segunda-feira, 16 de maio de 2016

"As organizações tendem paulatinamente à deterioração como decorrência natural de seu próprio funcionamento". Fogel

 Comunicação
• Artigo
• Case
• Resenha

Artigo
O papel da Comunicação Empresarial no Desenvolvimento Organizacional
Andréa Clara Freire Batista
Mestre em Comunicação Empresarial pela UMESP. Dissertação de mestrado, com o título A Comunicação das empresas de higiene pessoal, cosméticos e perfumaria. Graduada em Comunicação Social/Relações Públicas pela Universidade Salvador - UNIFACS e Secretariado Executivo pela Universidade Católica de Salvador - UCSAL.
"As organizações tendem paulatinamente à deterioração como decorrência natural de seu próprio funcionamento".
Fogel

Resumo
Este trabalho visa despertar a importância da comunicação no processo de desenvolvimento organizacional. A intenção é criar condições para que os gestores percebam que os processos comunicacionais não são apenas estabelecidos por emissor e receptor. Eles são responsáveis pelo compartilhamento de idéias e sucesso dos trabalhos em equipe tão requisitados na atualidade.
O foco das preocupações empresariais é enfrentar a competitividade e sobreviver no mercado globalizado. A exigência da promoção de mudanças estratégicas reconfigura o papel da comunicação empresarial.
Refletir sobre o desenvolvimento organizacional implica em entender uma mudança planejada que tem como finalidade perpetuar a capacidade de auto-renovação da empresa através da resolução de problemas e de uma compreensão da realidade atual e da dinâmica do negócio.
Embora constante com sempre foi e vital como é agora, a mudança ainda é considerada de difícil realização e exige que os afetados por ela estejam envolvidos no processo para minimizar os problemas.
As organizações precisam se transformar para competir no mercado atual e serem capazes de construir e gerenciar ativos físicos, explorar ativos intangíveis, dentre eles a comunicação.
BUENO (1995, p. 9) diz que "hoje, não se pode imaginar uma empresa que se pretenda líder de mercado e que volte as costas para o trabalho de comunicação".
Os gestores que conhecerem mais detalhadamente os processos comunicacionais terão maior facilidade de enfrentarem problemas e deixarão para trás a idéia de que a comunicação apenas envolve emissor e receptor.
A interdisciplinaridade, na área das ciências humanas, mais precisamente Administração de Empresas e Comunicação Social, é fundamental para ampliar a visão dos profissionais e acadêmicos e facilitar as tomadas de decisões, tendo em vista o atual estágio de maturidade do mercado e a velocidade e profundidade das mudanças sociais, econômicas, políticas e tecnológicas.
Na verdade, a comunicação é conceituada por STONER (1994, p. 389) como "o processo complexo através do qual as pessoas tentam compartilhar significados através de mensagens simbólicas".
Os relacionamentos entre as empresas no âmbito empresarial está cada vez mais complexo, fazendo com que a comunicação adquira um papel relevante no que diz respeito à questão gerencial e gestão de imagem institucional.
LIKERT (1979, p. 63) define como "um dos mais importantes processos de administração", subjugando o papel e a função da área comunicacional.
FLEURY (1996, p. 24) diz que "a comunicação constitui um dos elementos essenciais no processo de criação, transmissão e cristalização do universo simbólico de uma organização".
A Comunicação ainda vem tentando conquistar espaço e por trabalhar com aspectos intangíveis, difíceis de serem mensurados quantitativamente, sofre discriminação, muitas críticas e um total desconhecimento por parte dos gestores de empresa.
Gerir uma empresa não caracteriza verificar, delegar e acompanhar, utilizando pressão quando o desempenho cai. Implica em facilitar a compreensão entre as pessoas com diferentes pontos de vista, através de informações claras e confiáveis.
Segundo BUENO (2003, p. 23) "as organizações modernas reduzem, gradativamente, os níveis hierárquicos; a liderança tradicional - aquela que o chefe consegue a adesão dos subordinados mais pelo exercício da autoridade do que pelo seu carisma ou virtude - tem sido colocada sob suspeita".
No entanto, pesquisas têm demonstrado a importância da Comunicação no mundo empresarial, embora muitas organizações, na prática, a ignorem completamente. O alto índice de empresas que não conseguem resistir à competitividade está relacionado com problemas comunicacionais.
Problemas como boicotar informações aos funcionários, simulando cenário difícil e tentar manter uma imagem positiva junto ao mercado para não ter as ações em queda é inadmissível nos dias atuais.
NASSAR (2004; p. 31) afirma que "aos gestores cabe prestar atenção às mudanças na sociedade e antecipar-se a um modelo diferente de relacionamento. A auto-estima dos trabalhadores, o sentimento de identidade com a organização, a responsabilidade com o trabalho, a produtividade e a competitividade, entre outros indicadores, com certeza, não são estimulados por uma comunicação interna que os despreza ou subestima".
Infelizmente, as dificuldades são relacionadas exclusivamente à área financeira, esquecendo dos aspectos comunicacionais. Contudo, ninguém pode negar que a comunicação existe, mesma sem uma definição de política nesta área, possui um vínculo fortíssimo com as tomadas de decisão e é responsável pela sobrevivência das empresas no mercado.
Para esclarecer a interferência da comunicação nas organizações, faz-se necessário considerar que este processo envolve pessoas que mantêm contato diariamente, compartilham idéias e exercem atividades para o bom desempenho da empresa.
Os tempos mudaram. As empresas passam por fusões, aquisições, reengenharia, fechamento, demissões, greves, etc. As crises são constantes e as organizações não possuem um planejamento de como evitá-las.
Refletir sobre organizações e processos comunicacionais envolve algumas dimensões tais como entender seu processo de contínua mutação em contato com o ambiente externo também em constante mudança e visualizar a organização como um conjunto orgânico, ou seja, a mudança em uma das variáveis causa efeito nas outras e vice-versa.
Faz-se necessário desenvolver um senso de percepção e tentar conhecer e compreender os mecanismos de mudança para assumir uma atitude pró-ativa ao invés de deixar os problemas organizacionais acontecerem para buscar a solução.
Para NASSAR (2004; p. 49) "as empresas, os empresários, os produtos e os serviços são diariamente avaliados por sua interatividade com quem, de alguma forma, esbarra neles. Os públicos querem dialogar com as organizações".
A comunicação pode e deve ser utilizada para estimular as vendas, motivar os consumidores, melhorar a imagem da marca junto ao público em geral, envolver os distribuidores e prestar contas à sociedade sobre os investimentos dos recursos recebidos pela organização. Mas a sua função é mais abrangente.
A comunicação, planejada, vislumbra os possíveis entraves e relaciona algumas alternativas de solução de problemas, estabelecendo prioridades para que a organização tenha a capacidade de gerar novos negócios, através da condução de mecanismos e processos, projetos, considerando, dentre outros aspectos, o estágio atual de maturidade do mercado.
A dificuldade é caracterizada por BUENO (2003, p. 13) como "apesar de crescente profissionalização da área, o empirismo ainda governa a maioria das ações e estratégias de comunicação postas em prática pelas empresas ou entidades. Evidentemente, a intuição e a experiência são relevantes, mas é preciso incorporar a prática de pesquisa, de desenvolvimento de metodologias para mensurar resultados, o que permitirá que se atinja um novo patamar".
Outra observação importante diz respeito à necessidade de elaboração de um orçamento para as ações comunicacionais. Afinal, as atividades de comunicação geram despesas e é importante que a organização avalie os recursos disponíveis para colocar um plano de comunicação em prática.
A execução de um plano de comunicação exige profissionais competentes, comprometidos com os objetivos propostos, sensíveis às mudanças, com formação multidisciplinar, capaz de enfrentar os imprevistos com cautela e de forma inteligente.
O objetivo de um plano de comunicação é rever e, quando necessário, redimensionar ações, políticas e estratégias com a visão e missão da empresa, visando o posicionamento da imagem perante os públicos interno e externo.
O plano de comunicação ajuda no processo de avaliação de resultados, tornando possível analisar o que foi gasto e que resultados foram alcançados, orientando decisões futuras sobre a comunicação da organização.
É preciso conhecer a organização em seus aspectos e considerar as particularidades que ela apresenta para a elaboração do Plano de Comunicação com objetivo de conciliar as percepções e opiniões dos dirigentes sobre o negócio e os objetivos da organização.
Para BUENO (2003; p. 46) "os desafios que a 'nova economia' impõe às organizações - entidades, associações, etc. - resvalam, sempre em questões afetas ao bom desempenho da comunicação".
Investir em comunicação pode não parecer viável porque, não há como garantir que o resultado das ações corresponda ao esperado. No plano de comunicação ocorre a tentativa de evitar problemas, entender o que não está funcionando a contento, melhorar o que já está sendo feito, testar novas possibilidades e, principalmente, planejar ações comunicacionais.
No entanto, por tratar de aspectos intangíveis, é difícil mensurar os resultados e ter a certeza de que os objetivos vão ser cumpridos. O resultado é de longo prazo, contrariando as expectativas imediatas do mercado e os esforços concentram-se em assegurar a permanência de atitudes e comportamentos recentemente adotados.
Sendo assim, uma política de comunicação deve levar em consideração a transparência, a simplicidade e a realidade da empresa. Afinal, para ter sucesso, tal como o Desenvolvimento Organizacional, o Plano de Comunicação necessita do compromisso real por parte da direção e da adequação dos meios escolhidos com os objetivos.
BUENO (2003, p. 240) assegura que "os executivos, baseados na experiência de sua própria empresa, admitem que a Comunicação, nos dias de hoje, já é vista como estratégica pelos empresários e que ela se reveste de fundamental importância para o desenvolvimento dos negócios".
Outro aspecto importante a ser relembrado é que a empresas não se limitam apenas aos dados financeiros, embora eles ainda são os mais importantes. É preciso dar atenção à qualidade, satisfação dos clientes, inovação e participação de mercado. Tudo isso reflete a situação econômica e as perspectivas de crescimento da empresa e são dados que a comunicação consegue revelar e determinar estratégias para o futuro.
Segundo NASSAR (2004; p. 79) "as empresas devem procurar equilibrar suas inúmeras formas de comunicação, em que falar com os funcionários é tão importante quanto com os consumidores. A comunicação para dentro e para fora da empresa é um sistema único, do mesmo corpo, que gera percepções (boas ou ruins) para os diferentes públicos estratégicos da organização".

