AS FUNÇÕES DO ADMINISTRADOR E AS RELAÇÕES HUMANAS NO TRABALHO
Viver com os outros nem sempre é coisa fácil. Mais difícil ainda é trabalhar com pessoas estranhas, em contato quase diário, sobretudo quando não estamos preparados para isso. Na maioria das vezes, os jovens recém saídos das escolas ingressam no ambiente de trabalho, seja no escritório ou na fábrica, sem saber como lidar apropriadamente com as relações humanas no trabalho.
O caminho mais rápido na construção da imagem positiva da empresa, desde o início das suas atividades, é o trabalho de relações humanas de alta qualidade, junto ao seu público interno, dirigentes, funcionários, fornecedores e clientes.
Além disso, para que o administrador consiga desempenhar suas funções de maneira eficiente e eficaz é necessário levar em conta a existência das pessoas e assim as relações entre elas.
As funções de um administrador consistem em alcançar as metas de uma organização por meio de várias etapas sendo elas: o planejamento, a organização, a liderança e o controle. É importante ressaltar que, todas essas etapas só são concluídas e as metas alcançadas com a colaboração de todos os funcionários de uma organização, tanto direto ou indiretamente. No ato de planejar se procura recursos para incentivos a fim de motivar os funcionários a definir metas para um desempenho organizacional futuro, pois sem planejamento o desempenho da empresa é ruim e ela fica mais vulnerável as ameaças que poderão surgir.
Administrar faz parte de um processo onde é preciso reconhecer que todas as pessoas dentro de uma organização têm sua importância e estão unidas em busca de um mesmo objetivo e para que esse objetivo seja atingido é preciso que existam pessoas treinadas e capacitadas para que possa dar a direção exata aos colaboradores, sendo necessário à existência da união entre as funções do administrador e o setor de Relações Humanas no trabalho, uma vez que todas essas funções estão diretamente ligadas a todas as pessoas que trabalham na organização, sendo preciso então uma interação entre gerentes e colaboradores, interação esta que se feita de maneira exata por meios de motivações e reconhecimento, indicará se será possível atingir todas as metas e objetivos dentro da organização.
Podemos observar que a complexidade que envolve o ambiente de trabalho, é cada vez maior. A cada momento, novas tendências e exigências surgem, exigindo do administrador desse novo milênio, uma visão global de todos os fatores que envolvem sua organização. Nos dias atuais não existe um receita pronta de como administrar, e as funções do administrador, segundo os ensinamentos clássicos, são muito diferentes na prática. Por isso, levar em consideração as necessidades básicas do ser humano, incentivar os grupos informais e proporcionar um ambiente mais saudável para os funcionários é imprescindível para a organização, pois para que se possa montar uma equipe e criar colaboradores que se dediquem ao máximo pela empresa, é importantes que seja reconhecido o valor dessas pessoas e que elas tenham um líder que inspire bons exemplos, confiança, respeito, entusiasmo para motivar os mesmos a conquistas dos melhores resultados. Contudo, liderar envolve motivar todos os departamentos criando cultura e valores, ajudando as outras pessoas a serem e fazerem o melhor para a organização.
Conclui-se assim, que há a existência de uma forte relação entre as funções do administrador e o setor de Relações Humanas de uma organização, pois uma é totalmente dependente da outra, para que se alcancem todos os objetivos de maneira eficiente e eficaz .
