AS FUNÇÕES DO ADMINISTRADOR E AS RELAÇÕES HUMANAS NO TRABALHO
Viver com os outros nem sempre é coisa fácil. Mais difícil ainda é trabalhar com pessoas estranhas, em contato quase diário, sobretudo quando não estamos preparados para isso. Na maioria das vezes, os jovens recém saídos das escolas ingressam no ambiente de trabalho, seja no escritório ou na fábrica, sem saber como lidar apropriadamente com as relações humanas no trabalho.
O caminho mais rápido na construção da imagem positiva da empresa, desde o início das suas atividades, é o trabalho de relações humanas de alta qualidade, junto ao seu público interno, dirigentes, funcionários, fornecedores e clientes.
Além disso, para que o administrador consiga desempenhar suas funções de maneira eficiente e eficaz é necessário levar em conta a existência das pessoas e assim as relações entre elas.
As funções de um administrador consistem em alcançar as metas de uma organização por meio de várias etapas sendo elas: o planejamento, a organização, a liderança e o controle. É importante ressaltar que, todas essas etapas só são concluídas e as metas alcançadas com a colaboração de todos os funcionários de uma organização, tanto direto ou indiretamente. No ato de planejar se procura recursos para incentivos a fim de motivar os funcionários a definir metas para um desempenho organizacional futuro, pois sem planejamento o desempenho da empresa é ruim e ela fica mais vulnerável as ameaças que poderão surgir.
Administrar faz parte de um processo onde é preciso reconhecer que todas as pessoas dentro de uma organização têm sua importância e estão unidas em busca de um mesmo objetivo e para que esse objetivo seja atingido é preciso que existam pessoas treinadas e capacitadas para que possa dar a direção exata aos colaboradores, sendo necessário à existência da união entre as funções do administrador e o setor de Relações Humanas no trabalho, uma vez que todas essas funções estão diretamente ligadas a todas as pessoas que trabalham na organização, sendo preciso então uma interação entre gerentes e colaboradores, interação esta que se feita de maneira exata por meios de motivações e reconhecimento, indicará se será possível atingir todas as metas e objetivos dentro da organização.
Podemos observar que a complexidade que envolve o ambiente de trabalho, é cada vez maior. A cada momento, novas tendências e exigências surgem, exigindo do administrador desse novo milênio, uma visão global de todos os fatores que envolvem sua organização. Nos dias atuais não existe um receita pronta de como administrar, e as funções do administrador, segundo os ensinamentos clássicos, são muito diferentes na prática. Por isso, levar em consideração as necessidades básicas do ser humano, incentivar os grupos informais e proporcionar um ambiente mais saudável para os funcionários é imprescindível para a organização, pois para que se possa montar uma equipe e criar colaboradores que se dediquem ao máximo pela empresa, é importantes que seja reconhecido o valor dessas pessoas e que elas tenham um líder que inspire bons exemplos, confiança, respeito, entusiasmo para motivar os mesmos a conquistas dos melhores resultados. Contudo, liderar envolve motivar todos os departamentos criando cultura e valores, ajudando as outras pessoas a serem e fazerem o melhor para a organização.
Conclui-se assim, que há a existência de uma forte relação entre as funções do administrador e o setor de Relações Humanas de uma organização, pois uma é totalmente dependente da outra, para que se alcancem todos os objetivos de maneira eficiente e eficaz .
http://www.ebah.com.br/content/ABAAABG9AAJ/a-relacao-administracao-com-recursos-humanos
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