Considerações Finais
Embora ainda não haja total consciência, é imprescindível para as empresas que desejam prosperar, manter um trabalho de comunicação institucional e de marketing agressivo, respaldada numa postura pró-ativa.
O quadro atual ignora a importância da comunicação e não ajuda a organização a atingir seus objetivos. O resultado desta ação é demonstrado através dos altos índices de empresas com problemas e dificuldades em combater rumores, estimular o envolvimento dos seus empregados nos projetos e instaurar um clima de confiança.
Os programas de Desenvolvimento Organizacional devem ter como principal preocupação ao formular a mudança, o momento de transição do estado atual da organização para o outro com características mais desejáveis no qual o planejamento seja antecipado, o processo decisório rápido e preciso e, sobretudo, as comunicações claras e transparentes.
Adicionalmente, salienta-se a necessidade de não criar alto grau de expectativas quanto à mudança, afinal uma organização não muda de um estágio para outro sem antes atravessar por diversos estágios intermediários.
Por outro lado, é inegável a importância da comunicação neste processo, embora a dimensão dada a este aspecto ainda seja muito insignificante. Não se trata, porém, de propor uma modificação radical na mentalidade dos gestores, mas fazer com que haja reconhecimento do valor da comunicação nas organizações. Ela é inerente à vida empresarial e quando planejada auxilia e promove o desenvolvimento organizacional.

Referências Bibliográficas
BUENO, Wilson. Comunicação empresarial: teoria e pesquisa. São Paulo: Manole, 2003.
BUENO, Wilson. Comunicação e interatividade: a comunicação empresarial se prepara para enfrentar os desafios do século XXI, Amparo, São Paulo: Comtexto Comunicação e Pesquisa, Unimed Amparo, 1995.
FOGUEL, Sérgio. Desenvolvimento e deterioração organizacional. São Paulo: Artegráfica, 1980.
KAPLAN, Robert S. E NORTON, David. Utilizando o Balanced scorecard como sistema gerencial estratégico. In : Medindo o desempenho empresarial. Rio de Janeiro: Campus, 2000.
NASSAR, Paulo. Tudo é comunicação. São Paulo: Lazuli Editora, 2004.
WOOD JR. Thomaz. Mudança organizacional: introdução ao tema. In.: WOOD JR. Thomaz (coord.). Mudança organizacional: aprofundando temas atuais em administração. São Paulo: Atlas, 1995

http://www.comtexto.com.br/convicomartigoandreaclara.htm

70 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sem sombra de dúvida que a comunicação sendo aprimorada e dada como uma das prioridades irá fazer toda a diferença no comprometimento de seus colaboradores e os resultados será mostrado logo, cada vez mas as empresas estão adotando um relacionamento mas próximo de seu colaboradores e clientes para poder acompanha e de perto passo a passo e juntos encontra soluções para atingir um objetivo.

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. A comunicação sempre foi desafiadora para a relação humana, desde dos primórdios, sempre está apta a evolução, e nem todos conseguem acompanhar ou discernir de mesma forma esse "código".Por isso deve ser tratada como ferramenta chave e bundante para qualquer relação de sucesso,porem ser manuseada com muita cautela e pericia para que a "chave se torne mestra".
    perceba que esse pensamento dentro das instituições deve ser aplicada treinada de forma intensa, ainda mais nos dias de hoje em que vimemos a globalização,onde os negócios podem ser feitos em tempo real independente de sua localização,uma interação com publico alvo da empresa pode repercuti imediatamente positiva ou negativamente,ou até mesmo informação errada dentro da empresa pode desestruturar todo um sistema produtivo.
    A síntese desse processo pode ser exemplificada por pilares de importância na linha filosófica da uma organização: escolha de pessoas qualificadas e treinamento intenso dos colaboradores,buscar minimização da distancia comunicacional de entre as patentes e abertura desse caminho para que haja aceitação identificação dos colaboradores,assim se sintam parte integrante desse processo, fazendo a convivência ser saudável e as resposta produtivas também,buscar interação com o publico/população/colaboradores da empresa, adquirindo feedback sobre possíveis melhoria e saber como anda a saúde organizacional dentro e fora da instituição,obtendo domínio de informações no campo em que atua.Essas técnicas, são modos já usados e de comprovação de eficiência que podem ajudar no processo para alcançar resultados esperados.



    ATT: Mozes Carlos F da Silva
    Sala 25, Fanec.

    ResponderExcluir
  4. A comunicação é a maneira exata de como a empresa deve relaciona-se com os seus colaboradores. Essa atitude comunicativa é essencial para a desenvoltura da empresa, é a forma que ela cresce e abri caminhos para o sucesso, junto com elas os colaboradores crescem e se tornam profissionais cada um em uma área especifica. A importância que essa comunicação tem para que realmente a empresa seja um grande sucesso e para que ela aconteça de verdade e crie sua história.
    A comunicação externa é tudo aquilo que a empresa é para o público que a assiste. Sua imagem é a sua vida no mercado. Sua imagem é criada a partir das opiniões fornecidas pelo próprio público, afinal ele é o seu alvo.
    Esta obra é uma forma simples de ajudá-lo a repensar os seus conceitos sobre comunicação. O que vem a ser a comunicação interna, externa, qual a sua importância, o porquê desenvolver essa comunicação, os seus benefícios.

