"As organizações tendem paulatinamente à deterioração como decorrência natural de seu próprio funcionamento". Fogel
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O papel da Comunicação Empresarial no Desenvolvimento Organizacional
Andréa Clara Freire Batista
Mestre em Comunicação Empresarial pela UMESP. Dissertação de mestrado, com o título A Comunicação das empresas de higiene pessoal, cosméticos e perfumaria. Graduada em Comunicação Social/Relações Públicas pela Universidade Salvador - UNIFACS e Secretariado Executivo pela Universidade Católica de Salvador - UCSAL.
Andréa Clara Freire Batista
Mestre em Comunicação Empresarial pela UMESP. Dissertação de mestrado, com o título A Comunicação das empresas de higiene pessoal, cosméticos e perfumaria. Graduada em Comunicação Social/Relações Públicas pela Universidade Salvador - UNIFACS e Secretariado Executivo pela Universidade Católica de Salvador - UCSAL.
"As organizações tendem paulatinamente à deterioração como decorrência natural de seu próprio funcionamento".
Fogel
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Resumo
Este trabalho visa despertar a importância da comunicação no processo de desenvolvimento organizacional. A intenção é criar condições para que os gestores percebam que os processos comunicacionais não são apenas estabelecidos por emissor e receptor. Eles são responsáveis pelo compartilhamento de idéias e sucesso dos trabalhos em equipe tão requisitados na atualidade.
O foco das preocupações empresariais é enfrentar a competitividade e sobreviver no mercado globalizado. A exigência da promoção de mudanças estratégicas reconfigura o papel da comunicação empresarial.
Refletir sobre o desenvolvimento organizacional implica em entender uma mudança planejada que tem como finalidade perpetuar a capacidade de auto-renovação da empresa através da resolução de problemas e de uma compreensão da realidade atual e da dinâmica do negócio.
Embora constante com sempre foi e vital como é agora, a mudança ainda é considerada de difícil realização e exige que os afetados por ela estejam envolvidos no processo para minimizar os problemas.
As organizações precisam se transformar para competir no mercado atual e serem capazes de construir e gerenciar ativos físicos, explorar ativos intangíveis, dentre eles a comunicação.
BUENO (1995, p. 9) diz que "hoje, não se pode imaginar uma empresa que se pretenda líder de mercado e que volte as costas para o trabalho de comunicação".
Os gestores que conhecerem mais detalhadamente os processos comunicacionais terão maior facilidade de enfrentarem problemas e deixarão para trás a idéia de que a comunicação apenas envolve emissor e receptor.
A interdisciplinaridade, na área das ciências humanas, mais precisamente Administração de Empresas e Comunicação Social, é fundamental para ampliar a visão dos profissionais e acadêmicos e facilitar as tomadas de decisões, tendo em vista o atual estágio de maturidade do mercado e a velocidade e profundidade das mudanças sociais, econômicas, políticas e tecnológicas.
Na verdade, a comunicação é conceituada por STONER (1994, p. 389) como "o processo complexo através do qual as pessoas tentam compartilhar significados através de mensagens simbólicas".
Os relacionamentos entre as empresas no âmbito empresarial está cada vez mais complexo, fazendo com que a comunicação adquira um papel relevante no que diz respeito à questão gerencial e gestão de imagem institucional.
LIKERT (1979, p. 63) define como "um dos mais importantes processos de administração", subjugando o papel e a função da área comunicacional.
FLEURY (1996, p. 24) diz que "a comunicação constitui um dos elementos essenciais no processo de criação, transmissão e cristalização do universo simbólico de uma organização".
A Comunicação ainda vem tentando conquistar espaço e por trabalhar com aspectos intangíveis, difíceis de serem mensurados quantitativamente, sofre discriminação, muitas críticas e um total desconhecimento por parte dos gestores de empresa.
Gerir uma empresa não caracteriza verificar, delegar e acompanhar, utilizando pressão quando o desempenho cai. Implica em facilitar a compreensão entre as pessoas com diferentes pontos de vista, através de informações claras e confiáveis.
Segundo BUENO (2003, p. 23) "as organizações modernas reduzem, gradativamente, os níveis hierárquicos; a liderança tradicional - aquela que o chefe consegue a adesão dos subordinados mais pelo exercício da autoridade do que pelo seu carisma ou virtude - tem sido colocada sob suspeita".
No entanto, pesquisas têm demonstrado a importância da Comunicação no mundo empresarial, embora muitas organizações, na prática, a ignorem completamente. O alto índice de empresas que não conseguem resistir à competitividade está relacionado com problemas comunicacionais.
