quarta-feira, 2 de dezembro de 2015

QUANDO A ÉTICA NÃO EXISTE NA ORGANIZAÇÃO


Tratamos deste assunto como segundo plano , existem situações e comportamentos aonde a ÉTICA deveria ser um  tema principal nas reuniões e encontros , também trata se de um assunto  complexo. É duradouro , sustentado pelo amor e o respeito em algumas situações  fascinante porque em teoria é compreensível e inspirador e complexo porque se dá na prática por meio das pessoas. A Ética é, portanto, um produto das relações humanas. De forma pragmática, a ética se apresenta como o assunto cujo estudo tem tornado possível maximizar a eficácia das relações humanas nas organizações. Em seu sentido mais abrangente, a ética significa o conjunto de valores e da moral que conduzem um indivíduo a tomar decisões, no que se refere principalmente às suas relações com o mundo. Não se pode estudar a ética de forma isolada, mas com foco no ambiente e nas relações humanas  existentes nas organizações .

Segundo Edgar Schein (1982) define cultura organizacional l como sendo um padrão de suposições básicas inventadas, descobertas ou desenvolvidas pelos membros de uma empresa para lidar com problemas de adaptação externa e integração interna. Estes padrões funcionam com eficácia suficiente para serem considerados válidos e, em seguida, ensinados aos novos membros como a maneira correta de perceber, pensar e sentir esses problemas , criando multiplicadores de boas práticas , atitudes e posturas  profissionais .
E quando ela não existe ?

Apontamos que os VALORES  são afirmações sobre as crenças fundamentais, princípios que podem ser compartilhados, aprendidos e formam a base a partir da qual as ações e decisões organizacionais serão tomadas. O conjunto de valores orienta a definição de políticas e diretrizes, que se consolidam nos hábitos e costumes. Os valores servem de guia para definição de prioridades e de como todos devem se conduzir na busca dos objetivos da organização. Embora tenham caráter permanente, os valores devem ser periodicamente revisitados, para evoluir com a sociedade e com as necessidades da empresa, formando um conjunto vivo de crenças , E DE RESPEITO MÚTUO ENTRE OS COLABORADORES , ORGANIZAÇÕES , CLIENTES E FORNECEDORES .

A AUSÊNCIA , fará com que a ORGANIZAÇÃO perca , atitudes erradas , pessoas erradas , situações delicadas e conflitos , eliminando o bom CLIMA ORGANIZACIONAL , AS BOAS PRÁTICAS , nós como GESTORES devemos combater a ausência de BOAS PRÁTICAS , eliminar a RÁDIO PIÃO , é onde tudo surge , a doença grave das organizações o disse me disse , fiquei sabendo ... e por aí vai ..
Um forte abraço a todos , até a próxima .  

6 comentários:

  1. Um ótimo artigo no qual tem suma importância na organização a Ética dos seus colaboradores, pois é algo que está sempre em evolução. Na atualidade lidamos com todo tipo de pessoas, com seus próprios pensamentos e maneira de agir, mas que com ética se respeita o espaço de cada um, em épocas em quais certas atitudes não seriam admissíveis, hoje é exigido respeito e até admiração, como o fato de uma mulher exercer um cargo de chefia em uma empresa por exemplo, e a evolução da ética e moral faz com que isso não seja visto de forma errada, como seria visto a décadas atrás. Dentro das organizações não é diferente, com ética se trabalha em conjunto e respeito, tendo limites que são impostos de cada um, beneficiando a empresa e trazendo crescimento para o grupo.

    ResponderExcluir
  2. Em uma época onde a ética está esquecida ou quase não existe mais em vários setores da sociedade. Não é diferente nas organizações, infelizmente vemos que muitas vezes é deixada de lado para proveito próprio ou para dar lugar ao tão famoso "jeitinho brasileiro".
    Infelizmente este tipo de atitude demanda resultados negativos nas organizações, imputando a falta de credibilidade e valores, que são primordiais nas organizações, pois sem eles o real motivo do negócio perde o valor.
    Mas assim como no meio do trigo há o joio, basta atenção e para que o mau seja cortado, e assim os valores éticos sejam reimplantados e garantir o bom andamento da empresa e do grupo como um todo.

    Aluna: Patrícia Aires Cavalcante Rosa, sala 20

    ResponderExcluir
  3. Grande parte das empresas ja não da tanta importançia a ética,muitos gestores fazem vista grossa deante tantos erros dentro da empresa com isso causando grandes problemas de relacionamentos,a ética e algo tão importante para todos em uma organização,o respeito a gentileza bons modos ja não faz parte do dia a dia da maioria das pessoas,não devemos apenas esperar que outros tenham ética temos quer termos iniciativas afinal a ética não e apenas para ser usanda dentro das organizaçéos mas em todos os momentos dentro e fora da empresas,respeito não e algo que deveria ser combrado mas sim um abto de todos.

    ResponderExcluir
  4. São um conjunto de ações éticas que auxiliam gerentes e funcionários a tomar decisões de acordo com os princípios da organização.
    Quando bem implementado, os valores éticos tendem a especificar a maneira como a empresa administrará os negócios e consolidar relações com fornecedores, clientes e outras pessoas envolvidas.
    A ética profissional e consequentemente das organizações é considerada um fator importantíssimo para a sobrevivência delas,tanto das pequenas quanto das grandes empresas.
    A fonte da Ética é a própria realidade humana, o ambiente em que se vive. Desta forma, o ambiente de trabalho, no qual se convive grande parte do dia, se desenvolve em uma sucessão de escolhas para tomadas de decisões e de práticas de virtudes, que nada mais são do que os valores transformados em ação.

    ALUNA :ELIZABETH DA SILVA ARAÚJO SALA:30

    ResponderExcluir
  5. Empresas que não possuem uma relação de valores e comportamento organizacional dentro de princípios éticos não retém talentos, ao contrário, demitem acima da taxa natural de rotatividade do mercado.
    A falta de ética dentro de uma organização pode gerar grandes prejuízos. Funcionários mal intencionados, aumento no índice de demissões e contratações, com isso a empresa só tem a perder. E essa má impressão de empresa sem valores, sem ética de seus colaboradores, acaba passando para seu cliente e fornecedor, deixando então uma má impressão para qualquer tipo de contato futuros, seja de compras, vendas, parcerias e fornecimentos.
    A falta de ética é prejudicial não só em empresas, mas sim na sociedade em que vivemos, consiste nas escolhas que fazemos, no ambiente em que escolhemos viver, respeito ao próximo e em como devemos ser para gerar bons frutos.

    Hosângela de Oliveira
    FANEC - SALA 20

    ResponderExcluir