Atendendo a pedidos de alguns , segue abaixo uma minuta do que poderíamos ter em um PLANO DE MARKETING, cuja adequação do seu produto , serviço ou interesse poderá ser desenvolvido , tendo como :
- Mercado alvo
- Produto / serviço;
- Formação de preços ;
- Distribuição ;
- Publicidade e promoções ;
- vendas ;
- Previsão de vendas ;
Tendo um MERCADO ALVO, sabendo que é uma das melhores formas de se atender bem a determinado mercado , focando , ou seja , seguimento do PRODUTO / SERVIÇO que você deseja buscar , assim possibilitara todos os esforços , principalmente de publicidade e promoção que haja uma concentração , bem como criar ou desenvolver atividades específicas para este segmento
Já os PRODUTOS / SERVIÇOS , após definir o mercado alvo , o empresario e ou empreendedor , deve demonstrar qual o diferencial de seu produto em relação aos dos concorrentes , deve ainda analisar o mercado e procurar responder aos seguintes questionamentos :
- Quais são os atributos valorizados pelos CLIENTES ?
Já na FORMAÇÃO DE PREÇOS , entendendo de como será composto o preço do produto , deve se buscar a fórmula baseada na somatória dos custos maus uma margem de lucro ( mark up ) , aqui devemos ter o máximo de cuidado para não super valorizar o nosso produto / serviço , o preço deve ser o mais próximo possível da realidade .
Assim teremos a DISTRIBUIÇÃO , a definição de como e qual será a LOGÍSTICA , para que este produto chega ao meu CLIENTE EXTERNO , sem encarecer e causar transtorno para este , é uma tática que deve ser trabalhada e detalhada , sem elevar os CUSTOS OPERACIONAIS e sendo assim
que também não encareça mais ainda o produto final .
Já na PUBLICIDADE E NA PROMOÇÃO ,determinaremos quais as estratégias serão utilizadas para tornar a empresa conhecida , quais as ferramentas de comunicação que melhor chegarão ao cliente alvo .
Na PREVISÃO DE VENDAS , estaremos baseando se no estudo de MERCADO , bem como na pretensão da participação do mercado , neste momento o EMPREENDEDOR / EMPRESARIO , deverá prever quanto será vendido durante o período e períodos seguintes , esta etapa tem como função promover uma visão da situação econômica da ORGANIZAÇÃO , ter o cuidado de não atropelar o CAPITAL DE GIRO , e investir em matéria prima adequada a sua produção .
Um forte abraço ,
fiquem com DEUS
Professor CÉLIO GUEDES
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