos clientes e manter a empresa em alto nível de qualidade, dando o melhorias empresariais, envolvendo toda a cadeia de suprimentos e distribuição com seus diferentes interesses.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirO texto mostra que a logística é uma grande ferramenta que atua em todas as atividades da organização é a atividade responsável por planejar, organizar e controlar todo o fluxo de mercadorias, e a cada dia vem sendo mais usada por trazer maiores vantagens para os distribuidores e clientes, são elas logística interna, de suprimentos, de distribuição, integrada, e a reversa que se torna capazes de responder com rapidez e flexibilidade às exigências do mercado, Se o mercado cresce, a mão de obra tem que crescer junto com ele. A infraestrutura logística brasileira é de baixa qualidade, porém, mais do que nunca, encontramos na logística uma poderosa ferramenta, além do desenvolvimento de uma estrutura organizacional apropriada para se atingir a excelência nas operações que nos ajudará a mudar conceitos, rever processos, prazos e ciclos dos serviços prestados no atendimento a clientes. A alguns anos a logística era feita por admiradores e engenheiros, mais hoje em dia o mercado está aberto a várias especializações de cursos para aumentar as carreira, deveres e contribuições, quanto maior for seu desempenho maior será sua capacidade. Há uma grande expectativa de melhoria da logística pela perspectiva do setor produtivo com isso deve haver um plano, para melhorar a infraestrutura e os níveis de relacionamento possíveis entre as atividades de logística.
ResponderExcluirNayara Rayane Cavalcante Correia
Sala 18
Logística empresarial Nacional e internacional
ResponderExcluirPosso entender que logística é uma palavra ligada a gestão cuja atividades estão voltadas para o planejamento da armazenagem, circulação (terra, ar e mar) e distribuição de seus produtos.
Logo após a Revolução industrial a logística se tornou uma das ferramentas mais importante no meio empresarial para atender a velocidade da tecnologia cada dia e o surgimento rápido de concorrentes cada vez mais preparado em cumpri com prazo de entrega cada vez mais rápido e qualidade de seus serviços, na logística Nacional encontramos dificuldades em organização e alguns caso falta de infraestrutura que sabemos que a estrutura do país em alguns lugares deixa a desejar e fazendo freia ou desacelera seus horizontes para avançar , mais minha opinião que se investir na logística e mas relações nacionais e internacionais iriamos mudar muito nossa história no mundo empresarial ,assim como investimento também de profissionais qualificados e preparados para tal função .
A logística internacional vejo que podemos vela em alguns caso como exemplo, mais o desenvolvimento do país ajuda muito que isso continue avançado, a logística internacional é uma das ferramentas imprescindível para a expansão do comercio exterior mundial ,uma vez pode ser utilizada estrategicamente como diferencial competitivo nas negociação internacional, e não somente como método instrumento operacional .
No Brasil nos últimos anos avançou um pouco e acredito que vai avançar ainda mais como o Programa de investimento em logística que abre uma nova etapa para dinamizar a economia brasileira e oferecer uma infraestrutura de transporte ainda mais integrada e moderna, assim como o texto estudo de causa acredito que a valorização de atividade logística no planejamento estratégico tem grande chance do país se desenvolver ainda mais , modelo que usa os países desenvolvidos .
Sheila Gardenia
Natal 02 de Março de 2016
Sala 18 FANEC
A logística assim como todas as partes de uma organização tem grande peso e importância, pois a responsabilidade de uma logística bem aplicada e bem elaborada trás não só para os profissionais dessa área mais também para a empresa grandes experiencias. A crescente valorização na Logística têm dado impulso as grandes organizações para crescer no mercado competitivo, com a utilização de novas ferramentas e de novos conhecimentos obtidos por meio de ensinos técnicos e especializados nessa área. Assim valorizando ainda mais o profissional de Logística, usando essas ferramentas e esses conhecimentos as grandes empresas agora inseridas nesse mundo competitivo busca obter sucesso através de seus clientes satisfeitos. A busca pela melhor qualidade do produto ou serviço é de grande importância para manter acesa a lealdade do cliente, e isso é o poder exercido pela Logística nas pequena, médias e grandes organizações e também em seu profissional capacitado que estará sempre em busca de novos conhecimentos e aperfeiçoamento!