    Silvani Rodrigues sala 23 Fanec 2016.
    Silvani

    ResponderExcluir
  5. A comunicação é simplesmente importante e exata na empresa e se relaciona muito bem com os seus funcionários,e vem sempre evoluindo a cada ano e tem pessoas que consegue acompanhar da mesma forma.
    Por isso as empresas vem investindo em treinamento presencial e a distância para os seus colaboradores para ter uma relação muito importante entre empresa/colaborador/população para no final receber o FEEDBACK para saber como se saiu os colaboradores. A comunicação interna e externa é o meio mais importante dentro de uma empresa.

    Aluno: Sebastião Gerbson Ribeiro de Andrade
    Sala: 25
    Instituição: Fanec
    Professor(a): Célio Guedes

    ResponderExcluir
  6. Nos dias de hoje, podemos ver que é importante ter pessoas capacitadas para exercer o seu papel, a sua função dentro de uma doutrina correta, por isso é necessário ser um líder que compreenda as situações, saiba se comunicar bem para que não seja mal interpretado.
    A comunicação é um meio de troca de informações que, mal interpretadas, poderão causar sérios prejuízos financeiros, desencontros de execução de tarefa assim como constrangimento pessoal e organizacional.
    A comunicação eficiente é um grande processo para a qualidade e a compreensão do propósito solicitado. O objetivo geral de trabalho é focalizar a importância de uma comunicação eficiente para o desenvolvimento e interação organizacional.
    A comunicação é conhecida como um dos fatores mais importante dentro de uma empresa, isso porque qualquer ação começa com comunicação.

    Margareth Corcino - Sala 25

    ResponderExcluir
  7. Os negócios podem ser feitos em tempo real independente de sua localização,uma interação com publico alvo da empresa pode repercutir imediatamente positivo.
    Os seus funcionários,e vem sempre evoluindo a cada ano e tem pessoas que consegue acompanhar da mesma forma.
    Sua função dentro de uma doutrina correta, por isso é necessário ser um líder que compreenda as situações, saiba se comunicar bem para que não seja mal interpretado.
    Sem sombra de dúvida que a comunicação sendo aprimorada e dada como uma das prioridades irá fazer toda a diferença.

    FANEC - Sala 25

    Aluno: Wilied Samuel

    ResponderExcluir
  8. A comunicação dentro e fora da empresa é importantíssima, principalmente para os colaboradores pois trabalhando sabendo da situação da empresa e onde quer chegar gera uma motivação maior para se trabalhar, ao contrario do trabalho sob pressão com níveis hierárquicos e chefes tradicionais,ou seja, chefes e não lideres, colaboradores satisfeitos com o ambiente reflete aos clientes.

    Alex Farias

    FANEC sala 25

    ResponderExcluir
  9. A comunicação é um meio de troca de informações que, mal interpretadas, poderão causar sérios prejuízos financeiros, desencontros de execução de tarefa assim como constrangimento pessoal e organizacional. É neste contexto que se baseia a pesquisa sobre comunicação interna e a sua importância para o desenvolvimento organizacional.
    Como descrito no início do texto "os processos comunicacionais não são apenas estabelecidos por emissor e receptor", a comunicação é mais do que isso.
    A comunicação organizacional, assim, tem por objetivo ser o elemento de equilíbrio e transformação nos processos sociais internos das organizações.
    A comunicação não é apenas para o cliente externo, ela também esta voltada para o cliente interno, os dois são de fundamental importância para empresa. O primeiro por ser o principal alvo dos negócios e o segundo por manter a empresa sem que haja sua deterioração. A comunicação para o cliente interno, ajuda a melhorar o clima organizacional, motivando os colaboradores. Dessa forma ajuda a reduzir custos e aumenta a rentabilidade dos trabalhos.
    Na comunicação para BUENO (2003, p. 13) “é preciso incorporar a prática de pesquisa, de desenvolvimento de metodologias para mensurar resultados, o que permitirá que se atinja um novo patamar”.
    No qual podemos dizer que o resultado é de longo prazo, contrariando as expectativas imediatas do mercado e os esforços concentram-se em assegurar a permanência de atitudes e comportamentos recentemente adotados.
    É preciso dar atenção à qualidade, satisfação dos clientes, inovação e participação de mercado, para fidelização dos consumidores.

    ROBSON SALES
    FANEC SALA 25

    ResponderExcluir
  10. A comunicação é uma das formas de nos relacionarmos, e uma grande ferramenta dentro de uma organização.
    Hoje ainda tem organizações que não acreditam que a comunicação possa melhorar a produtividade e o trabalho, só crê na autoridade exercida sobre os subordinados liderados por um superior. Mais ao mesmo tempo em que temos organizações que, não querem se adequar a essa inovação, existe muitas outras que já utilizam essa ferramenta de maneira eficaz, e digamos assim humanas.
    Conseguindo através da comunicação identificar problemas internos e externos e o grau de motivação dos colaboradores, podendo corrigi-los e se reestruturar e tornar uma organização forte no mercado e mais competitiva. Agora também não é fácil aplicar essa ferramenta da maneira adequada, exige da organização certos custos, mais, tem que ser visto como um investimento e que em determinado momento o retorno esperado será melhor.

    Rutiane Priscila Araújo de Paiva "Sala 25"

    ResponderExcluir
  11. Boa tarde pessoal,

    A comunicação vem sendo um fato nas organizações, ou seja, não existe nenhuma organização sem uma prática comunicativa, ainda que os processos comunicativos não sejam institucionalizados. A comunicação organizacional necessita ser entendida, de maneira total na sua integridade, como elemento que atravessa todas as ações de uma empresa ou organização e que configura, de forma permanente, a construção de sua cultura e identidade.
    Cada vez mais, torna-se claro como os segmentos de comunicação contribuem para desenvolver formas de inter-relação mais participativas e, portanto, mais comprometidas, dando maior flexibilidade às organizações como base de sua permanente transformação e facilitando sua interação social de modo responsável para juntar seus interesses com as condições culturais, econômicas e políticas nas quais se movem.
    O cenário da complexidade implica, para as organizações, um pensar diferenciado das situações que devem enfrentar para se manter com sucesso em seu ramo de atividade. Ao enfrentar um cenário de rápidas mudanças, fica claro que a tradicional ferramenta do planejamento empresarial, principalmente o de longo prazo, perde eficiência, pois se a mudança é constante, ele tem de possuir uma enorme flexibilidade para poder acompanhá-la.
    Por fim, vale a pena destacar que a ação comunicativa nada mais é que a necessidade dos seres humanos de se comunicarem por meio de um diálogo argumentado.

    Fanec - Sala 25
    Aluno - Edilson Matias R.
    Professor - Célio Guedes.

    ResponderExcluir
  12. Boa noite

    Em nosso cotidiano uma das principais formas de relacionamento e a comunicação uma ferramenta de suma importância para as organizações no que se refere à obtenção de excelentes resultados como: aumento de produtividade e ganho financeiro. Porém, quando há falhas ou barreiras na comunicação interna ou externa , gera vários transtornos que podem levar a organização ao descrédito, ou até mesmo ao fracasso. A comunicação quando mal feita ou feita de forma insatisfatória gera ruído, insegurança, desmotivação e falta de comprometimento dos clientes e colaboradores.

    Aluno: Inacio A. Santos
    Sala: 25
    Instituição: Fanec
    Professor(a): Célio Guedes

    ResponderExcluir
  13. A comunicaçao sempre foi um fator principal nas empresas,e essencial para o desenvolvimento,obtendo um crescimento junto a empresa.
    Nos dias de hoje podemos ver pessoas capacitadas para exercer o sua funçao na empresa de forma eficiente dentro de uma doutrina correta, os colaboradores vem evoluindo a cada dia com o fato de ter uma cominicaçao de forte plano gerenciado a toda equipe,trabalhando em conjunto entrando em acordo de forma compartilhada.