Problemas como boicotar informações aos funcionários, simulando cenário difícil e tentar manter uma imagem positiva junto ao mercado para não ter as ações em queda é inadmissível nos dias atuais.
NASSAR (2004; p. 31) afirma que "aos gestores cabe prestar atenção às mudanças na sociedade e antecipar-se a um modelo diferente de relacionamento. A auto-estima dos trabalhadores, o sentimento de identidade com a organização, a responsabilidade com o trabalho, a produtividade e a competitividade, entre outros indicadores, com certeza, não são estimulados por uma comunicação interna que os despreza ou subestima".
Infelizmente, as dificuldades são relacionadas exclusivamente à área financeira, esquecendo dos aspectos comunicacionais. Contudo, ninguém pode negar que a comunicação existe, mesma sem uma definição de política nesta área, possui um vínculo fortíssimo com as tomadas de decisão e é responsável pela sobrevivência das empresas no mercado.
Para esclarecer a interferência da comunicação nas organizações, faz-se necessário considerar que este processo envolve pessoas que mantêm contato diariamente, compartilham idéias e exercem atividades para o bom desempenho da empresa.
Os tempos mudaram. As empresas passam por fusões, aquisições, reengenharia, fechamento, demissões, greves, etc. As crises são constantes e as organizações não possuem um planejamento de como evitá-las.
Refletir sobre organizações e processos comunicacionais envolve algumas dimensões tais como entender seu processo de contínua mutação em contato com o ambiente externo também em constante mudança e visualizar a organização como um conjunto orgânico, ou seja, a mudança em uma das variáveis causa efeito nas outras e vice-versa.
Faz-se necessário desenvolver um senso de percepção e tentar conhecer e compreender os mecanismos de mudança para assumir uma atitude pró-ativa ao invés de deixar os problemas organizacionais acontecerem para buscar a solução.
Para NASSAR (2004; p. 49) "as empresas, os empresários, os produtos e os serviços são diariamente avaliados por sua interatividade com quem, de alguma forma, esbarra neles. Os públicos querem dialogar com as organizações".
A comunicação pode e deve ser utilizada para estimular as vendas, motivar os consumidores, melhorar a imagem da marca junto ao público em geral, envolver os distribuidores e prestar contas à sociedade sobre os investimentos dos recursos recebidos pela organização. Mas a sua função é mais abrangente.
A comunicação, planejada, vislumbra os possíveis entraves e relaciona algumas alternativas de solução de problemas, estabelecendo prioridades para que a organização tenha a capacidade de gerar novos negócios, através da condução de mecanismos e processos, projetos, considerando, dentre outros aspectos, o estágio atual de maturidade do mercado.
A dificuldade é caracterizada por BUENO (2003, p. 13) como "apesar de crescente profissionalização da área, o empirismo ainda governa a maioria das ações e estratégias de comunicação postas em prática pelas empresas ou entidades. Evidentemente, a intuição e a experiência são relevantes, mas é preciso incorporar a prática de pesquisa, de desenvolvimento de metodologias para mensurar resultados, o que permitirá que se atinja um novo patamar".
Outra observação importante diz respeito à necessidade de elaboração de um orçamento para as ações comunicacionais. Afinal, as atividades de comunicação geram despesas e é importante que a organização avalie os recursos disponíveis para colocar um plano de comunicação em prática.
A execução de um plano de comunicação exige profissionais competentes, comprometidos com os objetivos propostos, sensíveis às mudanças, com formação multidisciplinar, capaz de enfrentar os imprevistos com cautela e de forma inteligente.
O objetivo de um plano de comunicação é rever e, quando necessário, redimensionar ações, políticas e estratégias com a visão e missão da empresa, visando o posicionamento da imagem perante os públicos interno e externo.
O plano de comunicação ajuda no processo de avaliação de resultados, tornando possível analisar o que foi gasto e que resultados foram alcançados, orientando decisões futuras sobre a comunicação da organização.
É preciso conhecer a organização em seus aspectos e considerar as particularidades que ela apresenta para a elaboração do Plano de Comunicação com objetivo de conciliar as percepções e opiniões dos dirigentes sobre o negócio e os objetivos da organização.
Para BUENO (2003; p. 46) "os desafios que a 'nova economia' impõe às organizações - entidades, associações, etc. - resvalam, sempre em questões afetas ao bom desempenho da comunicação".
Investir em comunicação pode não parecer viável porque, não há como garantir que o resultado das ações corresponda ao esperado. No plano de comunicação ocorre a tentativa de evitar problemas, entender o que não está funcionando a contento, melhorar o que já está sendo feito, testar novas possibilidades e, principalmente, planejar ações comunicacionais.