ResponderExcluirAluna: Fca Andriela Cassemiro da Silva
Sala 18
Os desafios para a empresa global será integrar e administrar as interligações entre fornecedores, fábricas, centros de distribuição e clientes, tendo uma perspectiva cada vez mais logística. As empresas enxergam a logística como uma fonte de vantagem competitiva, isto porque na sua nova configuração estratégica, a logística está se tornando um facilitador crítico para integrar uma visão sistêmica de gerenciamento da empresa global.
ResponderExcluirA logística de distribuição é uma das ferramentas que provêm à disponibilidade de produtos onde e quando são necessários, coordenando fluxos de mercadorias e de informações de milhares de pontos de vendas dos mais variados bens e serviços. É importante ressaltar que a logística de distribuição tem que encontrar o equilíbrio entre a qualidade de serviço, o custo e o capital investido. Cabe à logística integrada aperfeiçoar a movimentação do produto na cadeia, minimizando custos e gerando valor para o cliente. Os processos logísticos são de grande importância para o bom desempenho do gerenciamento da Cadeia de Suprimentos; as atividades principais da logística são: Embalagens, manuseio, movimentações, armazenamento, estocagem e transportes dos materiais ou produtos ao longo da cadeia de suprimentos.
O sistema de mediação e avaliação de desempenho possui três objetivos fundamentais: Monitorar, controlar e direcionar as operações logísticas Existem diferenças entre a logística convencional e seu sistema reverso, dentre as quais estão na Cadeia Logística Convencional os produtos eles são puxados pelo sistema e na Logística Reversa existe uma combinação entre puxar e empurrar os produtos pela cadeia de suprimentos. A atuações das empresas no mercado internacional tornou-se um imperativo, e visando a ampliar ou sustentar essa participação, surgiu à necessidade de desenvolver transporte internacional, capacidade para lidar com a diversidade cultural, habilidade multilinguística e ampliação das cadeias de suprimento.
As barreiras impostas ao posicionamento comercial dos países afetam o desempenho da logística global; cada país desenvolve o seu modelo de proteção de mercados, visando a se proteger da concorrência, alguns barreiras tarifárias ou não tarifárias são estabelecidas, as tarifas afetam a logística, isso porque o fluxo de comércio é vulnerável a modificação dos percentuais anteriormente estabelecidos. A logística verde é responsável por tornar possível o retorno de materiais e produtos, após sua venda e consumo, aos centros produtivos e de negócios, por meio dos canais reversos de distribuição agregando valor aos mesmos.
As empresas devem buscar um desempenho razoável em todas as suas competências logísticas: posicionamento, integração, agilidade e mensuração. As expectativa de melhoria da logística no Brasil é grande, porque há uma demanda por melhorias fomentada pela perspectiva de expansão do setor produtivo.
Aluna: Lorena Thais Gomes de Souza Araujo
Sala 18- Fanec
De acordo com o texto,o destacamento da importacia da logistica empresarial nas empresas, sem a logistica è impossivel um planejamento mais preciso para atender as muitas necessidades variadas variadas do comercio,a logistica busca a redução de custo e tempo de entrega do produto para gerar valor ao cliente,para essa a informação operação e controle dos sistema de logistica para a plena conpreensão da logistica è necessario não apenas o dominio dos conceitos e praticas,mas também um amplo entendimento de sua evolução de todo o gerenciamento industrial.A visão evolução historico embasa uma visão critica da situação atual,assim como das tendencias logistica.A logistica tem expandido no mundo inteiro e ganhando maiores destaques no mercado de trabalho atual devido a globalização.
ResponderExcluirAluno:Monieliton Leonardo da Silva
Sala:18
O texto nos mostra claramente que a cada dia as organizações vem se movimento cada vez mais, ou melhor vem se organizando se atualizando para atender melhor os clientes.A busca por novas estratégias no setor de logística englobando diversos seguimentos e unificando cada vez mais os setores para agilizar os processos.
ResponderExcluirA qualificação no setor de logística se tornou algo primordial, indicando que se qualificar se tornou a palavra de ordem, outro ponto importante é o governo, este tem um grande peso, porém aqui no Brasil, eles não tem cumprido seu papel para melhorar os processos.