    Aluna:josivania maria da silva

    Sala:25

    Prof: Celio Guedes.

    ResponderExcluir
  14. A comunicação nas organizações é uma das formas mais eficazes da corporação sobreviver e prosperar no mercado competitivo atual. Essa ferramenta estabelece um relacionamento entre a empresa e os funcionários, permitindo que eles acompanhem as suas principais ações e verifiquem o impacto de suas tarefas no alcance dos resultados traçados. Com isso, os colaboradores ficam mais motivados a contribuir para o sucesso da companhia.
    Jessica laís sala 25 fanec

    ResponderExcluir
  15. O texto aponta a importância ex comunicação no processo de desenvolvimento organizacional. Para que os gestores percebam que a comunicação é na verdade o compartilhamento de ideias,a troca de informações gera o sucesso nos trabalhos em equipe.
    A empresa terá mais facilidade em enfrentar os problemas se os gestores conhecerem mais detalhadamente os processos de comunicação. Gerenciar uma empresa não significa apenas verificar,delegar e utilizar pressão;é preciso desenvolver um senso de perceção e tentar conhecer os mecanismos da mudança.
    A comunicação é a chave para estimular o bom funcionamento da empresa,e quando bem planejada,agrega confiança e imagem ao público. Esse plano DF comunicação ajuda no processo de avaliação de resultados e tem como objetivo conciliar as opiniões dos gerentes sobre os negócios e metas da organização.
    Mansuelma Cristina
    Sala 25
    Fanec

    ResponderExcluir
  16. O texto aponta a importância ex comunicação no processo de desenvolvimento organizacional. Para que os gestores percebam que a comunicação é na verdade o compartilhamento de ideias,a troca de informações gera o sucesso nos trabalhos em equipe.
    A empresa terá mais facilidade em enfrentar os problemas se os gestores conhecerem mais detalhadamente os processos de comunicação. Gerenciar uma empresa não significa apenas verificar,delegar e utilizar pressão;é preciso desenvolver um senso de perceção e tentar conhecer os mecanismos da mudança.
    A comunicação é a chave para estimular o bom funcionamento da empresa,e quando bem planejada,agrega confiança e imagem ao público. Esse plano DF comunicação ajuda no processo de avaliação de resultados e tem como objetivo conciliar as opiniões dos gerentes sobre os negócios e metas da organização.
    Mansuelma Cristina
    Sala 25
    Fanec

    ResponderExcluir
  17. Vivemos um momento impressionante da história humana, passamos por grandes mudanças proporcionadas pelo atual Revolução da Informação que veio com a popularização das novas tecnologias, cada vez mais acessíveis, como: internet, computadores, smartphones, tablets, redes sociais e etc.
    Esse momento trás um ambiente de mudanças rápidas, um ambiente mais globalizado e competitivo, onde as empresas necessitam manter-se atualizadas, transmitindo sua imagem de uma forma desejável e atrativa aos consumidores, podendo com isso determinar o futuro da organização. Para tanto, sendo imprescindível a correta utilização dos meios de comunicação disponível de forma inteligente e eficaz.
    Tão importante quanto a comunicação externa é também a comunicação interna, que deve ser de forma clara e objetiva, direcionando os esforços dos colaboradores para proporcionar a integração dos vários departamentos, o trabalho em equipe e criar um ambiente de confiança na organização.
    Marcos William Pontes
    Fanec, Adm, sala 25.

    ResponderExcluir
  18. A comunicação eficiente é um grande processo para a qualidade e a compreensão do propósito solicitado. O objetivo geral de trabalho é focalizar a importância de uma comunicação eficiente para o desenvolvimento e interação organizacional. cada vez mais, torna-se claro como os segmentos de comunicação contribuem para desenvolver formas de inter-relação mais participativas e, portanto, mais comprometidas, dando maior flexibilidade às organizações como base de sua permanente transformação e facilitando sua interação social de modo responsável para juntar seus interesses com as condições culturais.

    Monieliton Leonardo
    Fanec, Adm,Sala 25

    ResponderExcluir
  19. A comunicação é a base de qualquer organização, para desenvolver o bom convívio e desenvolvimento na empresa, gerando o bom rendimento em seus setores, o ligamento com seu público é essencial , o gerenciamento da empresa não é somente chegar e falar tem que buscar agir e gerar boas ideia de melhora em conjunto, um meio onde todos saem sem perdas e frustrações, sendo assim o departamento administrativo é o setor de grande importância ao mostrar o bom manuseio de suas organização, assim se lucra sem maiores perdas.

    Monara Dejauine
    Sala 25 FANEC

    ResponderExcluir
  20. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  21. O texto refere-se a comunicação nas organizações, hoje à comunicação e uma coisa que tem que ser bastante trabalhada, pois uma boa comunicação entre todos os setores é um bom entendimento entre eles fazendo com que o empresa trabalhe alinhada,
    Todos os líderes tem a obrigação de passar com coerência toda e qualquer informação para sua equipe e se sertificar se todos realmente compreenderão. Os diretores e gerentes tem que manter seus líderes bem informado, porque a comunicação bem sucedido entre eles é uma coisa muito importante para uma boa produtividade.

    ResponderExcluir
  22. A importância do desenvolvimento organizacional nas empresas,não que os gestores vivem apenas o lado interno, mas também externo.
    O mercado empresarial vive em constante mudança, causando preocupações,já que envolve também os colaboradores, tendo que enfrentar a competitividade no mercado globalizado.
    Com argumento bem aprimorado e com muita cautela,os gestores poderá adotar estratégias para melhorar o relacionamento com seus colaboradores atingindo soluções para a empresa.

    Francineide B. de Lima
    Sala 25

    ResponderExcluir
  23. Vivemos hoje a era da informação, por isso todos temos de se atualizar dentro do contexto dos fatos,é comum com que as organizações busquem se organizar no meio dessas infornações para não ficarem pra trás com riscos e perdas de mercado.
    E de fundamental importãncia as ferramentas de Comunicação, para melhorias estabilidade comercial, network atualizado e interação com o mercado.
    A comunicação é nus dias atuais para as organizações a principal ferramenta para se interagir com o mundo globalizado do mercado, com essa ferramenta as empresas tem um amplo controle de interação com o mercado.


    Paulo Edson c. dos Santos
    Sala 25

    ResponderExcluir
  24. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  25. O texto foca no ramo da organização empresarial. Sabemos que as organizações precisam se transformar para pode competir no mercado atual e ser capaz de contribuir e gerenciar ativos físicos. A interdisciplinaridade (ligação das disciplinas), é fundamental para ampliar a visão dos profissionais, facilitando as decisões, tendo em vista a maturidade do mercado, e a velocidade e mudança sociais, sociais, econômicas, políticas e tecnológicas. O relacionamento entre as empresas está cada vez mais complexa (complicado). As organizações modernas reduzem os níveis hierárquicos; e pesquisas nos mostra a importância da comunicação no ramo empresarial, embora outras organizações ignorem completamente.
    As empresas hoje passam por fusões (transformação), aquisições (adquirido), reengenharia (reestruturação), fechamento, demissões, greves, etc. As crises são constantes e as organizações não tem uma planejamento para evitá-las. Ao invés de deixar os problemas organizacionais acontecerem tem que conhecer e compreender as mudanças.
    A comunicação deve sempre ser utilizada, estimulando vendas, motivando os consumidores, e melhorando a imagem. A comunicação planejada vislumbra (enxergar parcial), alternativas de solução de problemas. Um plano de comunicação exige profissionais competentes, comprometidos como formação multidisciplinar (envolve), sendo capaz de enfrentar os problemas com inteligência e cautela.

