sexta-feira, 18 de dezembro de 2015

QUAIS OS MOTIVOS PELOS QUAIS PERDEMOS CLIENTES ?

QUEM É O CLIENTE ?

cliente
substantivo de dois gêneros
  1. 1.
    na antiga Roma, indivíduo que estava sob a proteção de um patrono (cidadão rico e poderoso); patrocinado.
  2. 2.
    Do latim cliens, o termo cliente permite fazer alusão à pessoa que tem acesso a um produto ou serviço mediante pagamento. A noção tende a ser associada a quem recorrer ao produto ou serviço em questão com assiduidade, ainda que também existam os clientes ocasionais (ou pontuais)


CLIENTE INTERNO 

Cliente Interno: É o nosso Diretor, Gerente, Chefe ou Colega de Trabalho. São as pessoas a quem direcionamos os nossos serviços ou que recebe algum tipo de produto, necessário a realização do nosso trabalho.

CLIENTE EXTERNO

Cliente Externo: Também conhecidos como clientes finais; são os que mantém financeiramente a organização, adquirindo produtos ou serviços;


Não podemos confundir , e muito menos faltar com a gratidão a atenção e o respeito mútuo , ambos são importantes para a existência da ORGANIZAÇÃO , a necessidade de saber lidar e preservar , buscando uma FIDELIZAÇÃO , coerente e digna de  uma ORGANIZAÇÃO eficiente e duradoura .


PORQUE PERDEMOS CLIENTES ?

O zelo pelo CLIENTE deve prevalecer , a busca pela FIDELIZAÇÃO , e a coerência no trato e nas informações , devem prevalecer e  atitudes duradouras , o bom trato , a cortesia , o olho no olho , a empatia , são sugestões a serem disseminadas e desenvolvidas por todos na ORGANIZAÇÃO  ,  






Um forte abraço 
Professor Célio Guedes


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