quarta-feira, 2 de dezembro de 2015
QUANDO A ÉTICA NÃO EXISTE NA ORGANIZAÇÃO
Tratamos deste assunto como segundo plano , existem situações e comportamentos aonde a ÉTICA deveria ser um tema principal nas reuniões e encontros , também trata se de um assunto complexo. É duradouro , sustentado pelo amor e o respeito em algumas situações fascinante porque em teoria é compreensível e inspirador e complexo porque se dá na prática por meio das pessoas. A Ética é, portanto, um produto das relações humanas. De forma pragmática, a ética se apresenta como o assunto cujo estudo tem tornado possível maximizar a eficácia das relações humanas nas organizações. Em seu sentido mais abrangente, a ética significa o conjunto de valores e da moral que conduzem um indivíduo a tomar decisões, no que se refere principalmente às suas relações com o mundo. Não se pode estudar a ética de forma isolada, mas com foco no ambiente e nas relações humanas existentes nas organizações .
Segundo Edgar Schein (1982) define cultura organizacional l como sendo um padrão de suposições básicas inventadas, descobertas ou desenvolvidas pelos membros de uma empresa para lidar com problemas de adaptação externa e integração interna. Estes padrões funcionam com eficácia suficiente para serem considerados válidos e, em seguida, ensinados aos novos membros como a maneira correta de perceber, pensar e sentir esses problemas , criando multiplicadores de boas práticas , atitudes e posturas profissionais .
E quando ela não existe ?
Apontamos que os VALORES são afirmações sobre as crenças fundamentais, princípios que podem ser compartilhados, aprendidos e formam a base a partir da qual as ações e decisões organizacionais serão tomadas. O conjunto de valores orienta a definição de políticas e diretrizes, que se consolidam nos hábitos e costumes. Os valores servem de guia para definição de prioridades e de como todos devem se conduzir na busca dos objetivos da organização. Embora tenham caráter permanente, os valores devem ser periodicamente revisitados, para evoluir com a sociedade e com as necessidades da empresa, formando um conjunto vivo de crenças , E DE RESPEITO MÚTUO ENTRE OS COLABORADORES , ORGANIZAÇÕES , CLIENTES E FORNECEDORES .
A AUSÊNCIA , fará com que a ORGANIZAÇÃO perca , atitudes erradas , pessoas erradas , situações delicadas e conflitos , eliminando o bom CLIMA ORGANIZACIONAL , AS BOAS PRÁTICAS , nós como GESTORES devemos combater a ausência de BOAS PRÁTICAS , eliminar a RÁDIO PIÃO , é onde tudo surge , a doença grave das organizações o disse me disse , fiquei sabendo ... e por aí vai ..
Um forte abraço a todos , até a próxima .
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um ótimo artigo no qual tem suma importância na organização a Ética dos seus colaboradores, pois é algo que está sempre em evolução. Na atualidade lidamos com todo tipo de pessoas, com seus próprios pensamentos e maneira de agir, mas que com ética se respeita o espaço de cada um, em épocas em quais certas atitudes não seriam admissíveis, hoje é exigido respeito e até admiração, como o fato de uma mulher exercer um cargo de chefia em uma empresa por exemplo, e a evolução da ética e moral faz com que isso não seja visto de forma errada, como seria visto a décadas atrás. Dentro das organizações não é diferente, com ética se trabalha em conjunto e respeito, tendo limites que são impostos de cada um, beneficiando a empresa e trazendo crescimento para o grupo.
ResponderExcluirok
ExcluirEm uma época onde a ética está esquecida ou quase não existe mais em vários setores da sociedade. Não é diferente nas organizações, infelizmente vemos que muitas vezes é deixada de lado para proveito próprio ou para dar lugar ao tão famoso "jeitinho brasileiro".
ResponderExcluirInfelizmente este tipo de atitude demanda resultados negativos nas organizações, imputando a falta de credibilidade e valores, que são primordiais nas organizações, pois sem eles o real motivo do negócio perde o valor.
Mas assim como no meio do trigo há o joio, basta atenção e para que o mau seja cortado, e assim os valores éticos sejam reimplantados e garantir o bom andamento da empresa e do grupo como um todo.
Aluna: Patrícia Aires Cavalcante Rosa, sala 20
Grande parte das empresas ja não da tanta importançia a ética,muitos gestores fazem vista grossa deante tantos erros dentro da empresa com isso causando grandes problemas de relacionamentos,a ética e algo tão importante para todos em uma organização,o respeito a gentileza bons modos ja não faz parte do dia a dia da maioria das pessoas,não devemos apenas esperar que outros tenham ética temos quer termos iniciativas afinal a ética não e apenas para ser usanda dentro das organizaçéos mas em todos os momentos dentro e fora da empresas,respeito não e algo que deveria ser combrado mas sim um abto de todos.
ResponderExcluirSão um conjunto de ações éticas que auxiliam gerentes e funcionários a tomar decisões de acordo com os princípios da organização.
ResponderExcluirQuando bem implementado, os valores éticos tendem a especificar a maneira como a empresa administrará os negócios e consolidar relações com fornecedores, clientes e outras pessoas envolvidas.
A ética profissional e consequentemente das organizações é considerada um fator importantíssimo para a sobrevivência delas,tanto das pequenas quanto das grandes empresas.
A fonte da Ética é a própria realidade humana, o ambiente em que se vive. Desta forma, o ambiente de trabalho, no qual se convive grande parte do dia, se desenvolve em uma sucessão de escolhas para tomadas de decisões e de práticas de virtudes, que nada mais são do que os valores transformados em ação.
ALUNA :ELIZABETH DA SILVA ARAÚJO SALA:30
Empresas que não possuem uma relação de valores e comportamento organizacional dentro de princípios éticos não retém talentos, ao contrário, demitem acima da taxa natural de rotatividade do mercado.
ResponderExcluirA falta de ética dentro de uma organização pode gerar grandes prejuízos. Funcionários mal intencionados, aumento no índice de demissões e contratações, com isso a empresa só tem a perder. E essa má impressão de empresa sem valores, sem ética de seus colaboradores, acaba passando para seu cliente e fornecedor, deixando então uma má impressão para qualquer tipo de contato futuros, seja de compras, vendas, parcerias e fornecimentos.
A falta de ética é prejudicial não só em empresas, mas sim na sociedade em que vivemos, consiste nas escolhas que fazemos, no ambiente em que escolhemos viver, respeito ao próximo e em como devemos ser para gerar bons frutos.
Hosângela de Oliveira
FANEC - SALA 20