    Lorena Thais
    Sala 25

    ResponderExcluir
  26. HÁ COMUNICAÇÃO É UM DOS FATORES MAS IMPORTANTES PARA UMA EMPRESA DE SUCESSO. ATRAVÉS DA COMUNICAÇÃO TORNA-SE POSSÍVEL A INTERAÇÃO ENTRE DIFERENTES PESSOAS. ANTIGAMENTE OS RELACIONAMENTOS ERAM ESTREITADOS DEVIDO A FALTA DA MESMA NAS ORGANIZAÇÕES,HOJE EM DIA JÁ OBSERVAMOS VARIAS FERRAMENTAS QUE AUXILIAM NESSA COMUNICAÇÃO COMO OS EMAIS,INTERNET,VIDEOCONFERÊNCIAS,REVISTA EMPRESA E ENTRE OUTRAS.A COMUNICAÇÃO SE BEM ADMINISTRADA OFERECE A QUALQUER EMPRESA AGILIDADE E CLAREZA,SENDO ELA A RESPONSÁVEL PELO O DESENVOLVIMENTO HUMANO E DE SUA ORGANIZAÇÃO.TUDO QUE FOR CONSTRUÍDO, OU DESTRUÍDO,É PELA A COMUNICAÇÃO OU PELA A FALTA DELA.


    Jaline Patrícia,Sala 25.

    ResponderExcluir
  27. O Texto nos relata que o foco das preocupações empresariais é infrentar competitividade e sobreviver no mercado.A intenção é criar condições para que os gestores percebam que os processos comunicacionais não são apenas estabelecidos por emissor e receptor, a comunicação ainda vem tentando conquistar espaço, o objetivo de um plano de comunicação é rever e quando necessário, redimencionar ações , o plano de comunicação ajuda no processo de avaliação de resultado, a comunicação é essencial para o desenvolvimento de uma empresa é um meio de troca de informações entre empresários, colaboradores e clientes.

    Juliana Fonseca da Silva
    Fanec Sala:25

    ResponderExcluir
  28. O Texto nos relata que o foco das preocupações empresariais é infrentar competitividade e sobreviver no mercado.A intenção é criar condições para que os gestores percebam que os processos comunicacionais não são apenas estabelecidos por emissor e receptor, a comunicação ainda vem tentando conquistar espaço, o objetivo de um plano de comunicação é rever e quando necessário, redimencionar ações , o plano de comunicação ajuda no processo de avaliação de resultado, a comunicação é essencial para o desenvolvimento de uma empresa é um meio de troca de informações entre empresários, colaboradores e clientes.

    Juliana Fonseca da Silva
    Fanec Sala:25

    ResponderExcluir
  29. Atualmente, a comunicação é fundamental em nossas vidas, não importando o nível hierárquico que a pessoa faça parte ou a sua condição social.
    Seguindo essa tendência, a empresa, como uma organização que trabalha com pessoas e se desenvolve na esfera social está totalmente afetada pela comunicação. Na verdade, ela representa um papel central dentro das organizações. Uma boa estratégia de comunicação contribui para uma empresa de sucesso. Neste âmbito, assessoria de imprensa e comunicação interna são conceitos essenciais, pois as empresas hoje enfrentam um mercado muito dinâmico e competitivo, com mudanças contínuas e inovações constantes. Nesta situação é necessário além de ter um bom produto, possuir sistemas de informação adequados para divulgá-lo ao mercado. E nesse sistema todos são importantes, desde o mais humilde colaborador até o mais alto executivo.
    A comunicação é uma ferramenta básica no funcionamento das organizações, seja no âmbito interno com seus colaboradores, seja na sua relação com o externa com os seus clientes. E somente as empresas que colocam a comunicação como um dos pilares de seu funcionamento, podem enfrentar os grandes desafios de um mundo tão feroz e competitivo, estabelecendo-se assim como uma das líderes do mercado em que atua.
    Jessica laís sala 25 fanec

    ResponderExcluir
  30. O texto mostra de forma clara e objetiva que a comunicação é algo de sumo importância em uma organização, pois é através dela que os gestores que conhecerem mais detalhadamente os processos comunicacionais terão maior facilidade de enfrentar os problemas. Entender os colaboradores e clientes com diferentes pontos de vista também faz uma grande diferença, pois quando não a essa interação os prejuízos financeiros, desencontros de execução de tarefa assim como constrangimento pessoal e organizacional terá uma maior facilidade de acontecer, por isso é importante deixar para trás a ideia de que a comunicação apenas envolve emissor e receptor, pois a mesma não é apenas para o cliente externo, ela também esta voltada para o cliente interno, os dois são de fundamental importância para empresa embora ainda não haja total consciência desses fatores, é imprescindível para as empresas que desejam prosperar, manter um trabalho de comunicação institucional para que os resultados possam ser sempre positivos.

    FANEC-Contemporâneo
    Aluno: Hebert Felipe Bezerra
    Curso: Bacharelado em administração de empresas
    Sala: 25 Turno: Noturno

    ResponderExcluir
  31. A comunicação é de extrema importância na área interna e externa da empresa, pois é através da comunicação que podemos tirar conclusões, no que acontece no mercado competitivo ou no que acontece no ambiente de trabalho.
    E através da comunicação que decidiremos como agir, evitando ou solucionando qualquer conflito ou problema que venha ocorrer.

    Joana Darc de Moura.
    Administração, sala 25
    Fanec.

    ResponderExcluir
  32. Atualmente a comunicação é conhecida como um dos fatores mais importante dentro de uma empresa, isso porque qualquer ação começa com comunicação. A falha em um processo de comunicação pode causar perdas financeiras além de mal estar entre os funcionários de uma organização. Num primeiro momento a perda financeira parece ser o principal problema que um processo ineficaz de comunicação pode gerar, porém, quando se põe em risco o clima organizacional é muito difícil recuperá-lo. n

    Luanna Belkisse Do N. Freire
    Administração, sala 25.
    Fanec.

    ResponderExcluir
  33. Entende-se por comunicação “ação de transmitir uma mensagem e, eventualmente, receber outra mensagem como resposta.” Através dessa definição podemos dizer que uma comunicação eficaz traz o resultado esperado enquanto uma má comunicação pode levar ao fracasso. Muitas empresas falham na comunicação, por não ter um objetivo claro e preciso, deixando seus colaboradores agirem de maneira errada, não porque querem, mas por falta de ensinamento e comunicação. Se não conseguem entender o que se pede, não conseguirão apresentar o resultado esperado e tendem a cometer falhas. As empresas devem ter gestores que facilitam a comunicação com seus liderados, buscando a melhoria continua dos objetivos e metas estabelecidas dentro da organização. O Crescimento pessoal ou profissional de qualquer pessoa se dá através da comunicação, saber ouvir e saber se expressar sempre trará grandes resultados na vida humana.

    ResponderExcluir
  34. A COMUNICAÇÃO ESTÁ DIRETAMENTE LIGADA A CULTURA ORGANIZACIONAL , OS MEIOS ESCOLHIDOS ,INFORMAÇÕES MANEIRA GERAL,FAZEM PARTE DE TODO PLANEJAMENTO .
    POR ISSO A COMUNICAÇÃO PODE SER DEFINIDA COMO PROCESSO PELO QUAL A INFORMAÇÃO É TROCADA E ENTENDIDA A MAS PESSOAS NORMALMENTE COM O MESMO INTUITO DE MOTIVAR OU INFLUENCIAR O COMPORTAMENTO DE PESSOAS NA ORGANIZAÇÃO.

    GESIANE NUNES PEREIRA SALA:25

    ResponderExcluir
  35. O texto tenta mostrar-nos a importância da comunicação, onde os gestores tenham condições emocional e psicológica de enfrentar as crises, e também servir de incentivo para os colaboradores. As empresas precisam se planejar sempre para evitar uma crise.
    A comunicação planejada pode e deve estimular as vendas e melhorar a imagem da marca junto aos consumidores. A execução de um plano de comunicação em rever e quando necessário, redimensionar ações e estratégias como a visão e missão da empresa.
    Investir em comunicação podem não parecer viável, porque não há como garantir que o resultado corresponda ao esperado, sendo assim, uma política de comunicação deve levar em consideração a transparência, simplicidade e a realidade da empresa.

