cliente
substantivo de dois gêneros
- 1.na antiga Roma, indivíduo que estava sob a proteção de um patrono (cidadão rico e poderoso); patrocinado.
- 2.Do latim cliens, o termo cliente permite fazer alusão à pessoa que tem acesso a um produto ou serviço mediante pagamento. A noção tende a ser associada a quem recorrer ao produto ou serviço em questão com assiduidade, ainda que também existam os clientes ocasionais (ou pontuais)
CLIENTE INTERNO
Cliente Interno: É o nosso Diretor, Gerente, Chefe ou Colega de Trabalho. São as pessoas a quem direcionamos os nossos serviços ou que recebe algum tipo de produto, necessário a realização do nosso trabalho.
CLIENTE EXTERNO
Cliente Externo: Também conhecidos como clientes finais; são os que mantém financeiramente a organização, adquirindo produtos ou serviços;
Não podemos confundir , e muito menos faltar com a gratidão a atenção e o respeito mútuo , ambos são importantes para a existência da ORGANIZAÇÃO , a necessidade de saber lidar e preservar , buscando uma FIDELIZAÇÃO , coerente e digna de uma ORGANIZAÇÃO eficiente e duradoura .
PORQUE PERDEMOS CLIENTES ?
O zelo pelo CLIENTE deve prevalecer , a busca pela FIDELIZAÇÃO , e a coerência no trato e nas informações , devem prevalecer e atitudes duradouras , o bom trato , a cortesia , o olho no olho , a empatia , são sugestões a serem disseminadas e desenvolvidas por todos na ORGANIZAÇÃO ,
Um forte abraço
Professor Célio Guedes
Nenhum comentário:
Postar um comentário