No entanto, por tratar de aspectos intangíveis, é difícil mensurar os resultados e ter a certeza de que os objetivos vão ser cumpridos. O resultado é de longo prazo, contrariando as expectativas imediatas do mercado e os esforços concentram-se em assegurar a permanência de atitudes e comportamentos recentemente adotados.
Sendo assim, uma política de comunicação deve levar em consideração a transparência, a simplicidade e a realidade da empresa. Afinal, para ter sucesso, tal como o Desenvolvimento Organizacional, o Plano de Comunicação necessita do compromisso real por parte da direção e da adequação dos meios escolhidos com os objetivos.
BUENO (2003, p. 240) assegura que "os executivos, baseados na experiência de sua própria empresa, admitem que a Comunicação, nos dias de hoje, já é vista como estratégica pelos empresários e que ela se reveste de fundamental importância para o desenvolvimento dos negócios".
Outro aspecto importante a ser relembrado é que a empresas não se limitam apenas aos dados financeiros, embora eles ainda são os mais importantes. É preciso dar atenção à qualidade, satisfação dos clientes, inovação e participação de mercado. Tudo isso reflete a situação econômica e as perspectivas de crescimento da empresa e são dados que a comunicação consegue revelar e determinar estratégias para o futuro.
Segundo NASSAR (2004; p. 79) "as empresas devem procurar equilibrar suas inúmeras formas de comunicação, em que falar com os funcionários é tão importante quanto com os consumidores. A comunicação para dentro e para fora da empresa é um sistema único, do mesmo corpo, que gera percepções (boas ou ruins) para os diferentes públicos estratégicos da organização".
Considerações Finais
Embora ainda não haja total consciência, é imprescindível para as empresas que desejam prosperar, manter um trabalho de comunicação institucional e de marketing agressivo, respaldada numa postura pró-ativa.
O quadro atual ignora a importância da comunicação e não ajuda a organização a atingir seus objetivos. O resultado desta ação é demonstrado através dos altos índices de empresas com problemas e dificuldades em combater rumores, estimular o envolvimento dos seus empregados nos projetos e instaurar um clima de confiança.
Os programas de Desenvolvimento Organizacional devem ter como principal preocupação ao formular a mudança, o momento de transição do estado atual da organização para o outro com características mais desejáveis no qual o planejamento seja antecipado, o processo decisório rápido e preciso e, sobretudo, as comunicações claras e transparentes.
Adicionalmente, salienta-se a necessidade de não criar alto grau de expectativas quanto à mudança, afinal uma organização não muda de um estágio para outro sem antes atravessar por diversos estágios intermediários.
Por outro lado, é inegável a importância da comunicação neste processo, embora a dimensão dada a este aspecto ainda seja muito insignificante. Não se trata, porém, de propor uma modificação radical na mentalidade dos gestores, mas fazer com que haja reconhecimento do valor da comunicação nas organizações. Ela é inerente à vida empresarial e quando planejada auxilia e promove o desenvolvimento organizacional.
Referências Bibliográficas
BUENO, Wilson. Comunicação empresarial: teoria e pesquisa. São Paulo: Manole, 2003.
BUENO, Wilson. Comunicação e interatividade: a comunicação empresarial se prepara para enfrentar os desafios do século XXI, Amparo, São Paulo: Comtexto Comunicação e Pesquisa, Unimed Amparo, 1995.
FOGUEL, Sérgio. Desenvolvimento e deterioração organizacional. São Paulo: Artegráfica, 1980.
KAPLAN, Robert S. E NORTON, David. Utilizando o Balanced scorecard como sistema gerencial estratégico. In : Medindo o desempenho empresarial. Rio de Janeiro: Campus, 2000.
NASSAR, Paulo. Tudo é comunicação. São Paulo: Lazuli Editora, 2004.
WOOD JR. Thomaz. Mudança organizacional: introdução ao tema. In.: WOOD JR. Thomaz (coord.). Mudança organizacional: aprofundando temas atuais em administração. São Paulo: Atlas, 1995
http://www.comtexto.com.br/convicomartigoandreaclara.htm
O texto nos mostra que, para que uma organização avance e tenha um bom engajamento precisa de uma boa comunicação,na criação de processos acessíveis a todos seu corpo e estendidos a todos os membros da mesma,por meio deles são transmitidas estratégias para que o trabalho em equipe,seja executado com sucesso de acordo com a realidade atual da empresa.Tendo como objetivo:desenvolver técnicas para para se manterem no mercado competitivo da atualidade,onde serão necessárias estratégias e fedbacks para tratarem qualquer que seja o problema.Além de uma reestruturação em busca de estabilidade e crescimento no mercado,visando sua consolidação.Para que isso ocorra,é necessário estudos que possam detectar seus problemas e suas causas,assim desenvolvendo projetos e estratégias conjuntamente com toda a equipe por meio da uma boa comunicação afim de minimizarem ou ate mesmo deletarem as causas que podem estar trazendo danos a empresa,por isso é de suma importância que essas empresas estejam muito bem representadas e administradas por profissionais muito bem qualificados que tenham habilidades
ResponderExcluirpara motivar suas equipes para que elas alcancem suas metas e objetivos de maneira que passem a vestir todos a mesma camisa em um só propósito.