http://www.ebah.com.br/content/ABAAABG9AAJ/a-relacao-administracao-com-recursos-humanos
Nessa relação entre líderes, colaboradores e empresa existe sempre um obstáculo enfrentado: Como fazer com que todos estejam focados em um único objetivo?. É comum falarmos de motivação, reconhecimento, atingimento de metas e resultados, contudo sabemos também que para se ter uma equipe motivada, que atue com vontade para atingir tais resultados existe uma figura principal a frente de tudo isso que é o líder, muitas vezes essa figura se confunde muito com o chefe, porém há uma grande diferença quando se fala em líder e chefe. Sabemos que um bom líder orienta, se inclui nas tarefas, acompanha, dá feedback, confia na equipe e assume as responsabilidades da mesma, enquanto que o chefe manda, não acompanha, sempre procura um culpado pelas falhas, fiscaliza as pessoas, muitas vezes faz chantagem psicológica/emocional e assim pondo medo em seus colaboradores. Não é a toa que 85% das pessoas deixam os "chefes" e não as empresas em que trabalham, por isso a melhor maneira de reter talentos é buscar líderes que com boa vontade desenvolva pessoas, gere entusiasmo e consiga comandar um time e assim juntos atinjam os mesmos objetivos que a organização.
ResponderExcluirAluna: Jenifer de Oliveira Fernandes - RN1610730
Gestão de Recursos Humanos 2016.1 - SALA 34.
Sabemos que hoje em dia existem muitas empresa que não possuem uma boa liderança que o administrador não sabe transmitir o necessario para os seus colaboradores, as empresas tem medo de errar, elas avaliam apenas os resultados númericos é não levam em consideração a forma como se chega a esses resultados por isso para que uma organização alcance seus objetivos é sempre bom ter pessoas de qualidade na liderança não aquelas que só pensam em si mesmo, mais sim, aquelas que tem o dom de liderar pensando na sua equipe com uma conjunto de estrategicas para vencer as dificuldades sendo um lider proativo, comunicativo e humilde.
ResponderExcluirOs chefes se clasificam como pessoas autoritárias e por centralizar o poder e pensa apenas nos resultados e lucros, eles são temidos e seus colaboradores não se sentem abertos em relatar problemas e muitos não pedem conselhos quando têm duvidas, o chefe joga a responsabilidade em cima de sua equipe quando algo não dá certo e se vangloria quando um objetivo é alcançado, como estar escrito no texto para ter pessoas qualificada e essencial a ligação entre administrado e gestor de recursos humnos para que novas estrategias possam ser implantadas em pro da empresa.
Jefferson moura, sala 34
Em um ambiente onde a mudança é a única certeza e o número de informações geradas é desmedido, administrar riscos e prosperar é o objetivo da maioria das empresas mesmo sendo elas do setor público.
ResponderExcluirOs gestores de todos os níveis hierárquicos de uma organização devem buscar alcançar os objetivos de maneira eficiente e eficaz , atendendo as expectativas de todos os envolvidos dentro e fora da organização. Para isto, é necessário planejar, organizar, direcionar e controlar todos os recursos necessários, desde financeiros, humanos e mercadológicos até máquinas, equipamentos e insumos. Cabe a ele buscar o máximo de resultados com o mínimo de esforços.
Quanto maior a capacitação do gestor, maior as chances de o empreendimento ser lucrativo (privado), atingir objetivos e ter sucesso, portanto, saber administrar é indispensável em todos os setores (público e privado).
Ayanne Kalyne Aprigio
Sala 34
O sucesso de um empreendimento está diretamente ligado ao entrosamento entre o administrador e os funcionários que a compõem. O mercado competitivo acompanhando a globalização está exigindo cada vez mais do profissional. Para se alcançar as metas de uma organização, é necessário o planejamento do administrador junto ao setor de recursos humanos. É imprescindível promover a integração social e trabalhar o comportamento social dos empregados, intensificar programas de incentivo ao trabalhador para que haja motivação, investir na qualificação, e assim, propiciar um ambiente saudável e satisfatório entre todos os colaboradores, resultando numa produtividade econômica positiva para a empresa.
ResponderExcluirPortanto, um bom administrador deve ter uma visão ampla e dinâmica para gerir seus subordinados, observando suas aptidões e solucionando os pontos fracos da relação humana no ambiente de trabalho.
RENATO DA COSTA LIMA
RN1610725
RH SALA 34