A comunicação interpessoal se faz
tão necessária quanto o ar que respiramos , segundo Bowditch e Buono (1992) ,
apontam que ¨A comunicação é frequentemente definida como a troca de
informações entre um transmissão e um
receptor , e a percepção do significado entre indivíduos envolvidos ¨.
Assim temos que a clareza e o desejo de
saber escutar deve ser um esforço de ambas as partes , em uma ORGANIZAÇÃO , a
falta e a falha da emissão de uma mensagem acaba por trazer transtornos e
dificultar os processos , estes que irão de certa forma denegrir a imagem de
toda a ORGANIZAÇÃO , devemos ter o cuidado de obtermos um resultado
satisfatório e de completa execução na transferência de uma ação para a outra .
Já a figura o receptor aquele sujeito para quem a mensagem se dirige .
Antes que a mensagem seja recebida , seus símbolos precisam ser traduzidos de
forma que o receptor possa e realizar a decodificação da mensagem .
Não poderá em hipótese alguma ocorrer o RUÍDO , este atrapalha , altera
e elimina a eficiência
dos mesmos , que são as possíveis
barreiras á comunicação que distorcem a clareza da mensagem , como problemas de
percepção , de interpretação ou até mesmo a ausência de clareza nas
objetividades dos fatos , ou por maldade , ou por apenas falta de conhecimento
, também poderá ocorrer por diferenças culturais na ORGANIZAÇÃO.
Temos no feedback a resposta e a verificação da realização dos processos
deu certo , se não deu porque , o que devemos melhorar , é uma ferramenta
sensacional para PLANEJAR e buscar o sucesso que a ORGANIZAÇÃO deseja nos
negócios , gerando LUCRO ELIMINANDO O RETRABALHO e melhorando o CLIMA
ORGANIZACIONAL , para o sucesso de toda a equipe .
Um forte abraço , fiquem com Deus ,
Bom trabalho ,
Professor Célio Guedes .
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