    Camila Pereira
    Sala 25

    ResponderExcluir
  36. O texto tenta mostrar-nos a importância da comunicação, onde os gestores tenham condições emocional e psicológica de enfrentar as crises, e também servir de incentivo para os colaboradores. As empresas precisam se planejar sempre para evitar uma crise.
    A comunicação planejada pode e deve estimular as vendas e melhorar a imagem da marca junto aos consumidores. A execução de um plano de comunicação em rever e quando necessário, redimensionar ações e estratégias como a visão e missão da empresa.
    Investir em comunicação podem não parecer viável, porque não há como garantir que o resultado corresponda ao esperado, sendo assim, uma política de comunicação deve levar em consideração a transparência, simplicidade e a realidade da empresa.

    Camila Pereira
    Sala 25

    ResponderExcluir
  37. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  38. A comunicação é um meio de troca de informações que se forem mal interpretadas poderão causar sérios prejuízos financeiros, desencontros de execução de tarefas, assim como constrangimento pessoal e organizacional.
    A comunicação eficiente é um grande processo para a qualidade e a compreensão do propósito que foi solicitado. O objetivo geral de trabalho é focalizar a importância de uma comunicação eficiente para o desenvolvimento e interação organizacional.
    A comunicação é uma das formas de nos relacionarmos, e uma grande ferramenta dentro de uma organização. A comunicação é conhecida como um dos fatores mais importantes dentro de uma empresa.

    Aluna: Caroline Isabel
    Fanec - Sala 25
    Professor: Célio Guedes

    ResponderExcluir
  39. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  40. Aldijania Gomes Sala 25

    Desde a antiguidade, a comunicação sempre foi muito importante.Hoje, não é possível reduzir a comunicação à transmissão de mensagens, ela é mais do que isso, é a criação de um ambiente comum entre dois lados que participam fornecendo e extraindo informações entre eles.A comunicação eficiente é um grande processo para a qualidade e a compreensão do propósito solicitado.A comunicação está diretamente ligada a cultura organizacional, os meios escolhidos para a disseminação das informações, de maneira geral, fazem parte de todo planejamento. É preciso que se leve sim em consideração a cultura, os valores, missão e objetivos das empresas, mas o mais importante é que a informação consiga contribuir para melhorias e para o alcance dos ideais da empresa.

    ResponderExcluir
  41. Na nossa vida pessoal, a comunicação é fator de extrema importância para que possamos transmitir informações, fatos, nossas ideias, desejos, etc.
    No mundo empresarial não é diferente, pois as informações produzidas e transmitidas causam impactos na vida dos funcionários, porém, estes impactos podem causar efeitos diversos daqueles que se pretendia. Daí a importância de uma comunicação eficiente e eficaz.
    Como é relatado no texto “Gerir uma empresa não caracterizar verificar, delegar e acompanhar utilizando pressão quando o desempenho cai. Indica em facilitar a compreensão entre as pessoas com diferentes pontos de vista, através de informações claras e confiáveis.”
    A comunicação empresarial revela a verdadeira realidade das organizações empresariais brasileiras, onde a censura e auto censura permanecem vivas, onde as verbas costumam ser escassas ou quase sempre inexistentes e a ética e a transparência são agredidas a cada momento. A comunicação, de uma organização, deve ser única, ou seja, não pode seguir um modelo ou receita pronta.

    Iuklenia Ferreira da Silva.
    FANEC/Administração
    Sala 25

    ResponderExcluir
  42. O texto: " As organizações tendem paulatinamente a deterioração como decorrência natural de seu próprio funcionamento", nos revela que a comunicação é de suma importância na vida da sociedade, pois é através dela que a transmiti informações, fatos, notícias, idéias e etc. E nas empresas principalmente a todo instante os colaboradores estão se comunicando entre si e com os clientes, essas comunicações são realizadas de diversas formas e utilizando diversas ferramentas.
    A comunicação está diretamente ligada a cultura organizacional, os meios escolhidos para passar as informações, além de fazer parte de todo o planejamento, levando em consideração a cultura, os valores, a missão e os objetivos da empresa.
    José Henrique da Silva
    Fanec
    Sala: 25.

    ResponderExcluir
  43. A comunicação é primordial, é de extrema importância no nosso dia a dia e principalmente nas organizações. Uma informação mal interpretada no ambiente de trabalho pode causar muitos danos, é através da comunicação que podemos direcionar os nossos afazeres e ter retorno dos mesmos.
    Amanda Teixeira
    Fanec
    Sala 25

    ResponderExcluir
  44. A comunicação é o meio mais importante o ramo empresarial, pois as informações produzidas e transmitidas causam impactos na vida dos funcionários, cujas consequências são das positiva à mais negativa e serve para estimular, motivar e melhorar a imagem, mas sua prioridade é solucionar problemas, gerar facilidade, compreensão entre pessoas com diferentes pontos de vista, compartilhar ideias e exercem atividades para o bom desempenho da empresa. Desta forma podemos perceber que a comunicação como um todo, serve para organizar e controlar fazendo com que a atenção se volte para regar qualidade e satisfação com os clientes e por isso é tão importante conseguir-se realizar uma comunicação eficiente e eficaz.

    Nayara Rayane – Sala 25

    ResponderExcluir
  45. É fundamental para o bom funcionamento de uma empresa e para a produtividade de seus funcionários, a boa comunicação deve ser algo no foco constante de líderes e gestores, quando este aspecto é falho dentro de uma organizaçao, é frequente que o setor de recursos humanos e os profissionais em posição de comando se questionem sobre como melhorar a comunicação no ambiente de trabalho.
    É absolutamente necessário prestar atenção no perfil dos funcionários com quem a comunicação será realizada, atendando-se para a melhor forma de passar uma informação importante de maneira que este profissional à entenda com clareza e objetividade. O administrador deve saber ouvir e não só falar também é essencial para uma comunicação mais clara, valorizando a opinião de colaboradores e funcionarios, com isso ganhando mais respeito e atenção deles.

    Carlos Henrique Machado De Souza Filho
    FANECE, SALA 25

    ResponderExcluir
  46. A comunicação tem a uma fundamental importância, é uma ferramenta de integração,através da comunicação que surge a interação dentro da organização.É necessário ter a comunicação, pois é dela que chegaremos a conquistar nosso objetivo,pois existe pessoas que ainda não conseguem se comunicar de forma culta,por falta de conhecimento. O objetivo da comunicação é expressar de forma aberta, e assim procurar e determinar a comunicação com toda a equipe e sua organização.Pois a falta de comunicação não poderios alcançar nossos objetivos, por isso devemos sempre procurar a nós aperfeiçoar e a comunicamos com todos.

    Fanec
    Aluna: Bárbara Kelly A. Nascimento
    Sala 25 Noturno

    ResponderExcluir
  47. Atualmente a comunicação é conhecida como um dos fatores mais importante dentro de uma empresa, isso porque qualquer ação começa com comunicação. A falha em um processo de comunicação pode causar perdas financeiras além de mal estar entre os funcionários de uma organização. Num primeiro momento a perda financeira parece ser o principal problema que um processo ineficaz de comunicação pode gerar, porém, quando se põe em risco o clima organizacional é muito difícil recuperá-lo.

    A comunicação está diretamente ligada a cultura organizacional, os meios escolhidos para a disseminação das informações, de maneira geral, fazem parte de todo planejamento. É preciso que se leve sim em consideração a cultura, os valores, missão e objetivos das empresas, mas o mais importante é que a informação consiga contribuir para melhorias e para o alcance dos ideais da empresa, senão de nada adianta dizer que a empresa age conforme os fatores citados acima.