Toda organização tem que inovar para permanecer firme no mercado,precisam estar preparadas em todas as áreas,sejam administrativas,humana sou tecnológicas,e em toda e qualquer área da comunicação,já que é por meio dela que seus laços são estreitados com seus parceiros,representantes,colaboradores e clientes, pois por meio dela são fechados negócios e transações tanto internas quanto externas.
Josenilda Fernandes da Silva
Sala 25
O texto nos mostra que, para que uma organização avance e tenha um bom engajamento precisa de uma boa comunicação,na criação de processos acessíveis a todos seu corpo e estendidos a todos os membros da mesma,por meio deles são transmitidas estratégias para que o trabalho em equipe,seja executado com sucesso de acordo com a realidade atual da empresa.Tendo como objetivo:desenvolver técnicas para para se manterem no mercado competitivo da atualidade,onde serão necessárias estratégias e fedbacks para tratarem qualquer que seja o problema.Além de uma reestruturação em busca de estabilidade e crescimento no mercado,visando sua consolidação.Para que isso ocorra,é necessário estudos que possam detectar seus problemas e suas causas,assim desenvolvendo projetos e estratégias conjuntamente com toda a equipe por meio da uma boa comunicação afim de minimizarem ou ate mesmo deletarem as causas que podem estar trazendo danos a empresa,por isso é de suma importância que essas empresas estejam muito bem representadas e administradas por profissionais muito bem qualificados que tenham habilidades
ResponderExcluirpara motivar suas equipes para que elas alcancem suas metas e objetivos de maneira que passem a vestir todos a mesma camisa em um só propósito.
Toda organização tem que inovar para permanecer firme no mercado,precisam estar preparadas em todas as áreas,sejam administrativas,humana sou tecnológicas,e em toda e qualquer área da comunicação,já que é por meio dela que seus laços são estreitados com seus parceiros,representantes,colaboradores e clientes, pois por meio dela são fechados negócios e transações tanto internas quanto externas.
Josenilda Fernandes da Silva
Sala 25
A comunicação no meio organizacional é imprescindível, assim como em qualquer área nas relações humanas. Uma organização focada em uma comunicação estratégica, eficiente e de forma clara, tende a ter colaboradores bem engajados evitando perdas financeiras, inclusive nesses tempos de crise nacional. O texto mostra exatamente isso. Como uma boa comunicação faz o diferencial na organização. O cliente interno bem "atendido" traz somente beneficios para o cliente externo. Outra visão clara do texto é que uma organização tem que se inovar, buscando sempre a modernização dos processos, melhorias no atendimento, sempre com excelencia.
ResponderExcluirRafael Rodrigues
Sala 25
Professor Célio.
O texto trata-se de um resumo do artigo científico, O Papel no Desenvolvimento Organizacional, Autora Andréa Clara Freire Batista, mestre em Comunicação Empresarial pela UMESP, que aborda a importância da Comunicação, promover a comunicação, explorar detalhadamente os processos comunicacionais e dentre outros aspectos.
ResponderExcluirO mundo empresarial passa por várias transformações e nos aspectos que tangem a comunicação ainda existem lacunas a serem preenchidas. Se sabe que entre o transmissor e receptor existem “n” barreiras e ruídos, e o surgimento de vários instrumentos tecnológicos como o computador, internet e outros tendem a minimizar as falhas e vencer seus problemas comunicacionais.
Outro aspecto importante é a correta utilização das ferramentas de comunicação como o Marketing que o autor cita que deve ser “Agressivo e Pró-ativo", outrossim observa-se a importância de citar a Publicidade e Propaganda, Merchandising que devem transmitir aos colaboradores a correta imagem e produto da empresa.
Cláudio Francitonio Medeiros da Cunha
Aluno de Administração (5º Período)
FANEC – Sala 25
Professor: Célio Guedes
A comunicação no meio organizacional é tão importante quanto outras funções ligada ligada à qualquer outro tipo de área, o texto fala sobre exatamente a esse tipo de abordagem o quanto é essencial uma boa comunicação no meio organizacional.