A cada dia com a globalização empresas desorganizadas, não conseguem se manter no mercado, tendo em vista que as grandes organizações investem fortemente no setor logístico.
O bom desempenho ao realizar uma operação de logística onde custos são reduzidos e os custos são reduzidos e o resultado são bons tem que ter um bom planejamento no setor logístico.
Aluno:Aldijania Gomes
ExcluirSala:18
Hoje, existe um acirramento da concorrência no mercado mundial, como antes nunca visto. Pela evolução da tecnologia na indústria, no transporte, também na interação através de uma telecomunicação cada vez melhor com a informatização, assim como tudo mais, que se evidencia como voláteis os paradigmas da atual sociedade, onde o consumidor desta, torna-se mais conhecedor dos seus direitos por estar mais informado e, tanto quanto exigente. São estes apenas, alguns fatores preponderantes, que levam as empresas globalizadas a se sentirem compelidas a buscarem uma melhor sistematização do seu trabalho.
ResponderExcluirA distinção das empresas do amanhã, necessariamente agora, não se detém à sua expansão em grandes mercados, sem que isto implique em assumir o desafio de uma administração criteriosamente logística. Com isto, a força da competitividade que este universalizado mercado dita e imprime, não admitirá empresas que para se manterem competitivas, se comportem aquém das exigências que consequentemente se fizeram naturais. As mesmas estarão claramente fadadas a estagnação e consequentemente a inexistência. [...]
Aluno: Francisco S Oliveira
Sala:18
As referidas, de certo que precisarão, além de conscientizarem-se dessas mudanças, desenvolverem estruturas organizacionais atentando para Investimento em pesquisas cientificas, tendências de mercado, atualizando conhecimentos, mudanças comportamentais e evidentemente qualificando seus profissionais (que dentro ou fora do mercado de trabalho, devem buscar capacitar-se com esta mesma visão) numa logística que venha entender para atender com eficiência, eficácia, permanentemente e sobretudo em tempo hábil às necessidades e exigências de seus clientes, sem limites e sem fronteiras, imprimindo então a sua digital no mercado.
ResponderExcluirO governo por sua vez, tem sua real parcela de responsabilidade, todavia trava o desenvolvimento da nação, quando não viabiliza uma logística facilitadora com armazenamento adequado de mercadorias, principalmente as perecíveis, em transportes de baixo custo, mais seguros, mais precisos, como o fato de não dar maior atenção ao investimento do transporte ferroviário. Dessa forma, empresa e pais emperrará em meio a sua trajetória e, sua potencialidade estará sempre abaixo de países desenvolvidos que se preocupam em investir na infraestrutura para o crescimento econômico.[...]
Aluno: Francisco S Oliveira
Sala:18
Para um pais que visa ao desenvolvimento, faz-se urgente, um empenho conjunto de todos os seguimentos: comercio, governo, indústria de um modo geral; em busca de uma logística eficiente, melhor planejada, bem adaptada, melhorando as condições de consumo, aumentando a capacidade de produção, melhor armazenamento, viabilizando a distribuição, tornando-se uma capacidade competitiva. Para isto, envolve evidentemente tanto a logística de produção que trata da movimentação dos fluxos internos, causando melhor rotatividade do estoque, diminuição de perdas e de trabalho, quanto a logística de distribuição, que é responsável pela disponibilização de produtos onde e quando necessários.
ResponderExcluirCom o intuito de ampliar e se manter no mercado internacional, as empresas precisam também desenvolver transporte internacional, capacidade para conviver com as diversidades de cultura, habilidade linguística para uma comunicação mais fluente, mais clara. No entanto, existem também barreiras comerciais nos países, cada um tem sua proteção de mercado, evidentemente para se defender ou contra-atacar a concorrência. Com a vulnerabilidade do fluxo do comercio, os percentuais tarifários também sofrem suas variações, afetando o desempenho da logística global. Na esfera brasileira, apesar da melhoria de sua competitividade, das unidades produtivas, os custos elevados, perdas, deficiente infraestrutura, organizações, transportes e comunicação comprometem em muito sua competência, influenciando notadamente no orçamento logístico.[...]