    EDGLAYSON DINIZ DE ARRUDA SANTOS
    FANEC SALA 25

    ResponderExcluir
  48. A comunicação é um meio de troca de informações que, mal interpretadas, poderão causar sérios prejuízos financeiros, desencontros de execução de tarefa assim como constrangimento pessoal e organizacional.
    Nos dias de hoje, podemos ver que é importante ter pessoas capacitadas para exercer o seu papel, a sua função dentro de uma doutrina correta, por isso é necessário ser um líder que compreenda as situações, saiba se comunicar bem para que não seja mal interpretado. A comunicação eficiente é um grande processo para a qualidade e a compreensão do propósito solicitado.
    Os objetivos específicos são:
    1) O processo de comunicação na empresa como fator fundamental para o sucesso a comunicação eficiente;
    2) analisar o processo comunicativo, sua eficácia
    3) A utilização das ferramentas de comunicação na empresa geradoras de maior efeito na equipe.

    Bruna Figueredo
    FANEC - Sala 25

    ResponderExcluir
  49. Esse texto visa despertar a importância da comunicação no processo de desenvolvimento organizacional. Uma das preocupações empresariais é enfrentar a competitividade e sobreviver no mercado globalizado. A exigência da promoção de mudanças estratégicas reconfigura o papel da comunicação empresarial.
    O objetivo de um plano de comunicação é rever e, quando necessário, redimensionar ações, políticas e estratégias com a visão e missão da empresa. ALUNA Tafani

    ResponderExcluir
  50. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  51. A comunicação é algo fundamental dentro das organizações. Para ser um gestor de sucesso, o individuo tem de desenvolver habilidades, são elas: técnicas, humanas e conceituais. As humanas, assim como as conceituais são de grande importância, para a administração de pessoas. o texto relata sobre as organizações que almejam manterem-se enxutas no mercado globalizado, levando em consideração o foco para a comunicação, isto é, para que aja uma organização eficiente motivada, física, enxuta, é necessário que aja também um excelente meio de comunicação, esse meio aumentará qualidade em propagandas e visão do cliente externo, diminuindo assim as chances da concorrência de tomar as vendas dos produtos do meio.


    JOSIMARA

    FANEC-SALA 25 NOTURNO

    ResponderExcluir
  52. A comunicação é um dos pontos principais no desenvolvimento de uma empresa, sendo ela começada pelos seus colaboradores será o essencial para o crescimento da empresa. E da maneira com que ela for crescendo abre as portas para seus colaboradores.
    A comunicação não é nada mais que necessidade das pessoas se comunicarem por meio de diálogos, e está diretamente ligada a cultura organizacional, os meios escolhidos para a disseminação das informações, de maneira geral, fazem parte de todo planejamento.

    Cleidiane Carla
    FANEC-Sala 25

    ResponderExcluir
  53. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  54. Nos tempos de hoje, a comunicaçao nas empresas é muito importante, podendo atrair o consumidor de várias formar e recursos. Mas há muitas empresas que necessitam de uma elaboraçao comnicacional, mas colocando na balança o geramento das despesas para poder colocar o plano de comunicaçao em prática, exigindo profissionais capazes de se comprometer com os objetivos propostos para enfrentar os imprevistos com cautela.

    Ericaline Sala 25- Fanec

    ResponderExcluir
  55. HOJE EM DIA AS EMPRESAS ESTÃO INVESTINDO NA BOA COMUNICAÇÃO PARA COM OS COLABORADORES, FAZENDO COM QUE OS LÍDERES PARTICIPEM DE TREINAMENTOS E INCENTIVANDO UM CURSO Á NÍVEL SUPERIOR.
    PARA QUE UMA EMPRESA POSSA DESENVOLVER BONS RESULTADOS, É IMPORTANTE ENTENDER QUAIS SÃO AS NECESSIDADES DO SEU PÚBLICO, PARA QUE ISSO ACONTEÇA DEVE-SE TER DIALOGO “COMUNICAÇÃO” COM OS QUE FAZEM O NOME E IMAGEM DA EMPRESA, OS FUNCIONÁRIOS!
    ESTÁ COMUNICAÇÃO NÃO DEVE SER CLARA E OBJETIVA, PARA QUE TODOS POSSAM INTERAGIR E EXPRESSAR SUAS IDEIAS. NUNCA PODE SER COM PALAVRAS OFENSIVAS OU GROSSEIRAS, DE FORMA OPRESSIVA.
    O FUNCIONÁRIO QUE SE SENTE PARTE DO NEGÓCIO, SE DOA E AJUDA A ELEVAR O NOME DA EMPRESA.

    ResponderExcluir
  56. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  57. O trabalho desenvolvido nas organizaÇoes de sucesso visam melhorar a comunicaÇao interna. O foco na qualidade e as estratégias usadas em seus processos organizacionais sao para o retorno do investimentos em seus colaboradores. Busca aÇoes preventivas e concretas para soluções futuras, preocupada com a satisfação dos seus clientes do segmento, superar expectativas dentro e fora da organizaçao.

    Rafael Gomes da Silva
    Fanec
    Administração

    ResponderExcluir
  58. O trabalho desenvolvido nas organizaÇoes de sucesso visam melhorar a comunicaÇao interna. O foco na qualidade e as estratégias usadas em seus processos organizacionais sao para o retorno do investimentos em seus colaboradores. Busca aÇoes preventivas e concretas para soluções futuras, preocupada com a satisfação dos seus clientes do segmento, superar expectativas dentro e fora da organizaçao.

    Rafael Gomes da Silva
    Fanec
    Administração

    ResponderExcluir
  59. É inconsebivel imaginar uma civilização sem interação, interação sem convivência e estas sem a comunicação, independente de meios, distância e tempo. Quanto mais clara e mais hábil, mais se estreita laços. A comunicação é responsável por qualquer tipo de relação, e no mundo dos negócios ela aparenta ser mais urgente. Para que aconteça uma evolução com entemdimento amplo, é ela quem dita progressivamente a sua própria adequação. Entender isso é desenvolve-la racionalmente, certamente que por sua vez isto caberá às partes que dela se utilizará.
    No globo das urgências e distâncias, quanto mais bem projetada, empregada e traduzida, melhor se comporar o desenvolvimento das relações. Isto forma uma inevitável cadeia, desde a base da pirâmide de uma empresa ( operacional, tático, estratégico), independentemente de seu porte, de forma horizontalizada e verticalizada se estendendo aos seus outros parceiros como, fornecedores e clientes em potencial.
    Com todo progresso e modernização -fatores que a própria comunicação contribuiu para se desenvolver- percebe-se que ela ainda se encontra aquém das necessidades. A burocracia e a hieraquização inflexiveis, a má locução, messagem e interpretação, são fatores que atrepalham, causando prejuízos imensuráveis e até imperceptíveis.
    É preciso que se faça investimentos para um aprimoramento global na comunicação, tanto de quem à produz como quem dela se utiliza. Desde a comunicação má verbalizada por falta de instrução, telefonia e a internet que ainda são precárias e inacessíveis a vários setores e camadas social .

    ResponderExcluir
  60. É inconsebivel imaginar uma civilização sem interação, interação sem convivência e estas sem a comunicação, independente de meios, distância e tempo. Quanto mais clara e mais hábil, mais se estreita laços. A comunicação é responsável por qualquer tipo de relação, e no mundo dos negócios ela aparenta ser mais urgente. Para que aconteça uma evolução com entemdimento amplo, é ela quem dita progressivamente a sua própria adequação. Entender isso é desenvolve-la racionalmente, certamente que por sua vez isto caberá às partes que dela se utilizará.
    No globo das urgências e distâncias, quanto mais bem projetada, empregada e traduzida, melhor se comporar o desenvolvimento das relações. Isto forma uma inevitável cadeia, desde a base da pirâmide de uma empresa ( operacional, tático, estratégico), independentemente de seu porte, de forma horizontalizada e verticalizada se estendendo aos seus outros parceiros como, fornecedores e clientes em potencial.
    Com todo progresso e modernização -fatores que a própria comunicação contribuiu para se desenvolver- percebe-se que ela ainda se encontra aquém das necessidades. A burocracia e a hieraquização inflexiveis, a má locução, messagem e interpretação, são fatores que atrepalham, causando prejuízos imensuráveis e até imperceptíveis.
    É preciso que se faça investimentos para um aprimoramento global na comunicação, tanto de quem à produz como quem dela se utiliza. Desde a comunicação má verbalizada por falta de instrução, telefonia e a internet que ainda são precárias e inacessíveis a vários setores e camadas social .

