Ontem fui abordado por alguns amigos e leitores que a COMUNICAÇÃO NA
ORGANIZAÇÃO , deve ser uma constante busca pelo sucesso na organização , mas
faltou falar de que forma poderíamos alcançar este sucesso , sendo assim amigo
lembrei de que :
1 - Saiba o que vai dizer , se não tiver certeza , não de informação
errada ;
2 - A quem vai se dirigir , certifique se da real necessidade de falar
algo para aquela pessoa;
3 - Determine seus objetivos , seja claro , transparente e sincero ,
facilitará a interpretação do próximo e assim eliminara o RUÍDO ;
4 - Consulte outras pessoas , em caso de dúvida não saia atirando para
qualquer lado com informações que não seja pertinente aos setores , e a própria
ORGANIZAÇÃO ;
5 - Saiba como dizer , além de ser objetivo e claro , olho no olho e
postura de líder , não há necessitade de arrebitar o nariz e de ser de cima
para baixo , sucesso nas negociações também parte de como dizer algo ,
6 - Suas ações devem ser baseadas nas informações adquiridas e de fontes
confiáveis , ASSIM IREMOS ELIMINAR AS FOFOCAS E acabar cm o disse me disse
dentro das organizações , aqui oriente utilizar a fábula das tres peneiras , o
que você vai me falar desta pessoa , vai acrescentar algo na nossa amizade ?
vai negredir a imagem desta pessoa ? Vai surgir uma fofoca sobre nesta pessoa ?
7 - Demonstre compreensão pelo outro , de atenção sempre que alguem
falar , insista no olho no olho , elimina o retrabalho e acaba de vez com os
RUÍDOS dentro das ORGANIZAÇÕES .
8 - Compartilhe suas ideias e seus sentimentos , seja proativo , não na
forma de criticar , sugira e busque o melhor para o setor e para a ORGANIZAÇÃO
, desenvolva um BENCHIMARKETING , no setor e some as ideias e de oportunidade
de todos falarem .
9 - Verifique se a outra pessoa de fato compreendeu a sua mensagem ,
insista em ser objetivo e pergunte se o receptor entendeu sua mensagem , sempre
olho no olho ;
10 - Examine o ponto criticado , caso tenha surgido um RUÍDO , sempre
havera uma crítica , esta sempre deverá ser observada , não existe ser
construtiva ou destruidora , critica é praticada por um RUÍDO , alguém não
percebeu a real clareza e o objetivo do processo , fique atento ;
11 - Evite termos técnicos , assim falar normas e não ser objetivos
gerara cada vez mais RUÍDO nas interpretações , tenha o cuidado ;
12 - Expresse o interesse , olho no olho e seja interessado , ouvinte e
praticante de atenção , todos gostam de atenção , lembre se quem fala deseja
que alguém ouça , por isso , mais uma vez olho no olho , se estiver fazendo
algo de a resposta olho no olho é importante para evitar o retrabalho e elimina
despesas e custos , assim colaboramos para o sucesso de toda a ORGANIZAÇÃO ;
13 - Porcure ser claro e objetivo - não perca tempo com caminhos longos
, fale o que tem que ser dito e faça o que tem que ser feito , não perca tempo
, este é dinheiro , perder tempo e perder dinheiro, torna os processos lento e
a ORGANIZAÇÃO perde muito dinheiro ;
14 - Saiba ouvir , de atenção , não retruque ninguém , não prometa nada
que não esteja ao seu alcance , não seja anti ético , seja sempre objetivo ,
forte e claro , elimine o retrabalho e foque nos sucesos , lucros , e seja um
colaborador rentável , proativo e dinâmico .
Um forte abraço , sucessos a todos
Abraços Professor Célio guedes .
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