ResponderExcluirTudo isso reflete no crescimento da empresa e na sua cituação econômica,esse crescimento acontece desde que se tenha uma boa comunicação, e isso sendo bem elaborado nos faz revelar uma boa estratégia para não só o presente da empresa mas também um bom futuro. Embora o crescimento só atingido desta forma, hoje em dia as empresas não estão envestindo tanto em uma boa comunicação, sabemos que o crescimento só dado com um bom trabalho e investimentos. Nesses investimentos muitas das vezes tem que aver uma mudança radical e nessa cituação tem que ser muito bem elaborado, e sempre zelar o valor da comunicação.
Com a necessidade cada vez maior de comunicação com diferentes públicos em diversos espaços, o profissional precisa de conhecimento avançado para desenvolver sua comunicação empresarial.
ResponderExcluirConhecimento garante a você um diferencial competitivo forte e influencia diretamente nos seus resultados.
Cássia Araújo
Fanec
Sala 25
Como podemos classificar a comunicação na área da gestão administrativa dentro de uma empresa! Para mim seria como um ponto crucial ou ponto principal sabendo que tudo gira em torno da comunicação percebemos que tudo que é feito, exigido, solicitado, através de um simples dialogo entre gestor e colaborador, muitos chefes não dispõe de tal aptidão as empresas necessariamente não precisam de tanto investimento para se obter uma boa comunicação, e sim de bons comunicadores ou bons lideres na verdade a questão pessoal ainda gira muito em torno dos relacionamentos na empresa, o que acontece que um gestor por sua vez ou um colaborador não toma certas tarefas como uma questão profissional e leva para situação pessoal dai começa pequenos conflitos e assim ocasionando o rompimento do dialogo ou comunicação em geral dentro da empresa que seria o foco desse artigo vejo que em muitos casos falta profissionalismo dos tais sejam eles getores (chefes) ou simplesmente colaboradores, vendo que em varias empresas de natal RN que já trabalhei muitas delas são dirigidas por familiares e sendo assim falta muito do profissional e levam toda a gestão por agua a baixo então em meu ver a falta do conhecimento é um dos principais problemas das empresas na falta de comunicação.
ResponderExcluirDevemos ver a comunicação dentro da empresa ou entre os clientes internos como o sangue em nosso corpo se não tiver circulando corretamente, em algum ponto vai está paralisado ou com problemas, os administradores devem perceber com sua visão periférica e tentar solucionar tal problema de forma eficaz, rápida e sinuosa muitos colaboradores chegam em seu trabalho apenas para cumprir seu horário, apenas para fazer o que é o normal sem dá o algo mais, como se diz no popular (vestir a camisa da empresa) dai entra os bons gestores ou verdadeiros lideres sei que não é fácil o líder tem uma missão muito difícil que é se apegar a uma causa que é elevar cada vez mais o alto nível e alto índices de uma empresa para se obter bons resultados e objetivos e deve-se assumir um papel por sua vez difícil, e é ai que o bom gestor entra na comunicação e dialogo com seus respectivos subordinados e colaboradores, é um grande jogo de cintura pois o desempenho principalmente de cada colaborador depende muito do seu gestor o que acontece que em muitos casos os colaboradores não exercem suas tarefas corretamente por falta de dialogo simplesmente dão uma tarefa e não monitoram se está correta ou não e quando o resultado não chega simplesmente o culpam de tal problema e trocam ou demitem a empresa deve investir em dialogo e comunicação sabendo que não há tanto investimento financeiro e sim a pessoa certa para se chegar nesse denominador comum que é a fluente comunicação através de conversas, palestras, cartazes de avisos e etc; posso concluir em meu raciocínio que a comunicação é uma parte muito importante da gestão e seus gestores e subordinados devem cumprir suas tarefas com profissionalismo e deixar sua parte pessoal sempre em segundo plano para não afetar a comunicação entre lideres e colaboradores.
ResponderExcluiro texto aborda o mundos das empresas e suas transformações, voltadas para a comunicação interna e externa.
ResponderExcluirno mundo globalizado que estamos as organizações que se destacam são as que buscam cada vez mais perfeição em seus ambientes de trabalho e a comunicação e essencial como nos mostrar o texto acima citado.
As próprias organizações precisam buscar mais formas e estratégias para desenvolverem grandes projetos voltados para a comunicação dentro da organização.
cara q também pra chegar a esse pronto, temos que ter bastante ajudar dos seus colaboradores, e principalmente gestores eficiente que saibam lidar e acima de tudo liderar suas equipes e alcançar êxito em se setor ou na própria organização.