    ResponderExcluir
  61. Muitos são os problemas enfrentados pelas Organizações sejam elas de grande ou pequeno porte, sem exceção todas enfrentam barreiras que devem ser ultrapassadas para que se alcance o sucesso. E a Comunicação é a principal ferramenta para a solução de uma grande maioria desses problemas, uma comunicação bem executada, elaborada e organizada faz da Organização um lugar para melhor para trabalhar e fazer valer suas "atividades", uma vez que tudo começa com ela. Sua importância esta entrelaçada com o futuro da empresa, pois é uma ferramenta de grande importância ano desenvolvimento da mesma. E mesmo na vida pessoal uma boa comunicação é algo essencial. Então já que o mundo das Organizações muda as adaptações a novas forma de comunicação devem ser executadas, para que n se percam no tempo, para que o sucesso seja o próximo passo a ser tomado.

    Aluno: José Edson da Silva
    06/06/2016 - 23:41
    Sala: 25

    ResponderExcluir
  62. Sabemos que o ato de comunicar é inerente a qualquer ser vivo. quando os homens passaram a viver em sociedade, eles perceberam o poder e a importância da comunicação, então desenvolveram a linguagem fazendo isso por meio de infinitas formas – sons, gestos, cores, desenhos, mas o motivo sempre foi o mesmo: transmitir uma mensagem e ser entendido.
    Hoje, não é possível reduzir a comunicação à transmissão de mensagens, ela é mais do que isso, é a criação de um ambiente comum entre dois lados que participam fornecendo e extraindo informações entre eles.
    Com tantas mudanças na sociedade, saber comunicar tornou-se algo essencial para todos os indivíduos. E não somente para eles, as empresas também devem se preocupar com a comunicação, em especial com as informações que são transmitidas por elas mesmas.

    NITSON FERNANDES
    SALA 25

    ResponderExcluir
  63. A comunicação é um meio de troca de informações que, mal interpretadas, poderão causar sérios prejuízos financeiros, desencontros de execução de tarefa assim como constrangimento pessoal e organizacional. É neste contexto que se baseia a pesquisa sobre comunicação interna e a sua importância para o desenvolvimento organizacional.
    Nos dias de hoje, podemos ver que é importante ter pessoas capacitadas para exercer o seu papel, a sua função dentro de uma doutrina correta, por isso é necessário ser um líder que compreenda as situações, saiba se comunicar bem para que não seja mal interpretado

    ResponderExcluir
  64. Sabemos que a comunicação é de extrema importância dentro de qualquer organização, e que se interpretada de forma errada pode prejudicar bastante a organização. É necessário ter colaboradores capacitados que saibam se expressar para que não se crie mal entendidos. Esse é um problema que qualquer organização, seja ela de pequeno ou grande porte, pode ter. É de extrema importância ter sempre cuidado para que a empresa não seja prejudicada.

    Maria Vanessa
    FANEC, Sala 25

    ResponderExcluir
  65. O TEXTO NOS FALA DA GRANDE IMPORTÂNCIA DA COMUNICAÇÃO NO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL DE UMA EMPRESA. DEVEMOS ENTENDER QUE ELA NÃO É MAIS SÓ PARTE DO RECEPTOR E DO INTELECTOR, QUE ELA DEVE-SE ESTA LIGADA A UM TODO DA ORGANIZAÇÃO. EM UMA EMPRESA, É QUASE EXCLUSIVAMENTE PELA A COMUNICAÇÃO QUE UM GESTOR PODERÁ INFLUENCIAR SEUS COLABORADORES. DESDE A ORIENTAÇÃO DA MAIS ELEMENTAR TAREFA A SER CUMPRIDA ATÉ A DISCUSSÃO DAS MAIS ELABORADAS ESTRATEGIAS ORGANIZACIONAIS, SERÁ A COMUNICAÇÃO O VEÍCULO PRIORIZADO PARA QUE AS RELAÇÕES E INTERFACES ORGANIZACIONAIS CONSIGAM GERAR RESULTADOS.

    ResponderExcluir
  66. O texto relata o quanto à comunicação é importante. As organizações necessitam de uma comunicação interna e externa bem realizada, não podendo existir o chamado popularmente de “telefone sem fio”, devendo ser passada de forma clara e sucinta para que todos a compreendam.
    A falha e/ou falta de comunicação poderá ocasionar danos irreversíveis a empresa. Hoje em dia com a globalização e a internet, devem-se adotar alguns cuidados tendo em vista que uma vez publicado a informação na “Rede” é praticamente impossível reverte-la.
    Engana-se quem acredita que a comunicação engloba apenas o emissor e o receptor, a abrangência é muito maior, sendo assim é necessário que o gestor se aprofunde no assunto e conheça bem o que é necessário para que os processos de comunicações ocorram com êxito.

    Kallyne Kelly Medeiros da Silva

    ResponderExcluir
  67. Natalia Karina, sala 25 prof: Célio Guedes Sem duvidas a comunicação e a forma mas importante que temos, cada vez mas as pessoas estão adotando um bom relacionamento entre colaborador, gestor e clientes. Não só dentro das empresas mas fora também pois influi muito no desenvolvimento profissional e pessoal de cada um, e preciso que tenhamos um senso de percepção e tentar conhecer os mecanismos e mudanças.

    ResponderExcluir
  68. O texto trata-se de um resumo do artigo científico, O Papel no Desenvolvimento Organizacional, Autora Andréa Clara Freire Batista, mestre em Comunicação Empresarial pela UMESP, que aborda a importância da Comunicação, promover a comunicação, explorar detalhadamente os processos comunicacionais e dentre outros aspectos.
    O mundo empresarial passa por várias transformações e nos aspectos que tangem a comunicação ainda existem lacunas a serem preenchidas. Se sabe que entre o transmissor e receptor existem “n” barreiras e ruídos, e o surgimento de vários instrumentos tecnológicos como o computador, internet e outros tendem a minimizar as falhas e vencer seus problemas comunicacionais.
    Outro aspecto importante é a correta utilização das ferramentas de comunicação como o Marketing que o autor cita que deve ser “Agressivo e Pró-ativo, outrossim observa-se a importância de citar a Publicidade e Propaganda, Merchandising que devem transmitir aos colaboradores a correta imagem e produto da empresa.


    Cláudio Francitonio Medeiros da Cunha
    Aluno de Administração (5º Período)
    FANEC – Sala 25
    Professor: Célio Guedes

    ResponderExcluir
  69. comunicação continua sendo o elemento vital do relacionamento humano e da sociedade, através da qual há um contínuo movimento em direção ao futuro. Em termos organizacionais, a partir dos anos 90, a comunicação sai do nível tático para assumir papel estratégico, integrando-se, dessa forma, ao processo de tomada de decisões e a todos os setores e departamentos da empresa numa dimensão sistêmica que possibilita unificar o conceito da organização, congregar interesses e evitar sua fragmentação. Com a função de estabelecer o diálogo da empresa com seus públicos, interno e externo, deve atender às especificidades próprias de cada segmento de público, criando canais e veículos direcionados às suas necessidades, anseios e expectativas.

    ResponderExcluir