Aluno: Francisco S Oliveira
Sala:18
Assim, é inconcebível imaginar que quaisquer empresas que sejam, ou países, independente de porte ou ramo de negócio, de âmbito nacional ou internacional, não necessite atentar, por mais oligopolista que seja, para a concorrência de mercado e no mínimo a satisfação de seu público alvo a ponto de ignorar ou despreocupar-se com o fator logístico. Principalmente quando em face das dificuldades, barreiras tarifárias, fronteiras, despreparos governamentais, diversidades culturais e linguísticas, mesmo sem um estudo prévio de qualidade que se possa entender de fato o que tudo isto significa. Precisa-se estar atento às mudanças e seu aperfeiçoamento, criando dinamismo, excelência em qualidade e rapidez evidente, evitando desperdícios, objetivando lucro com a satisfação de todos os envolvidos. Todo esse aparato, otimiza qualidade, minimiza custos, gera valor para o cliente, aperfeiçoa a necessidade mútua e dá consistência à relação, promovendo satisfação em via de mão dupla. Logo, não se efetua qualquer ação, não se chega a nenhum lugar sem uma sistematização, um conjunto de estratégias e ideias, a estes chamamos de logística.
ResponderExcluirAluno: Francisco S Oliveira
Sala:18
As empresas para melhoria em suas obrigações tem buscado nos meios de estudo uma melhor rapidez para a satisfação dos seus investidores. (Clientes),sendo assim sempre visando a qualidade em atender.o foco das empresas ao meio de trabalho no setor de entrada e saida de seu produto hoje esta totalmente ligado a logística, pois é de lá que os empresário tem a principal fonte de informações para garantir o seu produto de entrega no seu ponto final com qualidade.
ResponderExcluirA logística hoje nas organizações é muito importante,pois ela busca amenizar os prejuizos que o seu pruduto tem no decorrer de sua trajetória,para chegada.
O mundo hoje esta bem competitivo,sendo bem rigido com todos os setores de processos de um determinado produto,por isso para que se conquiste um investidor temos que ter uma boa qualidade para melhor atender,com resposabilidade de satisfação.
Paulo edson sala 18.
ResponderExcluirPaulo edson sala 18.
ResponderExcluirAs empresas para melhoria em suas obrigações tem buscado nos meios de estudo uma melhor rapidez para a satisfação dos seus investidores. (Clientes),sendo assim sempre visando a qualidade em atender.o foco das empresas ao meio de trabalho no setor de entrada e saida de seu produto hoje esta totalmente ligado a logística, pois é de lá que os empresário tem a principal fonte de informações para garantir o seu produto de entrega no seu ponto final com qualidade.
ResponderExcluirA logística hoje nas organizações é muito importante,pois ela busca amenizar os prejuizos que o seu pruduto tem no decorrer de sua trajetória,para chegada.
O mundo hoje esta bem competitivo,sendo bem rigido com todos os setores de processos de um determinado produto,por isso para que se conquiste um investidor temos que ter uma boa qualidade para melhor atender,com resposabilidade de satisfação.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirEstela teixeira de souza sala 18
ResponderExcluirMarcelo nunes de araujo sala 18
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirPodemos dizer que a logística está a todo o momento em nossas vidas ou em qualquer lugar, estamos em varios momentos transportando produtos e objetos afim de sermos o mais rápido possível para chegar em nosso objetivo que é entregar o que foi prometido ou negociado só que de uma forma não profissional e o texto mostra a necessidade de uma boa logística, um mercado grande e sem divisas ou limitações muito promissor onde podemos crescer e explorar cada vez mais esse ponto de mercado logístico e que a um mundo sem fronteiras e limitações para melhoria desse ponto em questão podendo ser desenvolvido e que é de extrema importância em nossas vidas e que a cada dia clientes e fornecedores buscam cada vez mais evoluírem nesse ramo de negocio que cresce cada vez mais todos os dias, cabendo a nos mesmos buscar a melhoria desse serviço através de muito estudo e conhecimento para melhorar esse serviço em nosso pais, e em escala mundial.
ResponderExcluirMarcelo nunes sala 18