sexta-feira, 11 de dezembro de 2015

3 dicas para lidar com um cliente mal-humorado

O CLIENTE

Sabedores de que o humor é um estado de espírito, um filtro na comunicação entre as pessoas. Se estivermos mal-humorados, uma piada boa pode não ter graça alguma e um momento  um olhar mal desviado destruí uma campanha de marketing  ou vantagem promocional na compra  que podem também  perder o valor e a negociação final ao cliente .
Destacamos que o segredo dos grandes vendedores é perceber o cliente, seu ritmo, seu temperamento, seu estado emocional. Detectar estilos diferentes de clientes externos e também aplica-se para os clientes internos deverá ser  um ótimo caminho para desfazer barreiras nas relações comerciais.
Tem cliente que é expansivo, gosta de falar a maior parte do tempo. Tem cliente que é mais reservado, fechado, que não tem muito tempo para oferecer a uma conversa. Tem clientes que estão num dia ruim, eventualmente mal-humorados, ou há aqueles que são sempre assim. Cabe ao vendedor, ou qualquer pessoa que lide com a clientela, entender para depois atender , assim o foco ficará no atendimento geral , desenvolvendo abordagens e tornando o clima mais agradável , tanto para quem compra e menos estressante para quem atende .

Perceba sinais corporais: note sinais de pressa, impaciência, objetividade na comunicação. Tente se adequar ao estilo da pessoa, isso constrói empatia (quando as coisas empatam). Se a pessoa é expansiva, gesticula, fala mais alto, brinca, entre no mesmo ritmo, sem exagerar. Como diz Dale Carnegie, autor de Como fazer amigos e Influenciar pessoas: “as pessoas gostam de pessoas que são iguais a elas”.
 Tenha uma boa comunicação: isso não significa falar demais. Ouça bem o que a pessoa precisa, ajuste seu ritmo vocal e seja empático ao apresentar seus produtos ou serviços. Se entrar no ritmo da pessoa, ela seguirá o seu.
 Não leve para o lado pessoal: entenda que o mau humor é parte do seu desafio em alguns casos e nunca encare que a pessoa está contra você. Ela pode estar num dia ruim apenas. Crie sintonia, afinidade e empatia antes de começar a vender, isso desfaz o clima de mau humor, na maioria das vezes.Marcelo Ortega é especialista em vendas, palestrante e consultor empresarial.
Assim em um ritmo musical , um amigo disse a um tempo que atendimento é como dançar , dependendo da primeira abordagem , o par vai dançar sem pisar nos pés de ninguém , e agradar a todos . Fica a dica para Hoje , se não estiver bem consigo ou com alguém pense duas vezes antes de atender mal humorado pois este pode informar a mais clientes , e arranhar a imagem da sua organização , boas vendas , sucesso e boa sorte .  







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